Zanac – Parte 1 de 2: Zanac/Zanac EX

HG101_logo_SMALLER

zanaclogo

Por 

Zanac / Zanac EX – Famicom Disk System, NES, MSX, MSX2, PlayStation, Wii (1985)

 

Compile foi um dos mais prolíficos desenvolvedores de shooters do fim dos anos 80 e começo dos 90. Tendo começado como uma pequena empresa chamada Programmers-3, eles deram um suporte pesado ao MSX, e mais tarde trabalharam na maioria dos consoles, com uma variedade de distribuidoras. Zanac, lançado em 1985, não é o primeiro shooter desenvolvido pela Compile – este título pertence ao Devil’s Heaven de 1983, – mas é o jogo que definiu o formato que seria seguido em quase todos os seus futuros shooters. O jogo foi originalmente feito para o MSX, com versões revisadas sendo lançadas para o Famicom Disk System (no Japão) e para NES (nos EUA), juntamente com uma versão aprimorada chamada Zanac EX para o MSX2. Todas elas foram publicadas pela Pony Canyon.

zanacnes-7

Zanac (NES)

Existem três membros principais no time de shooters da Compile, que começaram com o Zanac. Masamitsu “Moo” Niitani é um designer de jogos e também o presidente da empresa; mais tarde os jogos passariam à tê-lo mais no papel de produtor. Kouji “Janus” Teramoto é primariamente um artista gráfico e Takayuki “Jemini” Hirono é o programador principal. A música de Zanac (e de vários outros títulos da Compile até o fim dos anos 80) composta por Masatomo Miyamoto.

images

Zanac (MSX)

A história é sobre um artefato, criado por uma civilização alienígena à muito perdida, clamado de “Sistema”. Depois que a humanidade tentou (e falhou) controlar o seu poder, ele sai do controle e ataca a Terra, que por sua vez contra-ataca com o caça espacial Zanac, que é pequeno o suficiente para passar através de suas defesas. O nome “Zanac” é um anagrama para “Nazca”. o cenários de montanhas e planícies é quase idêntico ao do Xevious da Namco, lançado dois anos antes, onde apareciam as místicas linhas de Nazca. Elas não aparecem em Zanac, mas a semelhança do cenário é clara. Mas esta conexão só se aplica à versão para MSX, já que nas demais versões o visual mudou substancialmente.

zanac-msx3

Zanac (MSX)

A maior atração no Zanac é a “inteligência artificial” que determina os tipos de inimigos que o jogo mandará contra você. Isso se baseia, principalmente, no poder da sua arma e qual arma você está usando, juntamente com o quão rápido você metralha o botão de tiro. No original para MSX, há um indicador chamado “ALC” (“Automatic Level Control”), um número hexadecimal que indica qual é o comportamento da IA (é claro que não há nenhum contexto para o que as letras ou números significam, isso só mostrado para aparecer bacana). Este é um dos primeiros conceitos de “ranking”, com o jogo alterando o nível de dificuldade de acordo com o desempenho do jogador.

Zanac_MSX_gameplay

Zanac (MSX)

Existem dois tipos de armas em Zanac. Sua arma principal é um tiro único, que pode ser aumentado em vários níveis. Em cada fase, existem várias formações com três caixas, uma ao lado da outra. Geralmente uma está vazia, uma dispara tiros, e outra contém um item que aumenta a sua arma principal (este padrão moda dependendo do seu ranking). Pegar qualquer powerup também te deixa temporariamente invencível, o que adiciona um elemento extra de estratégia.

Zanac_Area11_D

Zanac (NES)

Você também está equipado com uma arma secundária, que é determinada pelos números de 0 a 7. Por padrão, você tem a arma 0, que é dispara nas oitos direções ao mesmo tempo. As demais armas podem ser encontradas em caixas no cenário, ou em carregadores voadores. Estes últimos geralmente ciclam entre diferentes números, permitindo que você escolha qual arma deseja pegar. Armas podem ser aumentadas  e recarregadas pegando-se powerups do mesmo número.

135548-zanac-a-i-msx-screenshot-zanac-87-has-a-revised-panel

Zanac (MSX)

O grande arsenal é uma das características do jogos da Compile. Algumas são focadas no ataque, outras são mais defensivas, feitas para trabalharem em conjunto com sua arma principal. A arma que atira nas oito direções é relativamente poderosa, considerando-se que é a arma padrão. A arma 2 é um escudo, enquanto a arma 3 dispara várias bolas de energia em um círculo ao redor do seu escudo. A arma 6 é essencialmente uma smart bomb, matando praticamente tudo na tela. Cada uma destas armas (com exceção da  0) são limitadas, ou por tempo ou em uso, mas podem ser recarregadas ao pegar mais powerups. Se você morrer, tanto sua arma principal como a secundária são resetadas.

zan04

Zanac (NES)

O scrolling é extremamente rápido, e raramente há um momento de slowdown. Quando acontece (e isso é parte do design da fase, não da IA), é numa luta contra um chefe. A maioria deles são bases no solo, formadas por várias torres brilhantes, que abrem e fecham para inundar a tela de projéteis. Esse tipo de inimigo é uma marca registradas dos primeiros shooters da Compile. Há um limite de tempo para destruí-los, mas o jogo é generoso o suficiente para mandar powerups durante a batalha, logo você conseguirá armas novas mesmo se elas se esgotarem ou você morrer.

zanacex-1

Zanac EX (MSX2)

Se existem algo para se reclamar do Zanac é que não há muita variação entre as fases, fora os chefes que são um pouquinho diferentes. Ele também é é um jogo longo – uma partida completa leva quase uma hora (jogos longos são outra característica dos shooters da Compile). Ele também é incrivelmente difícil – A IA não é exatamente equilibrada e manda uns padrões de inimigos quase impossíveis contra você, então existem estratégias estranhas para enganá-la. Para aliviar isso, o jogo é bem generoso ao te dar vidas extras, tanto como itens quanto como bônus por pontuação.

zanac-ex

Zanac EX (MSX2)

Este é o maior problema com a versão original para MSX release. Quase não há variação de terreno nas primeiras sete fases, apenas algumas planícies verdes e oceanos azuis. É só na oitava e última fase que isso muda para representar a base final inimiga.

zanacex-3

Zanac EX (MSX2)

A maior mudança na versão para FDS/NES é a mudança nas fases –  são agora 12 ao invés de 8, cada uma com um design próprio, então parece menos repetitivo. A versão para MSX2 usa cores e terrenos diferentes, mas  fora isso é baseada na mesma estrutura de fases do NES/FDS. A versão para MSX também tem o típico problema do scrolling quadro a quadro (mas não tão ruim quanto em outros shooters como os da Konami) mas a versão para MSX2 tem um scroll bem mais suave. As versões para FDS/NES/MSX2 também tem algumas armas diferentes, além de removerem a barra lateral e tem as informações em outra parte da tela, aumentando a área de jogo. Entre as versões para FDS e NES existem algumas diferenças pequenas no comportamento dos inimigos, mas são basicamente as mesmas.

hqdefault

Zanac EX (MSX2)

Existem vários segredos escondidos no Zanac, como aumentar suas armas automaticamente, resetar a IA ou pular de fase. Existem também bônus que aparecem tanto na forma do Randar, o alien azul (ou vermelho) sorridente que era o mascote da Compile, ou de uma fada chamada Rio.

zanacex-1-272x240

Zanac EX (MSX2)

Apesar de todos os jogos da Compile terem melhorado e refinado a fórmula apresentada no Zanac, ele ainda é um shooter bem intenso e profundo, com uma trilha sonora bacana (e repetitiva). Também é fascinante ver os primóridos do gênero do shooter vertical.

Ambas as versões para FDS e NES de Zanac estão presentes no Zanac X Zanac para PS1, juntamente com o modo “Special”, que conta com algumas alterações.

Comparativo de Fotos

 

Vídeos

À seguir: Zanac X Zanac!

5 comentários sobre “Zanac – Parte 1 de 2: Zanac/Zanac EX

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s