Especial Valis – Parte 4: Valis II para computadores

HG101_logo_SMALLER

logo-valisj

Por Sam Derboo – 20 de abril de 2014

 Mugen Senshi Valis II (夢幻戦士ヴァリス II) – PC-88, PC-98, MSX2, X68000 (1989)

Diferente do outro Valis II, esta versão foi feita pela Renovation Game para computadores japoneses domésticos, neste caso o MSX2 e o PC-88. A primeira diferença que se nota é no clima do jogo, em comparação com a versão da Laser Soft – ela também conta a história da invasão de Megas em Vecanti, mas aumenta o sexo e violência em níveis jamais vistos na série Valis. Este é o único jogo da série clássica à mostrar nudez parcial, e é também o mais sangrento de todos. Enquanto a versão do PC Engine mostra Megas como algum tipo de anti-herói trágico, que finalmente morre nos braços de Yuko, aqui ele é um maníaco doentio que tem um robô-camaleão louco como conselheiro. No PC Engine, Valia apenas morre na cama em circunstâncias desconhecidas, mas aqui é Megas que a mata, atravessando-a com um soco através do peito.

Em teoria, estas versões de Valis II têm um design bem melhor que o do jogo par PC Engine. Há muito mais coisas nas fases (ao invés da reta interminável da primeira sub-fase), mesmo fazendo que que elas fiquem um pouco longas demais. Em duas fases, Yuko pode voar livremente, enquanto a tela faz scrolling automático, como num jogo de nave. Mas isso gasta constantemente itens especiais, e se o estoque de Yuko acabar, ela cai no chão, ou se tiver menos sorte, num abismo. Os chefes são insanos. Entre eles tem uma monstruosidade de várias telas de tamanho, como um monte de chifres, pernas, e cabeças de plantas que atiram em você, e um seguidor de Rogles que ataca de um robô gigante no formato do Rogles.

valis2-x68000-03

Pior que em Sailor Moon!

O sistema de powerups melhorou muito. Agora há uma tela separada onde o jogador pode escolher entre todas as armas que Yuko conseguiu até o momento, além de uma coleção de roupas diferentes. A maioria deles, como o pijama de Yuko da primeira fase, ou o seu uniforme de colegial são bem fracos estão ali só pelo visual, mas além da sua armadura Valis, Yuko pode encontrar armaduras especializadas em ataque e defesa, que podem  receber vários upgrades. “Armas” especiais de apoio também ficam aqui, e são recarregadas por um sistema de pontos similar ao do Castlevania. Se ela achar os upgrades correspondentes – alguns deles estão muito bem escondidos – Yuko pode parar o tempo, ficar invencível por alguns segundos e até recarregar um pouco da sua energia.

valis2-msx-07a

Mugen Senshi Valis II (MSX2)

Infelizmente, ambos os sistemas sofrem para processar toda a ação. Eles rodam tão mal que é quase impossível prever se um disparo inimigo vai te acertar, principalmente pelo fato de que a detecção de colisão está feita de forma bastante injusta contra o jogador. Valis II pode ser um jogo bem projetado, mas falha miseravelmente ao tentar executar suas enormes ambições.

Pelo menos até a Reno fazer um upgrade do jogo para o X68000 da Sharp. Eles não apenas substituíram todos os gráficos do jogo (mas as cutscenes foram meramente recoloridas), mas o jogo também roda bem melhor e é bem mais divertido do que a tentativa de jogo das versões 8-bit. Alguns fos segmentos mais chatos foram encurtados e alguns elementos injustos foram removidos (mas não todos – a dificuldade ainda é brutal), fazendo desta a melhor de todas as versões de Valis II, mesmo que num jeito “em terra de cego quem tem olho é rei”. A única desvantagem é a música, que às vezes soa um pouco abafada em comparação com os bem tons bem definidos das versões 8-bit.

MP3

Mugen Senshi Valis II – Sentimental Soldier (PC-88)

Comparativo de Fotos

Vídeos

Galeria

Semana que vem: Valis SD!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s