Especial Jackie Chan no MSX, Parte 2 – Spartan-X/Kung Fu Acho

h_hg101

Por Audun Sorlie – 3 de junho de 2010

Spartan X / Kung-Fu Master / Kung Fu / Kung Fu Acho – Arcade, NES, MSX (1984)

No ocidente, nós todos conhecemos este jogo como Kung-Fu Master ou Kung Fu. E pode ser ainda mais confuso que este jogo em si parece ser baseado num filme do Bruce Lee. Wheels on Meals (Detonando em Barcelona, aqui no Brasil), um favorito entre os fãos do Jackie Chan, foi lançado no Japão como Spartan-X. na época em que o jogo foi lançado, a fama do Jackie Chan já havia ultrapassado à do Bruce Lee na Ásia, e Spartan-X tinha acabado de estrear nos cinemas. Towa Promotions, que promovia o filme no Japão, decidiu licenciar o nome do filme para o jogo e seu lançamento. O resultado final fou uma mistura bastante confusa entre a história e tema do Jogo da Morte  com o nome Spartan-X‘s e a imagem do Jackie Chan.

As únicas diferenças entre Kung-Fu Master e Spartan-X é o texto de copyright e uma linha na abertura do jogo em que está escrito “KANFU” ou invés “Kung Fu”.

Apesar de haver várias conversões para consoles e computadores domésticos, as únicas versões que mantiveram a imagem do Jackie Chan são a original japonesas para os arcades, e as versões para Famicom e para o NES europeu. Enquanto a propaganda da versão arcade simplesmente usa o poster promocional do filme, o Famicom usa uma arte desenhada em estilo cômico, com um personagem obviamente parecido com o Jackie Chan.

Spartan-X acabaria iniciando sua própria série de jogos além da influência do jackie Chan, com continuações para Famicom e Game Boy. O filme tamém se manteve em evidência, já que o grande lutador de luta livre Mitsuharu Misawa usou a música tema dp filme como o seu tema de entrada no ringue até a sua morte em 2009. Apesar disso não ter muito a ver com a história do jogo, isso mostra que  havia bastante força no título para fazê-lo seguir em frente com suas próprias pernas.

Deste ponto em diante entra um texto exclusivo meu, que não faz parte da matéria original escrita por Audun Sorlie para o HG101 em 2010.

Um ano depois, em 1985, a ASCII, empresa responsável pela definição do padrão MSX, licenciou o jogo original da Irem e o lançou para MSX sob o nome Seiken Acho, mas mais popularmente conhecido como Kung Fu Acho, para o MSX1. Esta versão não conta com a imagem do Jackie Chan.

Leia um review (em inglês) da versão para o MSX aqui.

Vídeos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s