Battle Mania Daiginjou (Shooters no Mega Drive)

daigin__

HG101_logo_SMALLER

Por 

daigin-

Battle Mania Daiginjou (バトルマニア大吟醸) – Mega Drive (1993)

bm2

Trouble Shooter Battle Mania não se tornou absurdamente popular nem no Japão e nem nos Estados Unidos, mas seus criadores ficaram tão felizes com o seu resultado final que começaram a trabalhar numa continuação, chamada Battle Mania Daiginjou. Ele foi lançando numa quantidade bem menor que do Battle Mania, tornando-o um título mais obscuro, o que é uma tristeza, pois este é um dos melhores shooters do Mega Drive.

daigin2

Agora a missão de Mania e Maria é mais pessoal. O vilão do primeiro jogo, Morgstein (chamado de Blackball e Trouble Shooter) voltou dos mortos. Impressionado com o apetite por destruição de Mania, ele tenta sequestrá-la para transplantar seu cérebro para o computador de um tanque gigante que ele criou na esperança que criar a arma definitiva. Mania e Maria obviamente não querem participar disso e novamente começam uma onda de destruição por Heisei Babylon.

daigin15

Daiginjou começa estourando, e o senso de urgência da primeira fase é completado com Mania lutando sozinha à noite (Maria ainda está dormindo). Os inimigos da  primeira fase são todos reflexos dos inimigos do primeiro jogo, com espíritos mágicos e monstros inspirados em youkais, ao invés dos esperados aviões e mísseis.

1502141865228

Apesar do visual mais sombrio da fase inicial e da trilha sonora mais intensa, os personagens e o texto estão mais engraçados do que nunca, com Maria mais preocupada em curtir a praia do que tentar descobrir o que Morgstein está tramando e Mania está mais preocupada em como sustentar sua dieta à base de fast food. Fazendo jus ao “Vintage” do título do jogo, Daiginjou é ao mesmo tempo mais avançado e bem acabado que o seu predecessor.

daigin16

Os controles são os mesmos do primeiro jogo mas com algumas novidades bem vindas que podem ser escolhidas antes de começar o jogo. A primeira é quanto ao drone que segue Mania e Maria pela fase. Ao invés de segui-las, ele pode ser configurado para voar ao redor delas, ou até voar na direção oposta à que elas se movem. Mais legal ainda são as duas novas opções para se controlar a Mania. Agora o jogador pode escolher ter ela e Maria sempre viradas na mesma direção, permitindo que elas causem o máximo de dano em um alvo não importando o lado da tela que estiver. Mas ainda mais ambiciosa é a opção que permite Mania atirar em quaisquer uma das oito direções, e travar numa direção ao se manter apertado o botão de tiro.

daigin22

Você pode até pensar que essas frecuras extras são para pode oferecer mais níveis de dificuldade, mas o “Team Space Ironmen” sabe exatamente o que está fazendo: todas as três opções são formas igualmente viáveis de se jogar o jogo, e nenhuma delas torna o Daiginjou mais ou menos desafiador. É bastante interessante experimentar o jogo em todos os três modos e ver que enquanto alguns poucos inimigos ficam um pouco mais fáceis em alguns modos (as aranhas gigantes da primeira fase são bem mais fáceis de matar quando Mania pode atirar para cima, por exemplo), no geral é uma ótima maneira de tornar o jogo acessível para jogadores acostumados as mais variados métodos de tiro de seus jogos de ação.

1502141297321

Daiginjou não oferece só músicas gráficos e controles melhores, mas agora tem nove fases, comparadas as seis do Battle Mania! E o que mais impressiona que como no primeiro jogo, cada fase é completamente única, com alguns inimigos exclusivos. Entre os destaques estão um longo combate contra um enorme trem endemoniado e uma fase num com um fundo bacana que gira e termina com uma luta contra um chefe que parece ter saído de Gunstar Heroes ou do Contra: Hard Corps. Para manter a tradição, à aqui também uma tirada de sarro da Nintendo (mas dessa vez mais discreta) com a inclusão de uns inimigos de capa amarela que parecem muito com o Mario em Super Mario World.

1502142375446

Do começo ao fim, percebe-se que muita dedicação foi colocada em cada aspecto do  Battle Mania Daiginjou, e é uma pena que ele não tenha recebido um lançamento maior. Dito isso, alguém da Vic Tokai e da SEGA gostou tanto dos personagens que elas fizeram uma participação no jogo Segagaga, do Dreamcast.

Segagaga-Cameo

Segagaga

Infelizmente, já que Daiginjou recebeu um tiragem bem menor que qualquer outro título da Vic Tokai, e só foi lançado no Japão e na Coréia do Sul (sob o nome Battle Mania: Daeum Yang), pouquíssimas pessoas tiveram a chance de jogá-lo. Sendo um jogo dificílimo de se achar, combinado à ótima qualidade do jogo, conseguir um carticho original é algo impossível para muitos. Além disso, ambois Trouble Shooter/Battle Mania e Battle Mania Daiginjou nunca foram relançados ou portados para nenhum outro sistema, fazendo da emulação a única forma de jogá-los hoje em dia.

daigin4

A boa notícia é que Daiginjou recebeu uma excelente tradução feita pela M.I.J.E.T., permitindo que o ocidente possa apreciar tanto a ação do jogo quanto os seus diálogos engraçados.

daigin18

Vídeos

Cancelado: Battle Mania NY: Gankutsujou (バトルマニアNY岩窟女王 ) – PlayStation / Saturn / Dreamcast (??)

Tecnicamente, Daiginjou é o último is jogo da série Battle Mania / Trouble Shooter, mas haviam planos para um terceiro jogo, entitulado Battle Mania NY: Gankutsujou. O título é trocadilho com Gankutsuou, o título japonês de O Conde de Monte Cristo, mas trocando a palavra para “rei” (“ou”) por “rainha” (“jou”). Alguns documentos revelam que ele foi inicialmente planejado para PlayStation e Saturn, e eventualmente um documento de design foi criado sobre o jogo para Dreamcast. Renderizado completamente em 3D, incluiria oito fases, e alterna entre três perspectivas diferentes: visão lateral (como nos jogos para Mega Drive), visão de cima, e visão por trás (como em Space Harrier). Este documento foi retirado do Nazo no Game Makyou 4 e inclui uma entrevista completa com o diretor, Takayan.

Agradecimentos à Kid Fenris por desenterrar este livro, de onde estes documentos foram escaneados.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s