Especial Puyo Puyo – Parte 6: Puyo Puyo no GBA

hg101trans

Por Kurt Kalata – 2004/2005

Puyo Pop / Minna de Puyo Puyo (みんなでぷよぷよ) – Game Boy Advance (2001)

apyj

Minna de Puyo Puyo (GBA)

Diferente de todas as outras versões de Puyo Puyo, o Game Boy Advance recebeu um título único, chamado Minna de Puyo Puyo (Everyone Puyo Puyo – Todo Mundo Puyo Puyo) no Japão e “Puyo Pop” no resto do mundo. Seu maior apelo é se jogar em quantro jogadores usando-se o link cable, o que é bem prático, já que você só precisa de um cartucho – uma raridade quando se fala de jogos com link no GBA. Quanto à jogabilidade, é quase a mesma do Puyo Puyo 2, até no estilo dos cenários.

Há um Story Mode completamente único, onde você vai e volta por uma variedade de caminhos, ganhando prêmios (galeria, por exemplo) e eventualmente destravando as última fases. Dado que muito do diálogo presente são na verdade tutoriais (além do nível de dificuldade relativamente baixo), fica claro que o o jogo tem como foco os iniciantes, mas os níveis mais difíceis continuam presentes. Há também um Mission Mode como Nazo Puyo (em breve neste especial), onde você tem um limite de tempo para alcançar o maior número de objetivos possível.

Nesta altura, a Compile já tinha fechado as portas, então a SEGA assumiu a série. Como em muitos jogos do Sonic Team, há uma opção para idioma em japonês e inglês em todos os cartuchos. Entretanto, o script em inglês das versões americana e européia são muito diferentes da japonesa. Com certeza os puristas vão achar isso uma afronta, mas o diálogo reescrito é na verdade bem mais interessante, e faz melhor o papel de mostrar a bizarrice da série. Aqui vai um exemplo da conversa entre Arle e Incubus no começo:

Versão japonesa:

Incubus: Ei gracinha, para onde você vai?
Arle: Não interessa… lá vem você com sua encheção de saco.
Incubus: Ah, querida. Mesmo sua carinha indignada é linda aos meus olhos.
Arle: Meu Deus… E mais 50 outras frases que levam á lugar nenhum.
Incubus: Tadinha… Aqui, deixe que eu, belo eu, vou te aquecer.
Arle: Pare com isso!

Versão Americana:

Incubus: Ei gatinha. Vem sempre aqui?
Arle: …Cai fora.
Incubus: Ei! Eu só quero te conhecer! Qual é o seu signo (N.T. “sign”, em inglês), gatinha?
Arle: Octógno. Como em “PARE”.
Incubus: Ahh, eu gosto de garotas com senso de humor! Vamos fazer piadas juntos…
Arle: Você já fez.

Interessantemente, a versão japonesa traduz o já conhecido choro quando você perde (“batan-kyu”) como “baba bing”, que acaba se tornando simplesmente “Oh no!” nas outras versões.

Vídeos

Kidou Gekidan Haro Ichiza: Haro no Puyo Puyo (機動劇団はろ一座 ハロのぷよぷよ) – Game Boy Advance (2005)

haro

Haro no Puyo Puyo (GBA)

Aqui temos um crossover que eu tenho certeza que ninguém estava esperando – a SEGA juntou Puyo Puyo com Gundam, criando Haro no Puyo Puyo para o Game Boy Advance. Todos os puyos foram substituídos por haros (aquelas coisas engraçadas que voam no anime) e os personagens são versões SD (“super deformed”) dos personagens do Gundam original (nada das besteiras do Gundam Wing ou Gundam Seed aqui). A jogabilidade é praticamente a mesma do Puyo Puyo original para GBA, mas conta apenas com batalhas para dois jogadores. Tenho certeza que os fãs do Gundam clássico vão adorar, mas fora isso não há nada de especial.

Fotos

Vídeos

À Seguir: Puyo Puyo Fever 1 & 2!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s