Alisia Dragoon (Mês do Mega Drive)

mes_md

HG101_logo_SMALLER

Por  11 de julho de

alisia

Alisia Dragoon (アリシア ドラグーン) – Mega Drive (1992)

Alisia Dragoon é um jogo de tiro/plataforma um pouco obscuro para Genesis/Mega Drive, lançado pela SEGA no começo de 1992. Ele contou com um lançamento relativamente pequeno em comparação com outros títulos para o console, e está entre os cartuchos mais difíceis de se encontrar, principalmente no Japão. A arte de fantasia genérica da capa ocidental provavelmente não chamou muito a atenção, logo o jogo foi amplamente ignorado. Entretanto, Alisia Dragoon conquistou um status cult em ambos os lados do globo. A jogabilidade é sólida, e é bastante única para um jogo de ação side-scrolling. Ele também pare ser algo feito pela Wolf Team (a Alisia inclusive se assemelha à Annet do El Viento). O jogo foi desenvolvido pela Game Arts, que eventualmente criaria as séries Grandia e Lunar. Ele também foi produzido pelo Studio Gainax, famoso pelo anime Neon Genesis Evangelion.

alisia-1

A maior parte da história só é mostrada no manual. O pai de Alisia era um mago que lutou contra o sombrio deus Baldour, que visitou a Terra para seus propósitos mais nefastos. O pai de Alisia foi capturado e morto bem diante de seus olhos por este deus e seu braço direito, Ornah. Já que eles não leram as 100 Regras de como ser Um Senhor do Mal (Regra 31: não deixe a prole de suas vítimas sobreviverem, para que eles não possam se vingar de você mais tarde), Alisia cresceu, se tornou uma maga poderosa, e eventualmente desafiou o seu poder. O jogo começa com casulo de Baldour retornando à Terra, forçando Alisia à perseguir Ornah e seu mestre por oito fases para executar sua vingança, e com sorte destruir o casulo antes que ele abra novamente.

alisia-2

Alisia tem um ataque básico – sua magia do trovão. Ao segurar o botão de ataque e o ataque será direcionado ao inimigo mais próximo. Este método de ataque é basicamente idêntico ao do Thexder, um jogo de ação mais antigo da Game Arts desenvolvido principalmente para computadores (incluindo o MSX!). Entretanto, há uma barra de força para a sua magia, logo você não pode simplesmente segurar o botão e marchar em frente. Se ela se esgotar, você fica indefeso por um segundo ou dois, mas a barra se recarrega rapidamente. Se você a carregar completamente, você pode executar um ataque “rolling blast” que geralmente limpa a tela de todos os inimigos mais simples. Comparado à outros jogos, controlar Alisia é um pouco difícil, considerando que você não precisa mirar os seus ataques. Você só avança para a frente, vira para trás para atacar algum inimigo atrás de você, salta sobre uns inimigos e continua.

alisia-4

Isso pode parecer fácil, mas o jogo lança montes de inimigos contra você – ao fim do jogo, você estará enfrentando inimigos sem parar. Muitos deles simplesmente se materializam do nada e já atacam, forçando você à ficar atento à tudo. A maioria precisa levar vários disparos para morrer, e desviar deles pode ser bem difícil. No meio de todo este caos, você precisa prestar atenção à sua barra de magia, para não ficar impossibilitado de atacar.

alisia-6

O jogo também conta com espetaculares duelos contra chefes, sendo todos bem variados e desafiadores. O único problema, segundo alguns, é que eles seguem sempre os mesmos padrões, o que pode ficar repetitivo ao se jogar o jogo mais de uma vez – uma vez que se aprende o padrão, o desafio desaparece. Entretanto, as poucas últimas lutas, um pequeno erro pode ser fatal. E além de todos os inimigos, existem armadilhas em várias fases, como plataformas móveis, lava fervente e munições descartadas que explodem se acertadas por magia. Talvez para te ajudar contra a dificuldade apresentada pelo jogo, Alisia pode invocar quatro criaturas misticas para ajudá-la: um dragão que cospe fogo, uma bola de fogo viva que funciona como escudo e atropela os inimigos, um lagarto que lança bumerangues e finalmente um corvo, que emite um flash em toda a tela que fere todos os inimigos. Cada um deles tem sua própria barra de vida, e uma barra de poder que determina quantas vezes eles podem atacar. Alisia só pode ativar um de cada vez, e ciclar entre eles é feito apertando um botão. Infelizmente, além de escolher o seu animal, você não possui nenhum controle sobre ele.

alisia-5

Tanto Alisia e seus companheiros podem ser aprimorados ao se coletar powerups escondidos pelas fases. Alisia começa o jogo com três barras de energia de um máximo de seis, e seu raio pode ser carregado em até oito níveis. Apesar do jogo ser difícil, Alisia pode levar bastante dano antes de morrer. Seus companheiros tem três barras de cada, podendo ganhar tanto ataques adicionais quanto barras de energia.

alisia-9

Existem também vários outros powerups, como poções de cura que recuperam a energia inteira da Alisia, e carne, que recupera toda a vida de seu companheiro. Existem vidas extras espalhadas pelo caminho, juntamente com fadas que te dão poderes especiais, como invencibilidade ou ataques rolling thunder ilimitados por um curto períodos de tempo. Os powerups só surgem de contêineres especiais que só parecem quando você se aproxima deles, o que dá algum foco à exploração. Só na primeira fase, você é fortemente encorajado à procurar por paredes falsas ou que possam ser destruídas para localizá-los. As fases são grandes, com vários cantinhos contendo itens ou passagens secretas, e em algumas fases, você pode pegar várias rotas diferentes até o chefe da  fase.

alisia-13

Apesar de Alisia Dragoon ter dois modos de dificuldade, mesmo no modo normal, é um jogo difícil de ser completado. Alisia só tem uma vida, e quando ela morre, é game over. Vidas extras servem na verdade como continues, permitindo que você recomece do início da fase. Quando um dos seus animais morre, eles permanecem mortos até que um item que os reviva seja encontrado, que neste caso os faz recomeçarem no nível de experiência mais baixo.

alisia-7

O jogo conta com gráficos excelentes, mas a trilha sonora está entre as minhas cinco favoritas para o Mega Drive (as outras são a do Ys IIICastlevania: Bloodlines, e os jogos da série Phantasy Star), e é maravilhosa! Os gráficos são coloridos e bem definidos para um jogo de Mega Drive. Os cenários de fundo, sendo ruínas antigas, cavernas subterrâneas, ou uma cidade flutuante, são bem desenhadas e setam o clima do jogo, e as animações tanto de Alisia quanto dos seus inimigos, são bem fluidas.

alisia-12

Não existem passwords ou save games, mas o jogo pode ser terminado em cerca de uma hora, numa partida casual. Há um código de debug que pode ser usado para se pular de fases, se tornar invencível, ou aumentar o poder de Alisia, mas isso te nega a oportunidade de ver a tela especial de status que mapeia o seu progresso, pontaria e te dá um ranking baseado em o quanto você conseguiu avançar no jogo.

stage6_3cut2-320x224

Apesar da sua dificuldade, Alisia Dragoon é surpreendentemente bem feito e divertido de jogar. Apesar de seu mais um jogo de tiro/plataforma pra o Mega Drive, ele é um título bastante único que vale à pena ser conferido.

Mais Fotos

Vídeos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s