Série Dragon Slayer, parte 7 – Lord Monarch

HG101_logo_SMALLER

Por em 17 de agosto de

header-1-e1506292868328

ps1-cover

Capa do PlayStation

Série Dragon Slayer:
I: Dragon Slayer
II: Xanadu
III: Romancia
IV: Drasle Family (Legacy of the Wizard)
V: Sorcerian (Parte I) | (Parte II)
VI: Legend of Heroes
VII: Lord Monarch
VIII: Legend of Xanadu

Outros:
Legend of Xanadu II
Xanadu Next
Tokyo Xanadu

Lord Monarch (ロードモナーク) / Advanced Lord Monarch (アドバンスド ロードモナーク) – PC98, FM Towns, Windows, Mega Drive, Super Famicom, PlayStation (1991) / Monarch Monarch (モナークモナーク) – Windows (1998)

 

Dune 2, lançado em 1992 pela Westwood Studios, é muito aclamado como sendo o progenitor do gênero de estratégia em tempo real (RTS). É claro que ele não foi realmente o primeiro, sendo que meramente codificou certas convenções que mais tarde foram usadas em outros títulos, e um bom número de jogos o precedem. Um deles é o Lord Monarch da Falcom, lançado em 1991. Muitos aspectos serão familiares aos fãs de jogos de estratégia, mas tem uma jogabilidade bem diferente dos descendentes do clássico da Westwood. Lord Monarch é tecnicamente parte da série Dragon Slayer da Falcom, o sétimo da série, ser preciso. Ele não foi realmente anunciado na caixa como o sendo, e não é como nenhum dos outros jogos Dragon Slayer, pois (A) não é um RPG, e (B) praticamente não existem dragões nele. Como todos os jogos deste grupo, ele foi projetado e programado por Yoshio Kiya.

pc98-2

PC-98

Cada fase de Lord Monarch te coloca num mapa quadrado, em controle de um único reino, lutando por territórios contra três outros reinos. De início você só tem um castelo, mas precisa rapidamente se expandir para poder aumentar a sua população. Eventualmente você se expande e chega até às fronteiras com um dos outros, exigindo que você, em algum ponto, comece à tomar o território deles e eventualmente destruir seus castelos. Uma vez que você derrubar todos os reinos opositores, você vence o mapa. O combate é bem simples – quando unidades opostas colidem uma contra a outra, a unidade mais fraca é destruída e a mais forte permanece. Os mapas geralmente não são simétricos, dando aos reinos várias vantagens e desvantagens territoriais. Existem três níveis de zoom, que te dão várias visões da fase.

pc98-3

PC-98

Muito do jogo funciona sozinho, governado por algoritmos pré-estabelecidos. Uma das maiores coisas sobre as quais você tem controle é a valor das taxas – dinheiro é preciso para se construir coisas, mas a se a taxa é muito alta, então você fica incapaz de criar novos trabalhadores. Logo, você precisa constantemente aumentá-la e diminuí-la de acordo com suas necessidades, mas fora isso, a construção de estruturas e criação de unidades é feita automaticamente. Tecnicamente você pode controlar uma única unidade de cada vez, mas isso é geralmente usado para tarefas específicas como construir (ou destruir) barreiras e pontes. Ao invés disso, você pode configurar a IA para que todos os seus trabalhadores façam uma tarela específica, como construir em uma certa área, ou mandá-los atacar o inimigo. Tecnicamente só existe um tipo de unidade, que tem sua força e energia baseados em vários valores (primeiramente sua população geral, que é usada tanto para construir suas vilas quanto para destruir as dos outros. Mas você pode mandar seus trabalhadores atacar todas contra uma única unidade continuamente, eventualmente ficando mais e mais forte à medida que seu povo cresce.

adv

Advanced (PC-98)

A unidade mais importante do jogo é a unidade líder. É facilmente a unidade mais mais forte do jogo, cuja força e energia também é governada pela população do reino, mas numa escala muito maior que das unidades normais. Uma vez morto, então o seu reino é destruído. Para se vencer cada fase, você deve roubar as terras de seu oponente, eventualmente ficando mais forte e o enfraquecendo, até que chegue o momento certo para atacá-lo diretamente. Você pode controlar seu líder diretamente, mas cada movimento que ele faz pelo mapa gasta sua energia, além de que se o líder deixar seu castelo, você não poderá recolher os valores da taxa. Levar seu líder ao combate é uma aposta, e assim, se ele ficar sem energia, você perde o mapa todo, mesmo que você tenha construído seu reino muito bem.

EFAL0070_2

PC-98

Existem algumas estratégias importantes – como por exemplo, quando você começa um mapa, você pode se aliar á um dos outros reinos, logo ele não te atacará. Obviamente, seu objetivo é aniquilar todo mundo, logo essa trégua não durará muito. Você tem um número limitado de dias para vencer cada mapa, antes que a missão seja dada como perdida. Quando você completa o mapa, você recebe uma nota de acordo com o número de dias restante, assim como outros fatores (área do mapa tomada por você antes de destruir o último líder, entre outras coisas), o que por sua vez te dá um bônus ou uma penalidade. A quantidade de dias é levada ao próximo mapa, logo há um incentivo de se jogar bem durante todo o jogo.

bravo

Lord Monarch é um jogo pitoresco, pois não foca muito nos pequenos conflitos, mas sim no fluxo geral da sua estratégia, como quando mandar suas unidades atacar, ou saber quando retroceder. Existem pouquíssima randomização e o jogo todo é regido por algoritmos simples, logo que, de certa forma, é mais um jogo de quebra-cabeça do que de estratégia. Você pode mudar a velocidade à qualquer hora, diminuindo-a sempre que você precisar se concentrar nas tarefas menores, e acelerando-o quando sua estratégia está dando certo. É um pouco difícil entender como as coisas funcionam, mas uma vez que você aprende, é muito divertido preparar seu reino, expandi-lo rapidamente e esmagar seus inimigos com um simples comando.

Lord-Monarch-Japan014

Super Famicom

Existem alguns tipos de temas nos gráficos de Lord Monarch, mudando o visual das unidades e do mapa, assim como a música. As primeiras tem o tema medieval padrão, mas existem vários outros bem estranhos, incluindo alguns como temas de demônios, robôs, fast food, entre outros. Mas eles não tem nenhum efeito na jogabilidade, já que estes são apenas mudanças de cenário, e muitas das versões posteriores adicionaram outros temas novos, para apimentar as coisas. A trilha sonora é muito boa, como na maioria dos jogos da Falcom, com vários temas agitados, instigantes e memoráveis. Eles não são do tipo que se costuma ouvir em um jogo de estratégia, mas se encaixam bem no ritmo do jogo.

Lord-Monarch-Japan033

Super Famicom

Existem muitas e muitas versões de Lord Monarch, mas muito pouco se mudou desde sua versão original. A primeira versão, chamada simplesmente de Lord Monarch, foi lançada em 1991 para o PC-98. Advanced Lord Monarch foi lançado pouco depois, incluindo novos mapas, um modo avançado com uma IA melhorada, e uma forma diferente de se calcular níveis. Ambas versões foram convertidas para o FM com gráficos melhorados em 256 colores, juntamente com áudio de CD. Ambas as versões para PC-98 têm editores de mapas. A maioria das versões mais recentes não tem essa opção, mas editores de mapa “fanmade” foram criados. A interface destas versões é bem ruim, pois é difícil de se alternar entre a tela de mapa e a tela de status – você precisa apertar teclas no teclado para acessá-los.

Lord-Monarch-Japan024

Super Famicom

A primeira versão para console saiu para o Super Famicom, por cortesia da Epoch. Apesar de ser jogável com o controle, funciona muito melhor com o mouse. Os gráficos são piore, devido à baixa resolução do sistema, mas a função de zoom usa efeitos de scaling bacanas em Mode 7. É um pouco arrastada também com a velocidade mais rápida sendo ainda bem lenta. Existem alguns temas novos exclusivos desta versão, incluindo demônios japoneses, animais, e demônios. Diferente das versões para computador, você só pode salvar entre as fases, não durante elas.

Lord-Monarch-Tokoton-Sentou-Densetsu-Japan_004

Mega Drive

A versão para Mega Drive se chama called Lord Monarch: Tokoton Sentou Densetsu (“Complete Battle Legend”). Ela foi produzida pela SEGA-Falcom, a “joint venture” que também trouxe Popful Mail e Sorcerian para os consoles da SEGA. Os visuais foram completamente refeitos, com personagens coloridos, e tanto graficamente e sonoramente se parecem com jogos da série Shining Force, outra série popular de jogos de estratégia na plataforma de 16-bit da SEGA. Ela foi na verdade desenvolvida pela Omiya Soft (de Front Mission Gun HazardCuldcept), com a música arranjada por Masaki Tanimoto, que geralmente trabalhava no estúdio musical Two Five. Ela inclui mapas tanto da versão normal quanto da versão Advanced, além de um modo-história exclusivo com 32 novos mapas e diferentes objetivos e personagens.

Lord-Monarch-Tokoton-Sentou-Densetsu-Japan_012

Mega Drive

De forma geral, é muito melhor que a versão para SFC, mas apesar dos novos designs cartunescos para algumas unidades líderes, ela não tem a grande variedade de temas das outras versões. Como na versão para SFC, você só pode salvar entre as fases. Este também é um dos poucos jogos de Mega Drive games compatíveis com o mouse.

PEOPSSOFT750

PlayStation

A versão para PlayStation foi lançada em 1998, com o subtítulo Shin Gaia Oukokuki (“New Gaia Kingdom Chronicle”), e publicada pela Toshiba EMI. Como na versão para Mega Drive, esta também conta com um modo-história exclusivo, com personagens diferentes. Apesar dos visuais serem mais avançados que das versões para 16-bit, eles não tem o charme da versão para Mega Drive port. Ela é baseada no jogo original, mas conta com 100 mapas totalmente novos, incluindo alguns mapas feitos por fãs. Apesar do modo-história ser similar ao encontrado no jogo para Mega Drive, a história e os personagens são completamente diferentes e inclui quatro líderes com suas próprias histórias.

PEOPSSOFT759

PlayStation

Lord Monarch também chegou ao Windows em à partir de 1996, lançado inicialmente para Windows 95. Apesar de vários lançamentos com nomes diferentes, elas são bastante similares, e todas são focadas em aumentar o público da série. Muitos dos gráficos foram importados da versão para FM Towns, mas agora com a resolução maior, você pode abrir o zoom para ainda mais longe. Ela também foi pensada usando a própria interface do Windows, logo você pode visualizar, reposicionar e mudar o tamanho das várias janelas de status ou do mapa ao seu bel prazer. Ela suporta tanto áudio MIDI como em CD/redbook, além de adicionar pequenas vozes quando você clica em algum personagem. Ainda é um pouco complicado comparado aos RTS da época, mas é uma clara evolução se comparado às versões para PC-98/FM Towns.

original-4

Original

Lord Monarch Original é baseado no jogo original, mas utiliza os algoritmos da versão Advanced, com alguns mapas otimizados, levando isso em conta. Lord Monarch First é uma versão lançada com preço mais baixo do Lord Monarch Original lançada em in 1997, com um nível de dificuldade menor. Lord Monarch Pro é uma versão de Advanced Lord Monarch, mas a trilha sonora é uma mistura de músicas de outros jogos da Falcom, incluindo Ys, Sorcerian, Brandish, e Legend of Heroes.

original-3

Original

Lord Monarch Online foi lançado como freeware pela internet. É basicamente o mesmo jogo das outras versões, mas conta com mapas totalmente novos. Apesar do “online” no título, não há multiplayer pela rede. Um editor de mapas fanmade foi criado para as versões anteriores para Windows, e nesta versão você pode jogar estes mapas. Esta também é a única versão de Lord Monarch que foi traduzida para inglês, e também inclui um extenso manual online. Já que não existe realmente nenhuma história em nenhuma das versões para computador, a única coisa que você precisa saber são os comandos do menu. Logo você pode praticar na versão em inglês e então usar esse conhecimento para jogar as outras versões em japonês, se quiser.

monamona-1

Monarch Monarch

Monarch Monarch é um spinoff (e provavelmente o mais perto de uma continuação direta do jogo) do Lord Monarch que muda a perspectiva de visão aérea para uma visão isométrica, que também leva em conta o terreno. Com isso, os gráficos foram completamente redesenhados, ao invés de se reciclar os dos anos 90, logo este é o jogo mais bonito de todos. Fora isso, sua jogabilidade é praticamente a mesma dos jogos principais. Como parte desta reinvenção visual, há também um novo personagem como mascote, o(a) coelhinho(a) “Mona”, que tem ajuda à aprender as regras do jogo. Além das 52 fases normais, existem 8 fases tutoriais e 5 fases de pista. Um editor de mapas não-oficial foi lançado em 2008.

monamona-4

Monarch Monarch

Minna no Romana é uma série de jogos de baixo custo, lançada em 1999. Cada uma deles inclui quase todos os mapas das versões Original, Pro e Online, respectivamente, com uma dificuldade mais baixa. São 149 mapas no total ao longo das três edições, e incluem todos os acessórios para Windows. Minna no Mona 2 é um re-lançamento de Monarch Monarch com uma dificulade mais baixa e acessórios para Windows, como relógios e descansos de tela.

monamona-3

Monarch Monarch

Lord Monarch Special Original & Pro foi lançado em 2002, e combina a ambas versões Original e Advanced em um único pacote. Apesar de terem sido criadas inicialmente para o Windows 95, as versões para Windows funcionam bem até nas versões mais modernas, como o Windows 10. As versões vendidas no site Project EGG são versões emuladas das versões para PC-98, provavelmente devido à possíveis incompatibilidades com versões mais antigas do Windows. Existem também versões para celulares, lançadas em 2004 e 2005, com vários mapas gratuitos, e com o resto disponível para compra.

Links

http://www.falcom.com/monarch/index_e.html – Download do Lord Monarch Online, em inglês.

Comparativo de Fotos

windows-compare-1

Windows (Online)

Vídeos

Mais Fotos

Lord Monarch: Tokoton Sentou Densetsu (Mega Drive)

 

Lord Monarch (Super Famicom)

 

Lord Monarch (PC-98)

 

Monarch Monarch (Windows)

 

Lord Monarch: Shin Gaia Oukokuki (PlayStation)

10 comentários sobre “Série Dragon Slayer, parte 7 – Lord Monarch

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s