King & Balloon (キング & バルーン) – Arcade, MSX, PlayStation, PSP, Xbox 360, Wii (1980)
Lançado pela Namco no verão de 1980, King & Balloon é um jogo de tipo na mesma veia que Galaxian, mas troca o tema de espaço sideral ou um cenário pseudo-medieval. No jogo, o jogador controla dois homenzinhos verdes carregando um canhão, enquanto eles defendem o rei abaixo deles de ser abduzido pelos balões acima, que insistem em invadir a parte inferior da tela, enquanto disparam projéteis. Uma vez que todos os balões são estourados, o jogo prossegue para a próxima fase.
Uma coisa que torna King & Balloon único é que você não perde uma vida quando leva um tiro. Ao invés disso, você reaparece e continua jogando. A única forma de perder uma vida é deixando o rei ser levado. Outra mecânica digna de nota é que os balões param de atacar e descer quando um deles captura o rei, e eles continuam parados até que o rei esteja de volta ao chão. Isso cria uma mecânica de risco versus recompensa que te desafia à deixar o balão levar o rei alto o suficiente para que você consiga destruir mais balões, e então resgatar o rei em cima da hora.
King & Balloon também foi um dos primeiros jogos à ter vozes sintetizadas, e ainda são melhores que muitos exemplos contemporâneos ou mais atuais. O rei grita “Help!” quando é abduzido, “Thank You!” quando é resgatado, e “Bye bye!” quando deixa a tela. Há ainda diferentes vozes para as versões japonesa e americana do jogo, com a versão japonesa tendo um leve sotaque japonês.
Apesar destes detalhes interessantes, King & Balloon parece mal acabado em algumas áreas mais principais. Muitos dos sons foram reutilizados do Galaxian, includindo o som dos rasantes dos balões e os tiros do canhão. Os gráficos, mesmo inteligíveis, ainda tem cores de escolha duvidosa. O rei, com seus olhos vermelhos, rosto negro e corpo amarelo, parece mais algum tipo de robô maligno. Os balões também tem menos detalhe que os alienígenas do Galaxian, e parece um jogo inferior. O uso de cinza para um dos balões, mas azul para o castelo é também um tanto bizarro. Assim como Galaxian, o jogo se repete após 48 fases.
Em 1984, King & Balloon recebeu uma versão para o MSX original. A maior parte do jogo converteu-se fielmente, com exceção das vozes. Agora as falas do rei aparecem na teal em texto. O jogo também está disponível para PlayStation no Namco Museum Encore, para PSP no Namco Museum Battle Collection (que é a primeira vez que uma versão desse jogo chegou ao ocidente), para o Xbox 360 no Namco Museum Virtual Arcade, e para o Wii no Namco Museum MegaMix. Apesar de King & Balloon obviamente não ser o melhor shooter fixo da Namco e ter algumas decisões de design estranhas, ainda é uma experiência agradável, com detalhes interessantes e definitivamente vale à pena conferir.

MSX
O rei mais tarde também faria uma aparição na série Super Smash Bros.. Pac-Man, representando a Bandai Namco, provoca puxando um personagem randômico da Namco character na chamada Namco Roulette. O rei aparece e diz “Thank you!” Por razões desconhecidas, isso só acontece na versão para 3DS version do Super Smash Bros. (Screenshot fornecido pelo site Nintendo Everyting).
O Team Pixelboy converteu a versão do MSX para ColecoVision, de forma não oficial. Confira aqui – eles prometeram lançá-lo em cartucho, mas não foi lançado ainda, e como a página não possui data, fica difícil de saber se isso realmente irá se concretizar.