Sendo ao mesmo tempo homenagem à Capcom e também clone de King of Dragons, o Myths and Dragons para MSX2 + V9990 está finalmente pronta. Este jogo é uma versão reimaginada de King of Dragons/Advanced Dungeons & Dragons: Tower of Doom/Shadows over Mystara para MSX2s equipadados com o cartucho gráfico V9990.
O jogo funciona em computadores 8-bit e controla dois chips de 16-bit (o chip gráfico V9990 e o chip de áudio OPL4), levando o processador 8-bit ao seu limite.
O Jogo
O jogo é um típico “beat’em up” da Capcom, mas com elementos de RPG. Isso significa que você pode repetir fases para ganhar mais dinheiro e experiência. Você pode comprar armas melhores (isso aumenta a sua força e alcance da sua arma) e recuperar sua energia nas lojas nos arredores da província de Tarragonia.
Estes elementos de RPG não foram feitos para estender a vida do jogo artificialmente, já que o jogo pode ser vencido sem morrer e sem se repetir uma única fase. Isso foi pensado para aqueles que não têm experiência neste tipo de jogo, para que eles possam melhor seus personagens e vencer o jogo independente de suas habilidades.
Se um jogador vencer o jogo sem morrer e sem usar senhas, um extra é destravado.
O jogo pode ser jogado sozinho (1 jogador) ou com um amigo (2 jogadores, modo cooperativo). Cada jogador recebe sua própria senha, para que eles possam salvar o seu progresso individual.
Com isso, dois jogadores podem se encontrar na casa de alguém, levar suas individuais e jogar em modo cooperativo com seus próprios personagens usando suas próprias. Assim você pode levar seu personagem consigo para jogar onde quiser. Basta tirar uma foto da senha com o seu telefone celular. Você também pode lutar contra o outro jogador em qualquer fase destravada. Fogo amigo é permitido, então divirtam-se!
O jogo tem dois personagens diferentes (guerreiro e feiticeiro) e a jogabilidade de cada um é diferente. A versão de pré-venda inclui um terceiro personagem exclusivo: a princesa, que é basicamente como o guerreiro, mas na versão feminina. O jogo inclui 9 fases e 2 áreas secretas, que uma vez destravadas podem ser salvas com a sua senha.
Hardware
A Kai Magazine sempre busca dar suporte para o maior número de hardwares e periféricos para MSX que puder. Este jogo suporta os seguintes chips de áudio:
- PSG para os efeitos sonoros;
- FM-PAC (OPLL) para música;
- Music Module (OPL1) para música;
- FM-PAC + Music Module (ambos ao mesmo tempo);
- Moonsound (OPL4) para música e efeitos sonoros.
É otimizado parar os seguintes processadores:
- Z80;
- Z80B (Panasonic 2+);
- R800 (Panasonic Turbo R).
Ele funciona com qualquer cartucho V9990 para MSX e qualquer OPL4 para MSX .
Requisitos mínimos:
V9990, MSX2 com 64k de RAM e FM-PAC ou Music Module
Recomendado:
V9990, Panasonic 2+ ou Turbo R com OPL4 e 128k de RAM
Lançamento
O jogo será lançado dia 9 de dezembro de 2017. O período de pré-venda à um preço reduzido, que inclui um personagem extra (a princesa) termina dia 3 de dezembro. Haverá uma versão digital para rodar no MSX real e outra especialmente desenvolvida para rodar no emulador OpenMSX, mas esta versão terá com uma performance menor but this version will suffer a lower performance devido ao patch feito para isso, usando o poder do processador R800. Logo a versão especial para OpenMSX só vai rodar em Turbo R emulado.
Coisas que vale à pena mencionar:
O jogo é uma ROM de 2048k e levou cerca de 2000 homens/hora para ser criada. Esta é a maior produção para MSX que a Kai Magazine já fez até hoje. Vale mencionar que eles fizeram isso mesmo sabendo que este seria o jogo menos vendido, já que requer um cartucho gráfico V9990, que muita gente ainda não têm.
A quantidade de pedidos até agora é por volta de 50 e não se tem certeza se irá alcançar os 60 ou 70 em breve, logo este será o jogo menos vendido que a Kai já vez, mas é o jogo mais caro de MSX que já produziram.
Eles dizem ter feito isso por que:
1: Eles são loucos:
2: Eles querem apoiar o hardware de MSX velho ou novo, mesmo se não ganharem dinheiro com isso.
O lucro obtido até agora mal cobre os custos das músicas, do V9990 e do expansor de slots que queimou durante o desenvolvimento do jogo, logo o lucro real até agora é zero.
De qualquer forma, eles pretendem continuar produzindo jogos para V9990 na esperança de que outros façam o mesmo, e com jogos suficientes para V9990, mais pessoas considerem a compra do chip algo válido para um upgrade em seus MSXs.
Para realizar tamanho projeto, assim como muitos outros desenvolvedores caseiros fizeram, eles reutilizar amanhã objetos de outros jogos (algumas sprites e backgrounds) e trabalharam sobre elas. A Kai Magazine não afirma que todos os gráficos são 100% originais. Enquanto a Capcom tinha um staff de 30 pessoas e um orçamento de milhares de dólares, este jogo teve apenas um programador e designer gráfico (a mesma pessoa). Logo, para se terminar o jogo em tempo hábil, mas ainda sim com muito trabalho, sem lucro algum.
Este jogo não usa a famosa biblioteca V9990 do “Team Bomba”. Este jogo utiliza comandos OUT diretos do V9990 com Turbo Basic para controlá-lo. Nenhum driver, código binário ou biblioteca foi usada para controlar o V9990 em nenhum momento. As pesquisa e desenvolvimento dos comandos OUT do Turbo Basic tomou meses de trabalho extra, que não foram contabilizados nas 2000 horas gastas na produção deste jogo.
Agradecimentos Especiais
A Kai Magazine gostaria de agradecer à:
- tvalenca e Hit9918 por compartilharem suas descobertas na thread sobre o V9990 MRC. Estas descobertas foram de grande ajuda ambos irão receber uma cópia digital gratuita do jogo e seu código fonte para utilizarem com quiserem;
- Victor Sanchez por sua constante ajuda e suporte;
- Xavi Sorinas por sua paciência e ajuda;
- John Hassink por seu profissionalismo e talento;
- À todos os beta testers por trabalharem duro testando o jogo, encontrando bugs e ajudando à melhorar o jogo em todos os aspectos, com suas idéias e sugestões;
- À todos aqueles que apoiaram o jogo antes do seu lançamento. Sem vocês este jogo não seria possivel.
Encomendas
Se alguém quiser fazer um pedido de pré-venda pode entrar em contato com a Kai Magazine: Hekennethalbero@hotmail.com
Eles respondem os e-mails em menos de 2 dias. Se após dois dias você não receber uma resposta, isso significa que por algum motivo sua mensagem não foi recebida. Neste caso, por favor entre com contato pelo Facebook.
A Kai Magazine gostaria de agradecer à todos por seu apoio constante!
Links
Mais Fotos
Vídeos
Fonte: MSX Resource Center