Sub-Terrania (Mês do Mega Drive)

mes_md

HG101_logo_SMALLER

Posted by  

sub

Sub-Terrania / Subterrania – Mega Drive (1993)

Uma colônia de mineração foi atacada por uma raça alienígena desconhecida, e a última esperança da humanidade é um habilidoso piloto numa nave combate protótipo. Sua tarefa é voar por 10 missões e completar seus objetivos pelo bem da humanidade.

subterrania-2

Sub-Terrania funciona como uma versão bastante avançado jogo clássico de computador Thrust – manobrar sua nave enove rotacioná-la e apertar o botão B para acelerá-la. Você também pode se mover para trás, se precisar. O problema é que sua nave tem um suprimento bem limitado de combustível e você só pode acelerar por pouco menos de um minuto antes de precisar recarregar. Se você ficar sem combustível, a nave perde o controle e cai em direção ao solo. A gravidade é seu inimigo, e você está enfrentando as leis da física aqui – sua nave é constantemente puxada para baixo, e se você não aterrissar corretamente, sua nave vai quicar no chão e você levará um pouco de dano. E recargas de escudo são algo difícil de se achar.

subterrania-5

Suas missões geralmente incluem salvar prisioneiros de guerra, a la Choplifter. Geralmente existem inimigos por perto, logo você ter cuidado ao enfrentá-los para não acabar matando seus objetivos. Se muitos prisioneiros forem mortos por sua causa, você precisará voltar para para a base e “re-estabelecer” a missão (ou seja, resetar os prisioneiros). Até onde pude perceber, não há uma verdadeira penalidade para isso, além do gasto de combustível para voltar até a base. Na maioria das fases, existe um módulo submarino (“Sub-Module”) que você também precisa coletar. De acordo com o jogo, você precisa de ao menos seis deles para entrar nas fases subaquáticas – isso parece ser só uma desculpa do enredo do jogo, já que fora isso estes módulos são inúteis.

subterrania-6

Um conceito legal em Sub-Terrania é que para se completar as missões você não precisa ficar destruindo tudo. Na missão 3, por exemplo, requer que você destrua um laser de mineração, mas ele está guardado atrás de um escudo impenetrável. logo você precisa usar uma rede de espelhos, carregados pelo gancho de reboque de sua nave (o que a torna bem mais difícil de pilotar), para usar o laser contra ele mesmo – primeiramente destruindo a parece que leva ao gerador do escudo, e então usando o último espelho para fazer com que o raio laser seja refletido diretamente nele mesmo. É um truque bem legal que se fazer, e provavelmente uma das missões mais divertidas do jogo.

subterrania-4

Na época do seu lançamento, muitas revistas criticaram o Sub-Terrania pelo seu alto nível de dificuldade. E eles não estão completamente errados – o jogo é bem difícil, exigindo que você domine a física do jogo e memorize os melhore caminhos para cada missão, para otimizar o uso do seu combustível. Mas não é tão difícil quanto um jogo da série Contra, por exemplo.

subterrania-1

Tecnicamente falando, os visuais não são muito avançados, mas isso se dá principalmente pelo fato de que a Zyrinx não possuía um kit de desenvolvimento oficial da SEGA quando o criou. Na verdade, eles criaram o seu próprio kit – o que funcionou bem o suficiente para eles eles tivessem um produto quase pronto para enviar à SEGA para a sua aprovação. Mesmo assim, o jogo tem um visual fantástico para os padrões do Mega Drive, especialmente o terreno. A detecção de colisão é ótima, e os controles são extremamente sólidos.

subterrania-7

Mas a melhor parte do Sub-Terrania é a sua trila sonora. Composta por Jesper Kyd, a trilha conta com faixas impressionantes usando o chip FM do console. Praticamente todas as músicas do jogo tem mais de cinco minutos de duração, e são ótimas para se ouvir fora do jogo, se você curte um som como Juno Reactor.

Músicas

Carousel/Title

Crystal/Space Level 1

Heroes/High Scores

Vídeos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s