Jagur 5 (Compile, 1987)

HG101_logo_SMALLER

Por 

jagur__]

Jagur 5 (ジャガー5) – MSX (1987)

Cover

A Compile foi uma prolífica desenvolvedora de jogos ao longo da maior parte dos anos 80 e começo dos 90, famosa por seus ótimos shooters (ZanacMUSHA AlesteBlazing Lazers) e eventualmente sua série de puzzles Puyo Puyo. Um dos seus título menos conhecidos, lançado para o MSX em 1987 pela Hudson, se chama Jagur 5.

Jagur-1987-Hudson-J_0079

Ao julgar pelo logotipo na caixa, o título provavelmente deveria ser “Jaguar”, mas cada uma das letras do título também correspondem aos cinco heróis: Jef, Ann, Goardic, Ukon e Roger. Estes comandos foram enviados á um país no sudeste asiático para acabar com um cartel de drogas. O jogo começa com você controlando apenas Jef, explorando uma cidade, matando inimigos e juntando dinheiro, tendo como objetivo encontrar seus compatriotas, que estão espalhados randomicamente pelo jogo. Uma vez que você junta toda a sua equipe, você parte de jipe para a selva, onde deve caçar cada um dos líderes do cartel e matá-los. Matar inimigos te dá dinheiro (e munição também), que pode ser usado para comprar armas, bandagens, comida e coletes à prova de balas.

jagur_2

Neste jogo você controla o esquadrão inteiro ao mesmo tempo, com um deles designado como líder e os demais marchando na formação que você escolher. uma vez que você chega à luta contra um chefe, o jogo muda para uma visão lateral, para uma luta um contra um. Curiosamente, apesar dos personagens serem basicamente idênticos quando correm pela selva, cada membro tem suas armas exclusivas nesta parte do jogo, com o lança-chamas de Ann e a bazuca de Goardic sendo as mais úteis.

Jagur-1987-Hudson-J_0068

 

O jogo não se leva muito à sério, o que fica aparente com a maior parte dos inimigos sendo monges malvados, e uma chefe de fase sendo uma velhinha vestindo um jaleco de laboratório. Há até uma fase onde você deve levar uma garota da vila para fazer compras. Tudo isso lado a lado com os estereótipos de filmes “macho man” dos anos 80, que obviamente inspiraram o jogo. Este também é um ótimo conceito para um RPG, que só acabou sendo realizado muito mais tarde pela Sir-Tech (e de forma bem diferente) na série Jagged Alliance.

Imagem da capa fornecida por Generation MSX.

Mais Fotos

Vídeos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s