Especial Valis – Parte 3: Valis II para PC Engine

HG101_logo_SMALLER

logo-valisj

Por Sam Derboo – 20 de abril de 2014

Mugen Senshi Valis II (夢幻戦士ヴァリス II) / Valis II – PC Engine CD, PlayStation 3, PSP, PSVita (1989)

Em algum momento no fim dos anos 80, a Telenet começou à distribuir seus esforços de desenvolvimento à alguns estúdios semi-independentes, e fez dois deles criarem suas próprias interpretações de Valis II. Ambos têm a mesma base de história e personagens, mas fora isso são jogos totalmente diferentes. Pelo jeito ambos foram desenvolvidos em paralelo, mas a versão para o PC Engine CD-ROM² parece ter sido lançada algumas semanas antes. Ela foi desenvolvida pela Laser Soft – que como o nome implica, era uma subsidiária formada especificamente para jogos de mídia em CD [N.T.: a outra versão, para computadores domésticos, será coberta na próxima matéria deste especial].

valis2-pce-04

Valis II (PC Engine CD)

Desde o último jogo, Yuko segue sua vida como estudante colegial, mas recentemente ela tem sido atormentada por pesadelos, e novamente, monstros começam à invadir a cidade. Vecanti está sob ataque de um novo inimigo, o ciborgue Megas, que pretende destruir todos os seguidores restantes de Rogles (na versão em inglês ele é frequentemente referido como o governante de Vecanti por direito, que voltou para retomar seu trono – mas não se menciona o que aconteceu com a rainha Valia). Em seu desespero, os seguidores de Rogles tentam roubar a espada de Valis de Yuko, mas logo ela também é confrontada por Megas, que é revelado como sendo o irmão mais velho de Rogles. E acaba-se descobrindo que Yuko também tem alguns laços familiares esquecidos, e ela é realmente a filha de Valia, mas foi mandada para a Terra por medo de um futuro conflito pela sucessão do trono com sua irmã gêmea , a princesa Valna. Então agora as coisas se tornam pessoais para, já que ela luta para proteger sua família…

valis2-pce-18

Valis II (PC Engine CD)

Valis II foi o primeiro jogo da Laser Soft e o primeiro lançamento da Telenet em CD – logo pode-se perdar que o jogo é um pouco decepcionante. As cutscenes agora mostram mais do que só as cabeças, como era no primeiro jogo. Elas são agora parcialmente animadas, e com isso parecem muito mais dinâmicas, mas não são muito detalhadas, ou muito bem desenhadas. A trilha sonora em áudio de CD é bem estranha, com muitas das faixas começando bem silenciosamente e com uma mistura bizarra de instrumentos sintetizados. Não só as cutscenes são todas dubladas, mas há também umas provocações quando Yuko enfrenta algum chefe, mas como pode-se esperar da tradução de um jogo da época, a dublagem em inglês é tão ruim que chega à ser engraçada.

valis2-pce-10

Valis II (PC Engine CD)

Valis II introduziu uma ação de plataforma mais linear à série, mas elas são bem sem graça e chatas. Pelo menos metado do jogo é gasto correndo-se por fases planas e atirando em tudo que aparece. A espada Valis atira projéteis de longo alcance desde o começo, e o jogo acaba parecendo mais um “run-‘n-gun” do que qualquer dos outros. Como sempre, existem modos de tiro diferente à serem obtidos dos inimigos derrotados. Algumas vezes eles também deixam armas de apoio com usos bem limitados, como barreiras de proteção que circulam ao redor de Yuko, ou invencibilidade temporária. Elas são ativada simplesmente se pressionando para cima, logo é bem fácil acioná-las por acidente. Infelizmente, este é só um jogo de ação bem medíocre e pouco memorável, com exceção de algumas sprites de inimigos mais assustadoras.

MP3

Valis II – Act 5 (PC Engine CD)

Vídeos

Longplay em inglês:

Longplay em japonês:

Galeria

Semana que vem: Valis II para computadores!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s