Philips VG-8020
O VG-8020 não foi feito pela Philips, mas assim como o Yashica YC-64, foi fabricado pela empresa japonesa Kyocera. Existiram 4 versões deste computador:
- VG-8020/00: são os primeiros modelos PAL, com gabinete cinza e prata;
- VG-8020/19: são os modelos SECAM, com gabinete cinza e preto, que eram exclusivos para o mercado francês. Esta versão tinha uma tecla à menos – a tecla de acentos à direita da tecla SHIFT à direita do teclado. Uma outra diferença é que esta versão francesa não possuía saída de vídeo RF;
- VG-8020/20 e 40: são os modelos PAL mais novos, que tinham uma placa-mãe com design mais integrado.
Apesar de ser à primeira bem parecido com seus sucessores – VG-8000 e VG-8010 – tendo a mesma tampa de plástico reluzente cobrindo as entradas de cartucho, que agora esta à direita do computador (os anteriores as tinham à esquerda do console) e era um MSX1 simples, mas completo, contando com 64 kb de memória, teclado mecânico ao invés do teclado chiclete dos VG-8000/8010 (apesar de ser simplificado, sem teclado numérico), entrada para impressora, teclas de cursor bem posicionadas e portas de joystick mais acessíveis, instaladas na frente do aparelho.
Assim como os MSXs brasileiros, o VG-8020 sofria um pouco com a compatibilidade de programas, que era feitos baseados em outras configurações de hardware – mas isso podia ser facilmente resolvido com um “POKE”.
Veja as entradas na traseira do computador:
- Entrada para a fonte de energia
- Botão de reset
- Entrada para impressora (Centronics)
- Entrada para Data Recorder
- Saída de áudio/vídeo
- (esta é a traseira da versão SECAM – a versão PAL conta ainda com uma saída de vídeo RF)
As entradas de joystick ficavam na frente do computador, à esquerda, enquanto a chave liga/desliga ficava na lateral direita.
Repercussão
O VG-8020 foi o MSX1 mais popular na Europa, sem sombra de dúvida. Mesmo com vários modelos de fabricantes japonesas disponíveis no continente, este computador era o mais presente – podia ser encontrado em praticamente toda a Europa, e era também vendido sob outras marcas, como a Radiola. Foi tão popular que ele pode ser encontrado à venda online hoje em dia com extrema facilidade, e com preços razoáveis. Seu reinado durou até o lançamento dos primeiros MSX2 da Philips, que o tornou obsoleto.
Manual de Serviço
Consulte aqui 😉
Ficha Técnica
NOME VG-8020 PADRÃO MSX1 FABRICANTE Philips/Kyocera PAÍS Holanda/França ANO 1984 SOFTWARES INCLUSOS MSX-Basic V1.0 TECLADO QWERTY mecãnico simplificado RAM 64 kb VRAM 16 kb ROM 32 kb (MSX Basic 1.0) PORTAS ENTRADA/SAÍDA 2 entradas de joystick 2 slots de cartucho Saída de vídeo RGB Saída de vídeo RF (apenas no modelo PAL) Conector para Data Recorder Porta paralela (impressora)
Galeria
Fonte: Old Computers, HCM (1), (2)
Existem jogos disponiveis para download?
Cheguei a jogar alguns à bastantes anos atrás e gostava de matar saudades…
… e relembrar esses tempos!
Obrigado!