Especial Puyo Puyo – Parte 7: Puyo Puyo Fever 1 & 2

hg101trans

ppf

Por Kurt Kalata – 2004/2005

Puyo Pop Fever / Puyo Puyo Fever (ぷよぷよフィーバー) – Dreamcast, PlayStation 2, Xbox, GameCube, Game Boy Advance, Nintendo DS, Windows, Mac OS X, PSP, Xbox 360, Arcade (2004)

Depois de treinar nos portáteis, com o primeiro jogo para GBA, o Sonic Team finalmente criou coragem e fez um jogo novo da série, lançado para Dreamcast, PlayStation 2, Xbox, GameCube e Game Boy Advance. Talvez percebendo que os personagens antigos estivessem gastos demais, Sonic Team adicionou vários novos, incluindo a heroína Amitie, sua amiga/rival Raffine, o esqueleto maluco Oshare Bones, Arle e Carbuncle como estrelas convidadas, e o já esperado elenco de bizazrrices. Se se você por acaso achava que os designs não poderiam ficar ainda mais fofos – Puyo Puyo Fever está aqui para provar que você está deliciosamente enganado.

fevrchar

Puyo Puyo Fever também conta com algumas das mudanças mais radicais na série. Além das formações padrão de dois puyos, você também recebe outras diferentes. Há agora puyos gigantes que mudam de cor antes de cair. Existem guias verticais na tela que mostram onde os puyos vão cair e combos que podem ser feitos, o que estranhamente não pode ser desligado, mas reduz um pouco a sua carga mental.

A maior inclusão foi o Fever Mode – um medidor aumenta toda vez que você se livra de “nuisance puyos” que estão prestes à cair no seu lado, e quando ele chega  ao máximo, você entra num estado caótico onde uma pilha pré-determinada de puyos é derrubada. Se você criar combos enormes usando apenas um bloco de puyos, você pode relamente ferrar seu oponente. Isso pode ser um pouco desequilibrado às vezes, se seu oponente te lançar muita coisa no Fever Mode para você contra-atacar. Mas pode ser desligado no multiplayer. Por mais estranho que possa parecer, é definitivamente melhor que os ataques especiais do Puyo Puyo~n.

puyofever5a

Puyo Pop Fever (GameCube)

Os gráficos, apesar de parecem esparsos, são muito bem animados, com puyos balançando alegremente toda vez que se conectam. As músicas também são algumas das melhores da série, como se o compositor tivesse comido um pacote inteiro de açúcar e escrevesse algumas das músicas mais agitadas possíveis. O único problema é a falta de modos de jogo – não há modo para quatro jogadores (POR QUE???) e alguns dos modos mais legais do Puyo Puyo~n também estão ausente, infelizmente.

puyofever7a

Puyo Pop Fever (GameCube)

Por algum motivo, enquanto as versões para GameCube, Xbox e PS2 foram lançadas na Europa, apenas a versão para GameCube foi lançada nos EUA. Todas as versões são praticamente iguais – a versão do Dreamcast usa sprites para os puyos, enquanto o resto usa polígonos. Essa não é uma diferença tão grande, mas as versões para GC/XB/PS2 dão zoom no campo do jogo quando você faz um combo, como um bônus gráfico. Ambas versões japonesa e americana incluem ambas vozes em inglês e japonês, o que é bom, já que a dublagem em inglês é sofridamente ruim. Puyo Puyo Fever também saiu para o Game Boy Advance – e é praticamente o mesmo jogo, com os visuais menores, mas este sim contém um modo para quatro jogadores. É mais bonito que o Puyo Pop original para GBA, sendo com isso provavelmente o preferível dos dois. Enquanto a versão para GBA nunca foi lançada nos EUA, a versão para DS foi lançada lá por cortesia da Atlus. Ela é apenas um pouco mais bonita, mas tem músicas melhores, assim como todas as vozes.

Comparativo de Fotos

Vídeos

Puyo Puyo Fever 2 (ぷよぷよフィーバーチュー!) – PlayStation 2, PSP, Nintendo DS (2005)

Puyo Puyo Fever 2 expande bastante o jogo solo, com um monte de quests, mini-games e opções. Quando você começa, você tem o controle de um mapa, que permite que você escolha entre vários modos. Em cada uma destas localizações você encontra um dos bizarros personagens do jogo, que ficam de bobeira e conversam com você, se quiser.

Escrito em japonês, o título é “Puyo Puyo Fever Chuu” – “chuu” é a forma padrão de se pronunciar “two” (dois), mas também é a onomatopéia japonesa para beijo, o que ajuda na atmosfera fofinha. Isso também se refere ao novo modo “Endless Chu Panic”, um modo para um jogador onde os puyos descem em certos intervalos, o que foi projetado mais para jogo casual do que competitivo. O modo de missões Nazo Puyo também está de volta. Existem agora três personagens principais – Amitie, Raffine e um cara novo, Sig – e cada um deles tem um Story Mode separado, tornando este um jogo muito mais longo. Após cada batalha, você recebe pontos, que podem ser usando para comprar itens. Quando estes itens são levados para as partidas, eles têm vários efeitos na jogabilidade – alguns aumentam seus ataques caso você limpe mais de quatro puyos da mesma cor, por exemplo. Com quarenta itens no total, há bastante variedade. Infelizmente, a maioria deles desaparece após serem usados em uma única batalha, logo você tem sempre que manter o seu estoque em dia.

Além disso, infelizmente, há muito pouca novidade no Puyo Puyo Fever 2. Além de alguns novos backgrounds, todos os gráficos são os iguais, e a vasta maioria das músicas é reciclada de seu predecessor. Além de um poucos personagens novos, o modo multiplayer é quase igual, especialmente pelo fato de que você não pode usar itens. E diferentemetne do primeiro jogo, este só foi lançado para PlayStation 2 e para portáteis. Não há modo em inglês esta versão também. Não parece que este jogo será algum dia lançado fora do Japão, mas isso não é uma perda tão grande.

pfever2-5a

Puyo Puyo Fever 2 (PS2)

Vídeos

À Seguir: Puyo Puyo spinoffs no GBC e Game Gear!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s