Especial Puyo Puyo – Parte 5: Puyo Puyo~n e Puyo Puyo BOX

hg101trans

pp4

Por Kurt Kalata – 2004/2005

Puyo Puyo~n (ぷよぷよ〜ん) – Dreamcast, Nintendo 64, PlayStation, Game Boy Color (1999)

A maior novidade no Puyo Puyo~n são os ataques especiais. Eles são únicos para cada personagem, e incluem se livrar do “nuisance puyos”, virar o campo de jogo de cabeça para baixo, ou eliminar certa cor de sua partida. Apesar de parecer uma boa idéia na teoria, não funciona tão bem assim. Você não pode usar os seus ataques especiais nas primeiras fases do Story mode (até você conseguir aluns aliados e seus ataques), logo o jogo é injustamente difícil no começo. E eles simplesmente tornam as partidas multiplayer longas e arrastadas, com os jogadores usando seus ataques sem parar até que eles não possam ser mais carregados. Isso, combinado à lentidão com a qual os puyos caem, faz do Puyo Puyo~n talvez o jogo mais leve da série. É menos frenético, permitindo que você bole sua estratégia mais facilmente.

Graficamente falando, Puyo Puyo~n é mais claro, e muito mais sutil que Puyo Puyo SUN, com os personagens aparecendo na tela a la Puzzle Fighter. O estilo de arte também é menos fofinho e brilhante, mas tem um visual bem melhor, de forma geral. Só há um caminho no Story Mode, mas é bem longo. Isso é compensado por alguns modos single player adicionais, incluindo um modo missão similar ao Nazo Puyo, e uma opção para campo de jogo gigante. A melhor sacada é o modo de quatro jogadores, que está de volta, tornando o Puyo Puyo~n em um dos melhores “party games” disponíveis.

Apesar de ter sido lançado originalmente para Dreamcast, ele também saiu para Nintendo 64, sob o título “Puyo Puyo~n Party“, com alguns modos multiplayer adicionais, e mais tarde para o PlayStation com o subtítulo “Eu e Car-kun”. Naturalmente, nenhuma destas versões é tão bonita quanto a versão do Dreamcast, devido à baixa resolução. O trocadilho no título Puyo Puyo~n é menos interessante desta vez – “yon” é simplesmente o som da palavra japonesa para “quatro”.

Vídeos

Puyo Puyo BOX (ぷよぷよBOX) – PlayStation (2000)

boxcover

PlayStation

Em 2000, a Compile lançou um coleçãozinha interessante para o PlayStation, chamada Puyo Puyo BOX. Ela inclui as versões para Mega Drive dos Puyo Puyo 1 e 2, junto com alguns jogos de PocketStation e um modo para quatro jogadores (já que ele não estava disponível na versão para PSOne do Puyo Puyo~n). Nada disso é muito excitante, especialmente se considerarmos que eles poderiam ter trazido as versões para arcade, mas a pérola aqui é o Quest Mode.

boxc

Puyo Puyo BOX (PlayStation)

O Quest Mode é um verdadeiro RPG de Puyo Puyo. Você não luta contra seus inimigos normalmente – você os desafia para uma partida de Puyo Puyo. Cada batalha te rende os esperados pontos de experiência e ouro, que você pode usar para melhorar seus stats. Mais força faz você causar mais nuisance puyos no seu oponente, enquanto uma defesa mais alta absorve alguns dos ataques do inimigo. Mas você tem que ter cuidado em não carregar muito equipamento pesado, pois isso faz os puyos cairem bem rápido.

O enredo é o mesmo lance de “ache um monte de medalhas” da série Madou Monogatari (em breve neste especial), mas há um monte de bobagem inclusa. Por exemplo, Arle ela não abre as portas, simplesmente – ela as atravessa, mandando a porta para a estratosfera. Naturalmente, este modo não é muito longo, e os dungeons são bem curtos e fáceis, mas é um formato inovador na série Puyo Puyo. Não entendo porque eles não se utilizaram de gráficos e músicas melhores no Quest Mode, especialmente se considerarmos que este jogo saiu depois do Puyo Puyo~n (as batalhas tem o visual e som como do Puyo Puyo 2). E as batalhas aleatórias ficam incômodas depois de um tempo. Você pode fugir das batalhas mais fracas, mas os inimigos mais fortes precisam ser enfrentados – e já que cada batalha dura pelo menos um minuto ou dois, é melhor você adorar Puyo Puyo se você quiser jogar até o fim.

Vídeos

À Seguir: Puyo Puyo no GBA!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s