Fight! Silviana (FDS, MSX2)

silviana-e1517951445382

Por 8 de

Silviana: Ai Ippai no Little Angel (シルヴィアーナ 愛いっぱいの冒険者) – Famicom DIsk System, MSX2 (1988)

Desenvolvido pela Pack-In Video, Silviania (também escrito como Sylvania) é um RPG de ação que, como outros de sua época, foi inspirado em The Legend of Zelda. Desta vez você assume o controle de uma garotinha, que parte para encontrar um remédio para a sua mãe doente. Uma criatura em uma caverna próxima tem este remédio, mas ela só a entregará para você se você explorar a região e encontrar oito tesouros para ela. O subtítulo, Ai no Ippai Boukensha (“Little Angel”, escrito em furigana) significa “Aventureira/Anjinha Cheia de Amor”.

O combate é como nos antigos RPGs de computador como o Hydlide – ao invés de ter um botão separado para o ataque, você tromba com seus inimigos. Entretanto, à menos que você seja muito mais forte que o inimigo que está enfrentando, você sempre perde um pouco de energia em cada “golpe”. Não existem níveis de experiência, mas você pode comprar espadas e escudos melhores, ou encontrar corações para aumentar seu medidor de energia. Nas partes iniciais do jogo, você também pode comprar pão aos montes nas lojas, que você pode comer para recuperar energia. Como um muitos jogos desta época, muito tempo é gasto fazendo “griding”: matando inimigos, acumulando ouro e voltando para as cidades para recuperar energia e re-estocar itens. Eventualmente você ganha a habilidade de recuperar energia ao ficar parado no mapa, o que melhora bastante o ritmo do jogo. Existem alguns itens-armadilha, que podem ou te envenenar, diminuir sua velocidade pela metade, ou te matar direto (você pode detectar estes usando um item consumível chamado “Eyeball’s Eye”). De fato, se você não tiver cuidado e se meter numa área para qual você ainda não está preparado, você pode acabar sendo morto pelos inimigos quase que instantaneamente. Pelo menos você pode criar saves temporários em quase todo lugar, o que reduz a frustração.

Existem vários dungeons, e com eles várias lutas contra chefes, mas eles são labirintos simples, e há bem pouca variação entre eles. Mais ou menos na metade do jogo, você entra numa versão sombria e espelhada do mundo, muito tempo antes do The Link to the Past – mas parece que aqui isso foi feito para reduzir o trabalho dos programadores e/ou economizar espaço em disco. Os gráficos são simples e a música também é tampouco memorável. De forma geral, é melhor que outros RPGs de ação do Famicom, como Marchen Veil ou Hydlide, mas é simples demais para ter um apelo muito grande.

A Pack-In Video também lançou Silviana no MSX2 cerca de um ano após do seu lançamento para o FDS. Essa versão tem uma abertura colorida, juntamente com mais ilustrações da nossa heroína bonitinha, que nesta versão foi desenhada por Itsuki Imazaki, que mais tarde trabalhou em vários animes, como Gall Force, D. Gray-man e Ai Mai Mi. Os gráficos e as músicas são bem melhores, além da interface ter sido melhorada para incluir imagens fofinhas da nossa heroína, assim como a tela de equipamento foi alterada para ícones, como nos jogos da série Ys games. Fora isso, o jogo é praticamente idêntico. Os personagens deste jogo também re-aparecem no jogo de arcade ao estilo Bomberman de 1991 da East Technology, Selfeena, que foi criado pelo mesmo designer do Silviana.

selfeena

Selfeena

Links

StrategyWiki
Tradução da versão para MSX

Comparativo de Fotos

Vídeos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s