Kings’s Valley (MSX, 1985)

HG101_logo_SMALLER

kvlogo

Por Sam Derboo – 22/10/2011 (atualizado em 28/08/2013)

King’s Valley / Ōke no Tani (王家の谷) – MSX (1985), PlayStation (1998), Saturn (1998), Mobile (2002)

kingsvalleya

Capa japonesa

Lançado exclusivamente para o MSX em 1985, esse jogo puzzle/ação é um dos jogos mais simples feitos pela Konami. Em King’s Valley, o jogador controla um pequeno arqueólogo / ladrão de túmulos, que explora uma pirâmide em busca de jóias maiores que sua cabeça, enquanto tenta evitar a maldição do faraó.

kingsvalley1-1

King’s Valley (MSX)

Essa pirâmide em particular parece ter sido um tumba coletiva, já que a dita maldição toma a forma de um exército de múmias, que caçam o nosso aventureiro constantemente. pelo menos algumas delas são similares aos fantasmas do Pac-Man, seguindo padrões de movimento baseados em suas cores. Múmias brancas parecem vagar sem rumo, enquanto as azuis são mais focadas, e os mortos-vivos em vermelho descem as escadas mais rápido do que você consegue falar Tutancâmon. Felizmente, facas de arremesso estão espalhadas por todo canto, e servem como um meio adequado de defesa contra estes rolos de papel higiênico ambulantes. Mas elas nunca são realmente derrotadas, já que elas ressuscitam pouco depois de serem derrubadas.

kingsvalley1-5

King’s Valley (MSX)

Poucas das jóias estão em plena vista. Às vezes elas estão escondidas atrás de portas, outras vezes nosso explorador precisa de ferramentas de escavação para chegar até elas, usando picaretas que também estão espalhadas pela pirâmide, presumidamente deixadas para trás por outros aventureiros menos afortunados. Cada uma delas é capaz de escavar apena um quadrado de tijolos – mas tenha cuidado, já que você só pode cavar o quadrado diagonalmente à frente do protagonista. Quando não houver espaço para se mexer, ele está praticamente morto. Geralmente ele pode pular até um quadrado de altura, mas quando ele está carregando itens, ele está preso ao solo.

kingsvalley1-2

King’s Valley (MSX)

Só depois de se coletar todas as jóias é que a porta para a próxima fase se abre, ou como é mais comum duas portas, uma das quais leva de volta à sala anterior, sem nenhum jeito de diferenciar uma da outra. Isso é frustrante, mas necessário para dar ao jogo alguma ilusão de tamanho. A pirâmide consiste apenas de 15 salas, e apesar de algumas terem duas telas de tamanho, elas são resolvidas rapidamente uma vez que se saiba o que deve ser feito em cada uma delas. Mas em suas poucas horas de duração, é ainda um joguinho bacana.

kingsvalley1-4

King’s Valley (MSX)

Em 1998, King’s Valley foi incluído no Konami Antiques MSX Collection Vol. 3 para PlayStation, seguido pelo Ultra Pack no Saturn. Quatro anos depois recebeu uma versão para celulares. Os gráficos desta versão não foram diminuídos de forma alguma, sendo que na verdade o jogo recebeu um “zoom”, tornando mais difícil ter uma visão geral das fases. Apesar da versão para original do MSX ter sido publicada na Europa, nenhum dos relançamentos chegou ao ocidente. Existe uma versão não-oficial para o Spectrum, feita em 2009 pela Retro Works. Há também uma imagem de disquete intitulada “King’s Valley Plus” na internet, que contém um editor de fases. Esta versão também não parece ser oficial.

kingsvalley1-3

King’s Valley (MSX)

Fotos (Versão Celular)

Jogos Fan-Made

Além das versões não oficiais, existe também criações de fãs. A primeira delas foi Ōkyū no Sokuseki: The Everlasting Palace (王宮の足跡: ジ エバーラスティング パレス), do desenvolvedor “doujin” japonês Crystal Light Stage. Ela expande as fases para além das bordas da tela, e muda bastante as dinâmicas do jogo. Agora é possível pular enquanto se segura uma ferramenta, e o explorador pode até pular por cima dos esqueletos, o que faz deste um jogo muito mais de ação. Existem ainda vários novos elementos que foram introduzidos, Como pisos que  se desfazem quando você pisa neles, ou tochas que queima a madeira e tem que ser re-acesas no fogo depois de um tempo. Você pode baixá-lo AQUI.

Vídeos

Playlist com a trilha sonora:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s