Fight! Ninja-kun/Ninja Jajamaru-kun (Parte 1 de 2)

HG101_logo_SMALLER

jajamaru

Por Kurt Kalata, com complementos por Sam Derboo – originalmente postado em 6 de fevereiro de 2008; atualizado em 18 de agosto de 2015

Poucos sabem, mas Ninja Jajamaru-kun foi um dos franchises mais prolíficos da Jaleco nos dias do Famicom. O ninja baixinho e de olhos esbugalhados, herói de seu próprio jogo para famicom em 1985, eventualmente estrelou em vários outros jogos, passando por vários redesigns durante o processo. Similar à série Alex Kidd da SEGA, a Jaleco o enfiou em tantos jogos diferentes que mal há alguma consistência entre eles. A maioria deles são jogos de plataforma de scroll lateral, mas há alguns RPGs no meio também. A qualidade também varia absurdamente de jogo para jogo – alguns são muito bons, mas seria forçar um pouco chamá-los de clássicos. Depois de vários jogos em 8 bits, a série entrou num hiato, apesar de sofrer uma repaginada para consoles 32-bit e portáteis.

Na verdade, a série começou com um jogo de arcade chamado Ninja-kun, lançado em 1984 por uma empresa chamada UPL (conhecida por Atomic Robokid e alguns outros jogos menos importantes). A Jaleco foi responsável em converter o jogo para Famicom, mas acabou reutilizando o personagem em seu próprio jogo para  o console, renomeando-o para Ninja Jajamaru-kun. A UPL continuou com sua linha de jogos do Ninja-kun, enquanto a Jaleco praticamente o transformou em seu mascote, apesar de serem essencialmente o mesmo personagem. Muitos dos jogos tiveram data de lançamento definida para os Estados Unidos, mas foram cancelados por razões desconhecidas. Os únicos jogos que chegaram lá foram os jogos de arcade originais – sob o nome de Ninja Kid – e dois jogos para Game Boy, com os títulos de Ninja Taro e Maru’s Mission. Foi só com o lançamento do jogo original do Famicom no Virtual Console do Wii que Jajamaru-kun finalmente foi lançado no Ocidente.

Nota do Tradutor: A matéria do Hardcore Gaming 101 sobre esta série é bastante extensa, mas poucos jogo da série foram lançados para o MSX. Vou focar nesta matéria apenas nos títulos que também foram lançados para MSX. Se quiser mais informações sobre os demais jogos da série – como os títulos para Game Boy citados acima, por exemplo – visite a matéria original clicando AQUI.

[Inspiração?] Ninja-kun (忍者くん) – PC-88, MSX (1983)

ninjakunmc-pc88cover

Capa do  PC-88

O primeiro jogo intitulado Ninja-kun na verdade não foi feito nem pela UPL e nem pela Jaleco. Foi na verdade um jogo publicado pela Micro Cabin para os computadores PC-8801 e MSX. A jogabilidade é bem simplista – o herói ninja deve apenas ir e voltar horizontalmente, para alcançar ao próximo andar quando chegar ao lado oposto. E fazer isso enquanto evita os ataques de ninjas hostis. Existem vários itens diferentes à serem coletados pelo caminho, mas eles só somam quantidades diferentes de pontos como bônus.

ninjakunmc-msx-1

Ninja-kun (MSX)

Não existe conexão entre este jogo e os posteriores, de acordo com o design do jogo do arcade. O nome, a fonte com dois shuriken no primeiro kanji, e a roupa vermelha são todas coincidências.

Informações

Desenvolvedor: Micro Cabin
Publicado por: Micro Cabin
Designer: M. Tsunekawa

Vídeo

Ninja-kun: Majō no Bōken (忍者くん 魔城の冒険) / Ninja Kid – Arcade, PC-88, FM-7, X1, MSX, Famicom, Celulares, Wii / PlayStation 4 (1984)

Como em muitos dos jogos antigos de arcade o objetivo em Ninja-kun é simplesmente matar todos os inimigos em cada fase. Cada fase tem scroll vertical para cima por algumas telas, que consistem de vários penhascos. Ninja-kun ataca com shurikens, que também podem ser usadas para bloquear os projéteis inimigos. Encostar nos inimigos apenas tonteia o herói temporariamente, mas ser acertado por um disparo inimigo o mata na hora. Entretanto, é possível tontear os inimigos pulando em suas cabeças. Há apenas três fases, que se repetem sem parar, adicionando inimigos novos e mais difíceis à media que você avança.

ninjakun-1

Ninja-kun: Majō no Bōken (Arcade)

De vez em quando bolas brancas caem do topo da tela. Se você coletar três delas, você vai para uma fase de bônus onde você precisa coletar todas as esferas da fase em uma certa quantidade de tempo.

ninjakun-2

Ninja-kun: Majō no Bōken (Arcade)

Para um jogo feito em 1984, Ninja-kun é realmente um jogo bem bonito. As sprites são pequenas e achatadas, mas são coloridas e detalhadas. A característica mais notável do herói são os seus olhos, que se esbugalham em pânico quando ele é tonteado ou morto. O único grande problema é causado pelo estranho controle de pulo. Você só pode pular se tiver correndo para a esquerda ou direita e apertar o botão  de pulo. Se você ficar parado quando apertar o botão, você pula para baixo para o penhasco abaixo, o que é um tanto confuso.

ninjakun-3

Ninja-kun: Majō no Bōken (Arcade)

Ninja-kun também foi portado para o Famicom pela Jaleco, mas os controles são horríveis e o jogo parece bem bugado. As várias versões para computadores não são melhores e sofrem ainda mais com limitações técnicas. Entre 2004 e 2005, uma empresa chamada CatalyStar lançou um monte de jogos para celular do Ninja-kun, e entre eles uma versão do original, chamada Ninja-kun EX. A versão para NES também está disponível no Virtual Console da Nintendo, mas apenas no Japão. O jogo só foi lançado internacionalmente em 2015, para o PlayStation 4 pela Hamster, como parte da sua série Arcade Archives.

ninjakun-4

Ninja-kun: Majō no Bōken (Arcade)

Deve-se notar que este jogo não tem nada a ver com o jogo para NES Ninja Kid, que na verdade é uma adaptação do jogo de Famicom Gegege no Kitarou, ou com o jogo da Taito para os arcades chamado The Ninja Kids, que é um beat-em-up cômico de scrolling lateral.

ninjakun-6

Ninja-kun: Majō no Bōken (Arcade)

Informações

Desenvolvedor: UPL
Publicado por: Taito (Arcade), Jaleco (Famicom)
Designers: Ryuichi Nishizawa, Tsutomu Fuzisawa

Comparativo de Fotos

Vídeos

Arcade:

Famicom:

MSX:

Em Breve: Parte 2, com mais jogos do Ninja-kun/Ninja Jajamaru-kun!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s