Fight! Cloud Master / Chuuka Taisen

hg101trans

cloudmaster-1-e1515641326848

Por  

Cloud Master / Chuuka Taisen (中華大仙) – Arcade, Master System, Famicom, MSX2, PC Engine, X68000 (1988)

Em grande parte, há pouca coisa de especial para se falar sobre Chuuka Taisen, que se traduz como “Grade Feiticeiro do Reino do Meio”, sendo mais conhecido pelo seu nome ocidentalizado como Cloud Master. é um shooter de scroll lateral do fim dos anos 80, e é basicamente como qualquer outro shooter de scroll lateral do fim dos anos 80, que foi desenvolvido pela Hot-B e publicado pela Taito. Seu maior chamariz é sua ambientação na China antiga, onde você controla um personagem ao estilo “Rei-Macaco” chamado Michael Chen, que voa em uma nuvem, atirando contra inimigos que se parecem com tigelas de ramen, Budas estilizados, cabeças de porco e caricaturas um tanto racistas de pessoas chinesas.

cloudmaster-1

Arcade

Chuuka Taisen é um joguinho bem difícil. Seu tiro padrão é bem fraco, e mesmo depois de coletar alguns powerups – que estão esparsamente distribuídos em cada fase – você continua se sentindo em desvantagem. Depois de se matar certos inimigos, você descobre a entrada de uma loja, que permite que você pegue uma das armas auxiliares (o que impressiona é que cada fase tem um vendedor diferente – um deles tem uma tigela de ramen no lugar da cabeça). Entre elas estão bombas, tiros multi-direcionais, rodas de fogo, e outras armas tão criativas quanto essas. Apesar de você só poder escolher entre quatro de cada vez, elas mudam em cada loja, fornecendo uma boa variedade. Elas ainda são bem fracas, mas ainda sim são bem mais versáteis que a sua arma padrão. As armas secundárias têm munição infinita, pelo menos até você morrer. Morrendo você também volta para um checkpoint anterior na fase.

cloudmaster-2

Arcade

Clássicos como R-Type e Gradius tem estruturas de checkpoint similares, mas eles tem um grande detalhe que Cloud Master não tem – um design de fases de qualidade. Cloud Master apresenta o mesmo fundo de cenário repetidas vezes, sem nenhuma variação na paisagem, e apenas as várias ondas de inimigos é que diferenciam uma área da fase de outra. Comparado à outros shooters, ele não é tão absurdamente difícil, mas se torna cansativo rapidamente. Os únicos gráficos que impressionam são os chefes enormes e coloridos – que vão desde um feroz Senhor da Guerra chinês à um Buda usando óculos escuros – mas eles quase não são animados.

cloudmaster-4

Arcade

Existem apenas cinco fases em Cloud Master, tornando-o um jogo “quick and dirty”. Apesar de ser um título um tanto medíocre, por alguma razão estranha, acabou sendo convertido para quase todos os consoles importantes da sua época. A maioria dos jogadores fora do Japão estão familiarizados com a versão para o Master System da SEGA, que foi convertido pela Hot-B e só foi lançado na América do Norte, Brasil e Europa. Ele também foi lançado para o Famicom, convertido por uma empresa chamada Disco. Ambos são boas versões, mas a do Master System tem uma leve vantagem nos gráficos.

cloudmaster-pce1

PC Engine

A versão para PC Engine, chamada Gokuraku! Chuuka Taisen, é na verdade uma versão melhorada do jogo. Os gráficos foram redesenhados e o jogo em si é mais bonito que o do arcade. Há uma pequena animação de introdução, mas segmentos com o feiticeiro entre as fases terem sido removidos e só existem um vendedor em todo o jogo. As fases são em sua maioria similares, mas foram levemente alteradas em alguns casos – por exemplo, na segunda fase, você entra em uma caverna subterrânea na segunda parte da fase. E o mais importante, agora você pode apertar o botão I para se virar e atacar os inimigos que vêm pelo lado esquerdo da tela. As lutas contra os chefes são completamente novas, e te forçam à tirar vantagem desta nova habilidade.

cloudmaster-pce2

PC Engine

A versão para MSX2, distribuída em disquetes, é bastante similar à versão do Master System, já que também foi feita pela própria Hot-B, mas a paleta de cores é diferente. Entretanto, o scrolling é quadro a quadro, e faltam alguns inimigos. A versão para X68000, feita pela Sharp, é basicamente idêntica à do arcade, mas é um pouc mais fácil, e tem as músicas um pouco melhoradas.

Comparativo de Fotos

Vídeos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s