Por Sam Derboo – 20 de abril de 2014
Mugen Senshi Valis IV (夢幻戦士ヴァリス IV) – PC Engine CD (1991)

Capa do PC Engine
Ao longo de três jogos, a série Valis não evoluiu, narrativamente falando. Cada vez o demônio da semana ameça Vecanti e o mundo real, e Yuko tem que dar conta deles. Então para mudar um pouco as coisas, a Laser Soft substituiu a heroína e… contou exatamente a mesma história, de novo. Desde que a Yuko desapareceu misteriosamente ao fuim do terceiro episódio, uma geração se passou, e a nova protagonistas é uma jovem garota de Vecanti chamada Lena. As três heroínas do jogo anterior ainda aparecem, e envelheceram visivelmente. Valna é raptada pelo novo demônio tirano Gallagher, enquanto Cham lidera a resistência contra ele. Revela-se que Yuko virou uma deusa, e ela aguarda Lena para um teste que irá transformá-la na próxima Guerreira de Valis.

Mugen Senshi Valis IV (PC Engine CD)
O jogo mantém a mecânica de três personagens que podem ser trocados do Valis III, e desta vez elas tem uma jogabilidade distinta umas das outras. Lena funciona exatamente como Yuko funcionava antes, logo ela ataca com uma espada e pode deslizar pelo chão. Sua irmã Amu tem uma arma-bumerangue que voa em ângulos estranhos, e ela pode dar um pulo duplo. Asfal é na verdade o pai de Gallagher, mas ele quer botar um fim no reinado de seu filho. Sendo um demônio, ele é bem grande e forte, e pode andar normalmente sobre obstáculos como espinhos e barreiras de energia sem se ferir. Seus ataques disparam cabeças azuis de lobo que deslizam pelo chão e não conseguem ferir inimigos voadores, mas são bastante destrutivos.

Mugen Senshi Valis IV (PC Engine CD)
Cada personagem tem uma magia de ataque diferente, que requer que uma barra esteja carregada, mas cada vez que o joga é atingido, ela volta para zero. Uma vez que a barra está completamente carregada, a magia pode ser lançada com três níveis de força diferentes. A versão mais poderosa é devastadora, atacando quase toda a tela, mas a barra fica totalmente descarregada após seus uso.
Já que os três personagens agora tem jogabilidades tão diferentes agora, há uma mudança constante e chata para se enfrentar cada situação, e para a maioria dos inimigos um personagem é muito melhor preparado para derrotá-los do que os outros. Mudar por acidente para o personagem errado por der um pouco frustrante, especialmente nas lutas contra os chefes, onde o jogador está novamente preso com o personagem escolhido antes do combate. O jogo também é um pouco longo demais para o seu próprio bem – ele tem 9 atos grandes, cada um consistindo de várias sub-fases, logo ele fica facilmente repetitivo. O modo secreto de dificuldade Hard conta ainda com mais duas fases extra em cima disso tudo. Como um todo, Valis IV não é tão bom quanto o seu predecessor imediato, mas ainda sim é um dos melhores jogos da série.

Mugen Senshi Valis IV (PC Engine CD)
Ele também não é tão bonito quanto o Valis III. Os inimigos podem ser até mais detalhados, mas a maioria das fases parecem bem apagadas e sem graça. A música é uma mistura estranha de estilos diferentes que você não esperaria ouvir num jogo como este, o que neste caso não é necessariamente uma coisa boa. Valis IV nunca foi lançado no ocidente, o em compensação nos poupa de mais uma terrível dublagem em inglês, mas ao mesmo tempo nos priva de entender a maior parte da sua história.
MP3
Valis IV – Action 7 (PC Engine)
Vídeos
Playlist com toda a trilha sonora:
Galeria
Semana que vem: Super Valis!