Fight! King & Balloon – Arcade vs. MSX

hg101trans

keb_

Por Aaron Vark – 29 de Abril de 2016

King & Balloon (キング & バルーン) – Arcade, MSX, PlayStation, PSP, Xbox 360, Wii (1980)

Lançado pela Namco no verão de 1980, King & Balloon é um jogo de tipo na mesma veia que Galaxian, mas troca o tema de espaço sideral ou um cenário pseudo-medieval. No jogo, o jogador controla dois homenzinhos verdes carregando um canhão, enquanto eles defendem o rei abaixo deles de ser abduzido pelos balões acima, que insistem em invadir a parte inferior da tela, enquanto disparam projéteis. Uma vez que todos os balões são estourados, o jogo prossegue para a próxima fase.

Uma coisa que torna King & Balloon único é que você não perde uma vida quando leva um tiro. Ao invés disso, você reaparece e continua jogando. A única forma de perder uma vida é deixando o rei ser levado. Outra mecânica digna de nota é que os balões param de atacar e descer quando um deles captura o rei, e eles continuam parados até que o rei esteja de volta ao chão. Isso cria uma mecânica de risco versus recompensa que te desafia à deixar o balão levar o rei alto o suficiente para que você consiga destruir mais balões, e então resgatar o rei em cima da hora.

King & Balloon também foi um dos primeiros jogos à ter vozes sintetizadas, e ainda são melhores que muitos exemplos contemporâneos ou mais atuais. O rei grita “Help!” quando é abduzido, “Thank You!” quando é resgatado, e “Bye bye!” quando deixa a tela. Há ainda diferentes vozes para as versões japonesa e americana do jogo, com a versão japonesa tendo um leve sotaque japonês.

Apesar destes detalhes interessantes, King & Balloon parece mal acabado em algumas áreas mais principais. Muitos dos sons foram reutilizados do Galaxian, includindo o som dos rasantes dos balões e os tiros do canhão. Os gráficos, mesmo inteligíveis, ainda tem cores de escolha duvidosa. O rei, com seus olhos vermelhos, rosto negro e corpo amarelo, parece mais algum tipo de robô maligno. Os balões também tem menos detalhe que os alienígenas do Galaxian, e parece um jogo inferior. O uso de cinza para um dos balões, mas azul para o castelo é também um tanto bizarro. Assim como Galaxian, o jogo se repete após 48 fases.

Em 1984, King & Balloon recebeu uma versão para o MSX original. A maior parte do jogo converteu-se fielmente, com exceção das vozes. Agora as falas do rei aparecem na teal em texto. O jogo também está disponível para PlayStation no Namco Museum Encore, para PSP no Namco Museum Battle Collection (que é a primeira vez que uma versão desse jogo chegou ao ocidente), para o Xbox 360 no Namco Museum Virtual Arcade, e para o Wii no Namco Museum MegaMix. Apesar de King & Balloon obviamente não ser o melhor shooter fixo da Namco e ter algumas decisões de design estranhas, ainda é uma experiência agradável, com detalhes interessantes e definitivamente vale à pena conferir.

kbmsx04

MSX

O rei mais tarde também faria uma aparição na série Super Smash Bros.. Pac-Man, representando a Bandai Namco, provoca puxando um personagem randômico da Namco character na chamada Namco Roulette. O rei aparece e diz “Thank you!” Por razões desconhecidas, isso só acontece na versão para 3DS version do Super Smash Bros. (Screenshot fornecido pelo site Nintendo Everyting).

pac_king.jpg

O Team Pixelboy converteu a versão do MSX para ColecoVision, de forma não oficial. Confira aqui – eles prometeram lançá-lo em cartucho, mas não foi lançado ainda, e como a página não possui data, fica difícil de saber se isso realmente irá se concretizar.

Comparativo de Fotos

Vídeos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s