Especial The Legend of Kage – Parte 2: Demon Sword

HG101_logo_SMALLER

Confira a Parte 1 AQUI!

Por Kurt Kalata – 21 de Abril de 2008

Demon Sword / Fudou Myououden (不動明王伝) – NES (1988)

Demon Sword (ou Fudou Myououden, no Japão) tecnicamente não é uma continuação de The Legend of Kage. Ele é na verdade um jogo novo, mais longo, que pega as mecânicas de vôo alto e as expande significantemente, no ambiente do console. O herói também possui ambos ataques com shurikens e espada, e tem técnicas de super salto similares que podem levá-lo pelo ar por várias telas de altura. Entretanto, existem muito mais fases (sete na versão americana, treze na japonesa), que são muito mais longas que qualquer cosia encontrada em The Legend of Kage. Toda fase é enorme, mas também extremamente repetitiva, à vezes reciclando os layouts ao ponto que faz você achar que está andando em círculos.

demonsword-1

Demon Sword (NES)

Há alguns powerups e magias à serem encontrados, que aumentam o poder das suas shurikens ou invocam temporariamente sombras que seguem seu personagem, a la Ninja Gaiden 2 (do qual este jogo é anterior). Além disso, cada fase contém um número de portas trancadas. Se você achar uma chave (que aparece aleatoriamente quando vê derrota um inimigo), você é levado à uma área menor onde você ganha uma magia, ou tem que enfrentar um sub-chefe – que após ser derrotado, também te dá uma magia. As lutas contra os chefes no fim de cada fase geralmente são bem duras, com padrões de movimento erráticos e hit detection questionável, logo é imperativo acumular o máximo de magia possível para permitir que você ataque de longe. Mas também, a cada poucas fases, sua espada aumenta um pouco. Você começa com uma adaga quase inútil, mas lá pelo fim do jogo ela é uma lâmina enorme quase do tamanho do seu personagem.

demonsword-2

Demon Sword (NES)

Há um número significativo de diferenças entre as versões americana e japonesa. Fudou Myououden é bem parecido com The Legend of Kage, no qual você só pode levar um golpe antes de morrer. Existem powerups que te ressuscitam automaticamente depois de ferido, mas considerando como os inimigos voam por toda parte, eles acabam rapidinho. Demon Sword te dá uma barra de energia, logo você pode levar muito mais dano. Além disso, um dos powerups disponíveis aumenta a sua barra de energia permanentemente. É fácil demais ficar simplesmente voando pelo cenário em cada fase, enquanto evita qualquer contato com os inimigos, mas isso te dá um incentivo para insistir e enfrentar os inimigos até eles derrubarem o item que você quer.

Em Fudou Myououden, a maioria dos inimigos normais só precisa levar um golpe para morrer. Em Demon Sword, até mesmo os inimigos mais fracos precisam levar dois ou mais golpes. Entretanto, você também pode aumentar o poder de suas shurikens – em sua forma final, você dispara uma lâmina rotatória enorme que destrói praticamente tudo. Já que você pode aumentar ambos a sua força e resistência, Demon Sword é definitivamente um jogo mais fácil.

demonsword-3

Demon Sword (NES)

Entretanto, muita coisa foi removida durante a localização do jogo. Fudou Myououden contém seis fases à mais, mais inimigos e algumas magias à mais também. Entre estas estão o furacão, que lentamente varre os inimigos da tela, um item que transforma seu personagem temporariamente num dragão, e um powerup estranho que transforma seu personagem e quatro versões “chibi” giratórias. Alguns dos chefes também mudaram de lugar – alguns deles das fases removidas aparecem com sub-chefes dentro das portas. Estas áreas são completamente pretas em Fudou Myououden, enquanto em Demon Sword há um fundo azul e blocos em torno de todos os caracteres japoneses. A tela de abertura e o systema de password também são diferentes. Ambos os jogos têm um sistema de passwords, mas em Demon Sword você precisa de cheat code para obtê-lo e digitá-lo. Além disso, Demon Sword tem uma capa completamente enganosa com uma arte de bárbaro ocidental levantando a espada do título, ignorando completamente o fato de que o jogo obviamente se passa no Japão feudal.

demonsword-4

Demon Sword (NES)

Honestamente, nenhuma destas versões é espetacular. As fases não são tão interessantes, e os inimigos – os chefes, em especial – causam muito dano injustamente. Apesar das novidades serem legais, a jogabilidade não é tão boa em comparação às partidas curtas do The Legend of Kage dos arcades. Mas de forma geral, Demon Sword é mais jogável simplesmente você não morre à cada dois segundos. Em compensação, Fudou Myououden tem bem mais conteúdo. Seria legal se a Taito não tivesse cortado uma parte tão grande do jogo na versão americana, mas devido à dificuldade reduzida, esta é provavelmente a versão que você deve escolher.

Comparativo de Fotos

Vídeos

Semana que vem: The Legend of Kage 2!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s