Fight! Ali Baba & The 40 Thieves (MSX, Arcade, Master System)

hg101trans

ab04-e1503588366695

Por em 24 de Agosto de

Ali Baba and 40 Thieves / Ali Baba to 40-jin no Touzoku (アリババと40人の盗賊) – Arcade, MSX, Vector-06c, Master System (1982)

alibabamsx

Capa do MSX

Nunca será dito o bastante sobre o quão grande foi o impacto de Pac-Man na cultura popular. Pergunte ao campeão em pontos Billy Mitchell, ao compositor Jerry Buckner, ou Rich Moore, o diretor de Detona Ralph, e eles vão te explicar como o pequeno homem-pizza amarelo revolucionou a cultura dos jogo no começo dos anos 80. Ele desencadeou uma nova mania dos anos 80 por jogos de labirinto, que se passam em uma única tela e exigem que você desvie dos inimigos enquanto coleta itens, a maioria deles em forma de cápsulas ou bugigangas. Vários jogos mudam a fórmula de alguma forma, como Amidar e Crush Roller, mas eles seguem o mesmo formato essencial de se correr por aí juntando pontos. O foco da maioria dos jogos de labirinto se afastou da violência e de se esmagar inimigos, mas a SEGA (ou melhor, a ICM, um dos seus desenvolvedoras na épica, aparentemente), combinando o percurso de labirintos com bater em bandidos numa coisa só. Eles se basearam na literatura árabe (claro, porque não!?) e nós ganhamos o Ali Baba and 40 Thieves, um dos clones de Pac-Man mais interessantes de sua época.

ab01

Arcade

Como o título indica, o jogo é de alguma forma baseado na clássica história das Mil e Uma Noites do Ali Babá, um humilde lenhador que descobre um tesouro guardado por quarenta ladrões por trás de uma porta que só pode ser aberta ao se pronunciar as palavras mágicas “Abre-te Sésamo”. Então obviamente você está na pele do lendário herói Ali Babá, apesar de não se parecer uma vírgula com a maioria dos visuais dele que existem por aí. Ao invés disso você se parece com o Pac-Man com um rosto de verdade, um chapéu estranho que parece uma mistura entre um turbante vermelho e um chapéu de pirata, e um único braço que se mexe para cima e para baixo quando você anda. Depois de você colocar a ficha, Ali Babá dá “Abra-te Sésamo” para dentro do esconderijo dos ladrões e rouba sete sacos de dinheiro, o que faz os ladrões partirem para cima para recuperá-los. Seu objetivo é duplo: derrotas os quarenta ladrões e proteger o máximo de tesouro que conseguir. Numa mudança contra a base da maioria dos jogos de labirinto, você é realmente o personagem mais forte na tela na maioria do tempo. Não é necessário correr atrás de cápsulas de poder ou pegar martelos nem nada disso – você simplesmente destrói seus inimigos com o seu único braço fortão. Existem geralmente quatro inimigos na tela na maior parte do tempo, e três destes são ladrões normais. Os ladrões branco, verde e azul podem todos ser instantaneamente esmagados ao se passar por cima deles, o que faz você se sentir mais poderoso que nos jogos típicos jogos de labirinto… se você conseguir acertar estes caras, mas falaremos mais disso adiante.

ab03

Arcade

Entretanto, há um inimigo que te mata se você encostar nele, e é aquele vermelho com cara de bravo, dentes de fora e um brilho insano no olhar. O “Ladrão-Chefe” é aquele que você deve evitar em cada fase, já que dar de cara com ele é uma das duas formas de se perder uma vida. Se você quiser despistar ele, você pode largar um punhado de… coisas (parece um monte de espinhos) para tirá-lo do seu rastro temporariamente, e você pode fazer isso quantas vezes quiser, mesmo sendo difícil de calcular o timing. Ele vai tentar  te bater enquanto os seus subordinados tentar entrar na sua ária do tesouro no rodapé da tela para tentar levá-lo de volta ao seu esconderijo, o que também é um dos fins do Ali Babá, que acaba se dissolvendo de vergonha, pelo jeito. Quando um ladrão pega um saco de dinheiro, o saco cobre a maior parte do seu corpo, com exceção dos seus pés, dando ao jogo um visual cômico, quando um saco com perninhas parece fugir em direção ao topo da tela. Você ganha o dobro de pontos por pegar um ladrão carregando dinheiro, e o saco se teletransporta de volta para o seu depósito. Tudo que você deve fazer é ficar esmagando ladrões e evitando o chefe enquanto protege o seu dinheiro, e você continua até ter derrotado todos os quarenta, o que te leva para o próximo round.

ab04 (1)

Arcade

Há uma coisa especial, na forma de pontos de interrogação que aparecem ocasionalmente no bloco central. Estes ícones “misteriosos” às vezes só dão pontos, mas podem também ajudá-lo ou atrapalhá-lo (eles costumam ajudar MAIS do que atrapalhar, então não deixe de pegá-los). Se a sorte estiver ao seu favor, então um dos três efeitos positivos melhora suas habilidades temporariamente. Primeiro, os portões no topo “Abrem-se Sésamo” e permitem que você roube um saco de dinheiro de volta, mas apenas um antes dos portões se fecharem novamente. Segundo, sua velocidade aumenta e se torna mais fácil esmagar esses ladrões chatos. E finalmente o terceiro (e de longe o mais legal) faz Ali crescer três vezes o seu tamanho e torna possível esmagar o ladrão chefe! Um outro ladrão menor também está pela tela nessa hora, mas o ladrão chefe te dá 800 pontos, ao invés dos 200 normais. A maioria das paredes também desaparece, tornando o labirinto numa arena de vale-tudo para se vingar do maldito chefe. Infelizmente, existe uma coisa ruim que pode acontecer ao se pegar uma interrogação, e isso faz o chefe crescer três vezes ao invés de você, e você tem que fugir dele enquanto as paredes caem. Isso não é tão complicado, já que você pode correr para as paredes restantes no centro, mas é chato ser tirando do jogo convencional por causa desse inconveniente.

ab02

Arcade

Isso é tudo que pode ser dito sobre como o Ali Baba and 40 Thieves funciona, e é certamente um dos clones de Pac-Man mais inovadores de sua época. Infelizmente, a inovação é sabotada por uma  inteligência artificial ridiculamente frustrante por parte dos ladrões em si. De alguma forma, eles são MUITOS bons em desviar dos seus movimentos e geralmente irão escapar quando você estiver à um milímetro de esmagá-los. Não há praticamente ritmo ou padrões identificáveis em seus movimentos, e tentar esmagar os ladrões enquanto se tentar escapar do chefe é algo bem complicado. Mas o pior é todo o tempo que se gasta para conseguir matar todos os quarenta, e é bem provável que você vai ter todo o seu dinheiro roubado ao menos uma vez. É certamente um bem divertido no papel, mas a execução é um pouco frustrante demais para se aproveitar bem. Mas, se você sempre quis um clone de Pac-Man violento, Ali Baba é um jog que vale à pena conferir. Ele recebeu uma versão para MSX que é bastante fiel no gameplay e gráficos, mas o som é repetitivo e simplório. Ele também ganhou uma versão coreana não-licenciada para Sega Master System e foi lançado para um computador russo chamado Vector-06C, e parece ser uma conversão do jogo para MSX.

Vídeos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s