Especial Valis – Parte 6: Valis III

HG101_logo_SMALLER

logo-valisj

Por Sam Derboo – 20 de abril de 2014

Mugen Senshi Valis III (夢幻戦士ヴァリス III) / Valis III – TurboGrafx-16 CD, Mega Drive (1990)

Outro jogo da série Valis, outra ameaça ao Mundo dos Sonhos. Desta vez apresentando o ditador do Mundo dos Espíritos, Ramses (originalmente Glames in the Japanese version). Seu mundo está morrendo, então ele declara guerra à Vecanti e à Terra para assegurar ao sobrevivência do seu povo. Ou pelo menos é isso que ele diz, mas é tudo mentira: a verdade é que ele possui uma equivalente da Espada de Valis, chamada de Espada de Lassas, e as duas já foram uma vez usadas em um esforço combinado do Mundo dos Sonhos e do Mundo dos Espíritos para matar um gigante enviado como punição pelos deuses. Se as duas espadas se juntarem, garantirão ao seu portador o Poder Supremo, logo naturalmente, ele quer MUITO a Espada de Valis.

valis3-pce-04

Mugen Senshi Valis III (PC Engine CD)

Quem também está atrás da Espada de Valis é uma garota-demônio como chifres – Cham, mas ela busca libertar seu povo da tirania de Ramses. Logo ela se esgueira para dentro do quatro de Yuko à noite pára roubá-la, mas é então abduzida por um dos capangas de Ramses. Yuko obviamente recupera sua espada, mata o demônio e as duas garotas decidem enfrentar Ramses juntas.

valis3-pce-14

Mugen Senshi Valis III (PC Engine CD)

Valis III é onde a série finalmente começa à ficar boa. Em parte isso se dá pelos controles precisos (com exceção do bizarro comando de cima+pulo para dar o pulo longo) e um design de fases acima da média da série, mas a melhor coisa do jogo é a habilidade de se trocar entre vários personagens apertando-se apenas um botão, e cada um deles tem uma arma diferente. Yuko conta com um tipo de onda de energia, mas precisa carregá-lo por menos de um segundo após cada ataque para chegar ao alcance máximo. Cham é praticamente um personagem de tributo ao Castlevania, já que ela empunha um chicote que funciona igualzinho à arma da família Belmont. Logo as duas libertam a princesa Valna que estava pesa num cristal, e ela dispara tiros de energia mágica de seu bastão, se se espalham à medida que recebe upgrades.

valis3-gen-01

Mugen Senshi Valis III (Mega Drive)

Cada uma também conta com uma versão própria das três magias disponíveis – relâmpago, fogo e gelo – esta última congela os inimigos, que podem ser utilizados como plataformas. A escolha de personagem também resulta em diálogos diferentes com os chefes, mas a mudança de personagens é proibida durante a luta, e existem também certas fases que exigem uma heroína específica (Yuko, na maioria das vezes). Aqui também é onde o comando de “ground slide” aparece pela primeira vez, que está disponível para as três personagens, que não só apenas permite deslizar sob tetos mais baixos, mas também funciona como um mecanismo de esquiva em emergências.

valis3-gen-10

Mugen Senshi Valis III (Mega Drive)

Quando foi lançado, Valis III era de longe o jogo mais versátil, divertido e bonito da série. Ele logo foi portado para Mega Drive da SEGA – e desta vez é realmente uma conversão do mesmíssimo jogo ao invés de ser um jogo totalmente diferente – mas bastante reduzido para caber num minúsculo cartucho de 1MB. Não apenas as cutscenes foram substituídas por diálogos em texto, mas fases inteiras foram removidas nesta versão. Ok, o mega Drive ganhou uma fase nova exclusiva, mas isso não é nada em comparação com as quatro ou cinco que foram removidas. As fases que permaneceram são praticamente as mesmas, mas alguns fundos mudaram um pouco, com um scrolling em parallax mais efetivo. Se tem algo que o Mega Drive tem ao seu favor, são as lutas melhoradas contra os chefes. O melhor exemplo disso é o dragão d’água, que no PC Engine apenas põe a cabeça para fora da água para atacar o barco das heroínas, mas começa voando no Mega Drive.

MP3

Valis III – Game 1 (PC Engine CD)

Comparativo de Fotos

Vídeos

Galeria

Semana que vem: Remake do Valis I no Mega Drive!

 

Um comentário sobre “Especial Valis – Parte 6: Valis III

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s