Fatal Labyrinth (Mês do Mega Drive)

mes_md

HG101_logo_SMALLER

Por  8 de 

fatallab-8-1

Fatal Labyrinth / Shi no Meikyuu: Labyrinth of Death (死の迷宮) – Mega Drive, Mega CD, Windows (1990)

Fatal Labyrinth começou como Shi no Meikyuu, um jogo lançado apenas através do serviço online SEGA Meganet. A Meganet, assim como o SEGA Channel, permitia que os jogadores baixassem jogos e jogar outos online pelo Mega Drive. Devido à velocidade da internet discada da época, a maioria dos jogos tinha aproximadamente 128KB de tamanho. Esta restrição deve ter levado a SEGA a desenvolver um roguelike: um RPG básico, sem todas as firulas do gênero.

fatallab-2

Depois de uma breve introdução e da explicação dos controles, o personagem do jogador é lançado em uma sala equipado apenas de uma faca, sem armadura ou outros itens. Existem dez itens diferentes que podem ser coletados e usados por todo o dungeon. Existem armas, escudos, capacetes, armaduras, bastões, poções, anéis, pergaminhos, arcos, dinheiro e comida. As armas aumentam o poder ofensivo do personagem, enquanto armaduras, escudos e capacetes aumentam sua defesa. Bastões geralmente afetam os inimigos e poções afetam o jogador, enquanto os pergaminhos afetam ambos. Anéis podem ser equipados igual as armaduras, e dão ao jogador um bônus duradouro. Arcos permitem o combate à distância. Os jogadores não sabem o que faz cada item até usá-los pela primeira vez; a designação de cada item muda à cada partida.

fatallab-4

A necessidade de comida é um faca de gumes. Se for pouca o jogador passará fome e fará os que os hit points comecem a se esvair aos poucos. Se for  muita, o jogador fica lento para se mover. Um medidor de comida cheio faz o jogador morrer instantaneamente por comer demais (!?).

Os jogadores devem se aventurar por 30 andares andes de enfrentar o chefe final e obter o cálice sagrado. O layout do dungeon e a localização dos itens mudam randomicamente à cada partida, o que às vezes pode resultar na infeliz situação de começar de cara numa sala cheia de monstros, com pouquíssima chance de sobrevivência. Apesar do jogador se aprimorar à cada partida, um pouco de sorte sempre ajuda.

fatallab-5

O apelo do Shi no Meikyuu está na idéia de “só mais uma partida”, tentando sempre superar sua jogada anterior, tentando avançar mais um andar ou dos. Isso também pode levar à momentos bastante Isso também pode levar á momentos extremamente frustrantes, como ser atacado por um monstro muito mais poderoso que você, o no jogo nunca te dar uma espada ou armadura necessárias para enfrentar as fases à frente.

fatallab-7

Mais pra frente naquele anos, provavelmente querendo lucrar em dobro, a SEGA relançou Shi no Meikyuu em cartucho e o lançou nos EUA como Fatal Labyrinth. O jogo também passou por um redesign antes no processo: uma introdução onde o jogador pode falar com os moradores da vila e aprender ou pouco sobre o enredo do jogo, mas isso não afeta em nada a jogabilidade. A decoração do dungeon ganhou uma cor laranja mais vibrante, e as páginas de menu e status foram separadas e melhoradas. O ouro permite se conseguir uma lápide melhor quando o seu personagem morre. À cada cinco andares, você pode continuar daquele andar se morrer. Apesar de ser um roguelike, Fatal Labyrinth quebra uma de suas regras mais básicas: a possibilidade de continuar depois de morrer. O jogo é praticamente um roguelike em todas as suas características, mas isso pode desapontar os mais puristas.

fatallab-8

Para não perder essa parte de suas história, a SEGA lançou Game no Kandume Vol. 1 e 2 para o Mega CD in 1994. Estas são coleções de jogos que haviam sido lançados para Meganet, e o Shi no Meikyuu faz sua participação no Vol. 2. Entretanto, esta é a versão relançada em cartucho, e não a original para Meganet. Na verdade, essa versão pode parecer inferior, pois tem músicas rearranjadas para a introdução do jogo e para a tela de “game over”, mas não tem música alguma durante o jogo em si. Há também uma versão para Windows lançada pelo Steam, mas é uma emulação direta da versão americana em cartucho.

Comparativo de Fotos

Vídeos

Meganet:

Genesis:

Mega CD:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s