Especial The Legend of Kage – Parte 3: The Legend of Kage 2

HG101_logo_SMALLER

Confira a Parte 1 e a Parte 2!

Por Kurt Kalata – 21 de Abril de 2008

The Legend of Kage 2 / Kage no Densetsu 2 (影の伝説2) – Nintendo DS (2008)

Aparentemente, a Taito não considerou Demon Sword como uma verdadeira continuação, pois aqui estamos nós, mais de vinte anos depois, com The Legend of Kage 2 para o Nintendo DS. Muita coisa mudou na jogabilidade, mas ele conseguiu atualizar o feeling do jogo original do arcade, removendo todas as frustrações e mantendo moderno, em dia com as sensibilidades atuais.

Agora existem dois personagens selecionáveis – Kage e sua companheira Chihiro. Kage parece um tanto mais másculo que nas versões anteriores, mas ainda continua equipado com uma espada e shurikens. Chihiro tem uma foice que funciona exatamente como a espada, mas conta com uma longa corrente ao invés das shurikens, e tem mais poder mágico. Com os botões extras do DS, há agora um botão em separado mapeado para o pulo, o que torna o controle dos personagens bem menos desajeitado. Você ainda pode saltar grandes distâncias e disparar shurikens rapidamente em qualquer direção, mas agora os ataques com a espada são muito mais úteis. Os golpes de espadas são muito mais efetivos, com grandes movimentos, similar ao Strider, e você pode executar combos poderosos, à medida que você progrido no jogo. Por padrão, seu personagem se move bem rápido, mas ele pode correr ainda mais rápido com um toque duplo para a frente. Há também uma variedade de outros ataques, como deslizar, uma acelerada em pleno ar, e uma corrida seguida de golpe, com a qual você pode cortar vários inimigos com um único golpe de sua lâmina. Você também pode realizar vários outros lances ninja bacanas, correr pelas paredes e se pendurar do teto. Existem também algumas magias. à qualquer momento, você pode carregar seu ataque de espada e invocar sombras animadas, que essencialmente triplicam seu poder de fogo temporariamente. Além disso, você também pode encontrar pedras coloridas escondidas pelas fases – você pode combinar estas pedras para criar várias magias diferentes (por volta de quarenta mais ou menos, o que é bastante impressionante) mas você só pode se equipar com algumas de cada vez. Você também encontra itens que aumentam a sua barra de energia ou a sua barra de magia.

Há um total de doze fases em The Legend of Kage 2, e todas são estruturadas da mesma forma – áreas abertas, enormes, para você poder saltar à vontade, juntamente com alguns segmentos de plataforma ocasionais. Ambas as telas do DS são utilizadas, e isso funciona bem co  a ação voadora do jogo, e a divisão entre as telas raramente causa problemas. A velocidade ainda é frenética, mas é menos caótica que do jogo original do arcade, e é bem menos apelão. O fato de você poder ser acertado várias vezes antes de morrer também torna as coisas bem mais fáceis. O problema é que o jogo é tão aberto que você pode correr pela maioria das fases evitando qualquer confronto, pelo menos na dificuldade normal. Entretanto, você tem que ficar de olhos abertos para encontrar algumas das pedras escondidas, o que te dá algum incentivo para explorar. Ainda assim é bem fácil -quando você morre, você recomeça do checkpoint mais recente, com as barras de energia e magia completas. As fases são um pouco repetitivas, e na maioria das vezes, falta variação. A primeira metade do jogo conta com variações de florestas e cânions. Até mesmo quando você chega nas últimas fases, que se passam em um castelo, a estrutura geral não é muito diferente. Felizmente as mecânicas do jogo são sólidas o suficiente para manter o jogo divertido o tempo todo, mas um design de fases mais interessante teria sido melhor. Apesar disso, o jogo realmente brilha durante as batalhas contra os chefes, que fornecem uma boa dose de desafio se serem frustrantes. A maioria das batalhas ocorre em grandes áreas de jogo, que se expandem tanto verticalmente quanto horizontalmente, o que as dá uma boa sensação épica.

Você consegue passar por todas as fases com um dos personagens em cerca de duas horas, mas é uma experiência na qual você não vai se importar de gastar mais tempo. Se você quiser mais replay value, há um sistema de combos que exige que você mate inimigos constantemente para aumentar o número de mortos, e o jogo salva os high scores. Se você se interessar, há também uma galeria de arte do jogo, que vai revelando mais artes à medida que você acumula mais pontos. Há também vários segmentos de história, a maioria no começo e antes das lutas contra os chefes, que apesar de serem totalmente animadas e contarem a história, são facilmente descartáveis. Os gráficos são em sua maioria decentes, mas não particularmente especiais. Há umas poucas músicas bacanas, incluindo um remix do tema original de The Legend of Kage, mas a maioria das músicas no estilo japonês não são marcantes.

kage2-9.jpg

Mesmo com algumas coisas podendo ser melhores em alguns pontos, The Legend of Kage 2 é ainda um jogo muito divertido, que pega os componentes báiscos do jogo do arcade, os refina e remove todas as suas frustrações, o transformando num título de qualidade que qualquer fã de jogos de ninja vai curtir.

Fotos

Vídeos

Related Game: Ninja Hayate

hayateaEm 1984, a Taito desenvolveu um jogo animado em laserdisc chamado Ninja Hayate. É basicamente igual à Dragon’s Lair, no qual você precisa apertar em direções específicas na hora certa para sobreviver. Ele conta a história de um jovem ninja em sua missão de se infiltrar em um castelo para resgatar sua garota. O enredo e os personagens são muitíssimo parecidos  como os The Legend of Kage, mas apesar de serem da mesma empresa, os jogos não são tecnicamente parte da mesma série. Ainda sim, é bastante óbvio que eles são relacionados. Ele foi portado pela Wolfteam para Mega CD, e lançado para o SEGA CD sob o título de Revenge of the Ninja. Ele também foi convertido para o PlayStation e Saturn, num pacote junto com Time Gal.

Fim dos Especial The Legend of Kage!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s