Especial Valis – Parte 9: Valis IV

 

HG101_logo_SMALLER

logo-valisj

Por Sam Derboo – 20 de abril de 2014

Mugen Senshi Valis IV (夢幻戦士ヴァリス IV) – PC Engine CD (1991)

valis4-cover-pce

Capa do PC Engine

Ao longo de três jogos, a série Valis não evoluiu, narrativamente falando. Cada vez o demônio da semana ameça Vecanti e o mundo real, e Yuko tem que dar conta deles. Então para mudar um pouco as coisas, a Laser Soft substituiu a heroína e… contou exatamente a mesma história, de novo. Desde que a Yuko desapareceu misteriosamente ao fuim do terceiro episódio, uma geração se passou, e a nova protagonistas é uma jovem garota de Vecanti chamada Lena. As três heroínas do jogo anterior ainda aparecem, e envelheceram visivelmente. Valna é raptada pelo novo demônio tirano Gallagher, enquanto Cham lidera a resistência contra ele. Revela-se que Yuko virou uma deusa, e ela aguarda Lena para um teste que irá transformá-la na próxima Guerreira de Valis.

valis4-pce-04

Mugen Senshi Valis IV (PC Engine CD)

O jogo mantém a mecânica de três personagens que podem ser trocados do Valis III, e desta vez elas tem uma jogabilidade distinta umas das outras. Lena funciona exatamente como Yuko funcionava antes, logo ela ataca com uma espada e pode deslizar pelo chão. Sua irmã Amu tem uma arma-bumerangue que voa em ângulos estranhos, e ela pode dar um pulo duplo. Asfal é na verdade o pai de Gallagher, mas ele quer botar um fim no reinado de seu filho. Sendo um demônio, ele é bem grande e forte, e pode andar normalmente sobre obstáculos como espinhos e barreiras de energia sem se ferir. Seus ataques disparam cabeças azuis de lobo que deslizam pelo chão e não conseguem ferir inimigos voadores, mas são bastante destrutivos.

valis4-pce-06

Mugen Senshi Valis IV (PC Engine CD)

Cada personagem tem uma magia de ataque diferente, que requer que uma barra esteja carregada, mas cada vez que o joga é atingido, ela volta para zero. Uma vez que a barra está completamente carregada, a magia pode ser lançada com três níveis de força diferentes. A versão mais poderosa é devastadora, atacando quase toda a tela, mas a barra fica totalmente descarregada após seus uso.

valis4-pce-49a.png

Já que os três personagens agora tem jogabilidades tão diferentes agora, há uma mudança constante e chata para se enfrentar cada situação, e para a maioria dos inimigos um personagem é muito melhor preparado para derrotá-los do que os outros. Mudar por acidente para o personagem errado por der um pouco frustrante, especialmente nas lutas contra os chefes, onde o jogador está novamente preso com o personagem escolhido antes do combate. O jogo também é um pouco longo demais para o seu próprio bem – ele tem 9 atos grandes, cada um consistindo de várias sub-fases, logo ele fica facilmente repetitivo. O modo secreto de dificuldade Hard conta ainda com mais duas fases extra em cima disso tudo. Como um todo, Valis IV não é tão bom quanto o seu predecessor imediato, mas ainda sim é um dos melhores jogos da série.

valis4-pce-08

Mugen Senshi Valis IV (PC Engine CD)

Ele também não é tão bonito quanto o Valis III. Os inimigos podem ser até mais detalhados, mas a maioria das fases parecem bem apagadas e sem graça. A música é uma mistura estranha de estilos diferentes que você não esperaria ouvir num jogo como este, o que neste caso não é necessariamente uma coisa boa. Valis IV nunca foi lançado no ocidente, o em compensação nos poupa de mais uma terrível dublagem em inglês, mas ao mesmo tempo nos priva de entender a maior parte da sua história.

MP3

Valis IV – Action 7 (PC Engine)

Vídeos

Playlist com toda a trilha sonora:

Galeria

Semana que vem: Super Valis!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s