Gynoug (Shooters no Mega Drive)

shooters_gynoug

HG101_logo_SMALLER

Por 25 de julho de

wingsofwor-5-e1501076463465

Gynoug / Wings of Wor (ジノーグ) – Mega Drive, Wii Virtual Console (1991)

Para qualquer jogador que gosta de visuais japoneses estranhos, a série Cho Aniki é o mais bizarro em que se pode chegar. Imagine homens semi-nus e suados voando por paisagens surreais, povoadas por criaturas híbridas homens-máquina e você tem mais ou menos uma idéia do porquê estas série é tão lembrada em comparação com outros shooters. O jogo original Cho Aniki para o PC Engine CD foi na verdade precedido por um jogo para Mega Drive chamado Gynoug.

wingsofwor-22

Desenvolvido pela mesma empresa, Masaya, Gynoug conta com os mesmos elementos de design de Cho Aniki, com exceção dos innuendos homoeróticos. Primeiramente lançado para o Mega Drive japonês em 1991, foi ainda no mesmo ano lançado na Europa sob o mesmo nome, e nos Estados Unidos como Wings of Wor.

wingsofwor-18

A razão da editora americana DreamWorks decidir mudar o nome, não é muito clara. Provavelmente eles deveriam estar tentando vender o jogo como uma aventura de fantasia ao estilo de clássicos do gênero como Conan o Bárbaro. DreamWorks chegou até à contratar Boris Vallejo, um dos mestres da arte fantástica, para ilustrar a capa norte-americana.

wingsofwor-15

O jogo se passa no mundo ficcional de Iccus. Iccus é a terra de uma raça de homens alados que são capazes de controlar as forças mágicas da natureza. Infelizmente para eles, um mal surgiu em Iccus. Um exército de mutantes, liderados pelo Destroyer estão infectando o planeta. Apesar de muitos terem tentado, ninguém conseguiu derrotar o Destroyer. Você controla um homem alado chamado Wor [N.T.: pelo menos na versão americana] em sua tentativa deseperada de salvar Iccus destes mutantes.

wingsofwor-14

Gynoug conta com inúmeras ondas de inimigos velozes. Felizmente, você começa o jogo com um tiro em rapid fire que se espalha. Você pode coletar dois tipos de esferas que aumentam o seu poder de fogo. Esferas azuis aumentam a área do seu disparo, enquanto as vermelhas aumentam o dano causado por cada projétil. Como é indicado na parte superior da tela, sua quantidade máxima de esferas é cinco, mas você deve coletar várias esferas para subir um nível. Morrer diminuiu o nível de seus disparos, mas as esferas são distribuídas generosamente, logo morrer não te atrapalha tanto assim.

wingsofwor-12-1

Além dos upgrades das esferas, você pode mudar o padrão do seu disparo coletando uma de três gemas, que vêm em três cores: gemas vermelhas te dão um disparo que se espalha para frente, gemas azuis te dão um tipo mais focado para frente, que também é disparado um pouco acima e atrás de seu personagem, e as gemas amarelas te dão um tiro mais fraco, para frente e para trás.

wingsofwor-11

Ao invés de “smart bombs”, Gynoug te dá uma seleção de ataques especial para você escolher. Estas “forças mágicas da natureza” são obtidas ao se coletar pergaminhos que possuem uma letra. Até três pergaminhos podem ser estocados por vez, o que significa que se você pegar outro pergaminho, este vai substituir o primeiro pergaminho do seu estoque. Se você tiver mais de uma cópia do mesmo pergaminho, todas elas serão ativadas ao mesmo tempo se uma delas for escolhida, e o seu efeito é ser ampliado. Uma vez ativado, ou os pergaminhos funcionam por uma quantidade limitada de tempo, ou te dá uma quantidade limitada de usos. Os pergaminhos de Energy Balls permitem que você dispare manualmente projetos na diagonal, que absorvem tiros inimigos; Lightning Bolts são disparados bem á sua frente; Magic Arrows disparam tiros teleguiados; Ground Attacks dispara projéteis se se alastram pelo chão; Thunder Bolts ferem todos os inimigos na tela de uma vez; Wildfire aumenta o dano de seus disparos; Elemental invoca “options” que rodam protegendo seu personagem e disparam projéteis que atravessam paredes, Aura Shields protegem seu personagem por um período de tempo limitado.

wingsofwor-9

O que realmente torna Gynoug diferente dos outros jogos são os seus visuais. A melhor forma de descrevê-los é como uma mistura de visuais da Grécia Antiga, gótico, steampunk, e bio-mecânico (imagine H.R. Giger). Na maioria das vezes, estas escolhas de design desencontradas se encaixam surpreendentemente bem. Após voar por uma caverna cheia de moluscos, aranhas, cabeças sem corpo e homens-lesma, a luta ocorre contra um trem à vapor com uma cabeça humana, nada de mais.

wingsofwor-3

Depois da primeira fase na caverna, você voa sobre (e dentro) de um rio, por dentro de um castelo, uma fábrica, por dentro de alguma coisa orgânica cor-de-rosa (talvez um útero?), e finalmente pelas nuvens. Os lugares e inimigos vêm em todos os tipos e tamanhos, e são bem simples de se enfrentar, pelo menos em comparação com os chefes.

wingsofwor-4

Cada fase conta com ao menos um chefe intermediário e um chefe final, e eles com certeza são bem bizarros. na sua maioria eles se parecem um abominações humanas grotescas que foram fundidas com metal. Aqui está uma das mais interessantes coleções de arte em sprite já vista na era dos 16-bit, e por si só fazem este jogo valer à pena, até mesmo para aqueles que não curtem jogos de tiro.

wingsofwor-1

Os designs são obra de Satoshi Nakai, que mais tarde também criou designs para Cho Aniki, Resident Evil: Code Veronica, Culdcept, entre outros. os visuais são escuros e amarronzados, que é provavelmente o efeito que buscavam obter.

wingsofwor-5-320x224

A dificuldade de Gynoug está mais ou menos no meio do caminho, em comparação com outros shooters do Mega Drive. Mesmo não sendo tão difícil quanto jogos como Gaiares ou Hellfire, você não vai terminá-lo em poucas tentativa. Nas versões americana e européia, a dificuldade padrão está setada no Easy, com opções Normal, Hard, e Hyper. A única diferença entre as versões japonesa e americana, além da mudança de título e a troca do logo da Masaya pelo da Dreamworks, é que na japonesa a dificuldade é setada no Normal, e não existe modo Easy.

wingsofwor-19

A trilha sonora de Gynoug parece ser um ponto de discórdia – algumas pessoas adoram, outras odeiam [N.T.: é uma das minhas favoritas de todos os tempos]. Apesar disso, ela se encaixa muito bem nos temas sombrios do jogo. Ela foi composta por Noriyuki Iwadare, que também foi responsável pelas trilhas sonoras de Langrisser II e Gleylancer. O ritmo é sempre para cima, o que contrasta bem com os visuais escuros. As melodias remetem á um som medieval, logo espere muito uso de órgão e trombetas. A terceira fase, onde você cruza por dentro de um castelo, conta com uma peça musical que serviria perfeitamente um jogo da série Castlevania.

wingsofwor-13

No fim das contas, Gynoug é jogo que merece ser jogado por quaisquer fãs de shooters que possuam um Genesis ou Mega Drive, e qualquer pessoa que se interesse em experimentar uma das mais bizarras experiências visuais em vídeogame. O jogo oferece um bom desafio, mas não é difícil ao ponto de parecer impossível.

wingsofwor-10

É um a escolha óbvia para qualquer pessoa que curta shooters no Mega Drive. Gynoug também foi lançado para o Virtual Console do Wii, mas apenas no Japão.

Vídeos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s