Especial Puyo Puyo – Parte 2: Puyo Puyo (MSX2, Famicom, FDS)

hg101trans

pplogo

Por 

Puyo Puyo (ぷよぷよ) – MSX2, Famicom Disk System, Famicom (1991)

Puyo Puyo começou no MSX2 e no Famicom Disk System, lançado em 1991. Como era de se esperar, é um jogo bem simples, mas não por isso menos atraente. O jogo conta com dois modos: um jogador ou dois jogadores. No modo para um jogador, você tem ainda mais duas opções: Endless Mode e Mission Mode.

famicom-04

Famicom

No Endless Mode, tudo que você deve fazer é ir limpando os Puyos da tela indefinidamente. Por mais que isso parece simples, o jogo se garante, lançando vários obstáculos para manter a coisa divertida. Para começar, dependendo de quantos Puyos você limpar, o jogo jogo vai ficando mais rápido, acelerando até um certo ponto onde ele decide acalmar um pouquinho antes de acelerar mais e mais. Você começa inicialmente com quatro cores para lidar, mas à medida que a dificuldade aumenta, mais e mais cores são adicionadas à medida que você progride. Apesar da combinação de velocidade e várias cores não parecer brutal logo de cara, é melhor seguir uma estratégia para lidar com isso. Cedo ou tarde fica claro que a melhor coisa a se fazer é criar uma cadeia grade de Puyos ao invés de removê-los sempre quatro de cada vez. Afinal, o jogo não acelera enquanto você está se preparando, e não existe timer para as suas ações.

famicom-10

Famicom

Este não é o único ponto à favor do jogador: no começo de cara maratona de jogo, você pode escolher entre dois itens para ajudá-lo depois que um certo período de tempo passar: Carbuncle, ou um Grande Puyo. O Grande Puyo, quando cai, remove cada Puyo abaixo de si, no espaço de dois de largura. Carbuncle move para baixo uma coluna inteira de Puyos onde for colocado, mudando todos para a mesma cor. E tem mais, se houver um Puyo na linha inferior que tenha a mesma cor dos que estão sendo mudados por perto, Carbuncle vai em sua direção, possivelmente afetando ainda mais Puyos antes de terminar de agir. Há ainda a opção de não se utilizar item algum, se você quiser dificultar um pouco as coisas para si.

famicom-13.png

Famicom

No Mission Mode, você é encarregado de cumprir um certo objetivo em cada fase, começando com um grupo de Puyos pré-arranjados na tela. Os objetivos são inesperadamente variados, como remover uma certa cor de Puyo da tela, remover uma certa quantidade de Puyos de uma só vez, or fazer um cadeia de um certo tamanho. Existem 50 missões à serem cumpridas, e cada uma é mais difícil à medida que você avança. Ainda bem que o seu progresso é salvo (senha de quatro dígitos na versão posterior para o Famicom, em cartucho), logo terminar esse modo de jogo pode levar algum tempo.

msx-01

MSX2

O modo para dois jogadores é bastante simplório, e segue as regras descritas anteriormente. Basicamente você faz cadeias para encher o lado da tela do seu oponente. Não existem itens ou nada assim para apimentar as coisas. Logo esse modo fica chato depois de algum tempo.

msx-04

MSX2

Apesar das diferentes versões deste jogo serem idênticas em termos de mecânica de jogo, a versão para Famicom tende à ser mais fácil, já que o modo maratona acelera mais devagar que na versão para MSX2. Ela também apresenta uma roupagem alternativa para os Puyos, no formato de pessoas. Em contrapartida, a música na versão para MSX2 soa um pouco melhor devido à maior variedade de instrumentos.

Vídeos

Playlist com a trilha sonora do Puyo Puyo do MSX2 (12 vídeos):

Em Breve: Puyo Puyo nos Arcades!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s