Especial Aleste – Parte 1: Aleste

HG101_logo_SMALLER

Por 

aleste__

Aleste / Power Strike (アレスタ) – Master System, MSX2, Windows, Wii (1988)

Apesar da mudança de nome, Aleste é a continuação de Zanac. Isso se deu por que o copyright do nome Zanac pertencia à Pony Canyon, e Aleste (e os jogos subsequentes) foram então publicados pela própria Compile ou por alguma outra empresa. O nome foi utlizado em vários shooters subsequentes da Compile, mas este nome foi mudado nos lançamentos fora do Japão. De acordo com Masamitsu Niitani, esse nome foi baseado no título de um doujinshi que um deles havia publicado. Outra teoria é que o nome veio de “lightning arrester”, o nome em inglês de um dispositivo para proteger fiação elétrica e de comunicações dos raios.

alestesms-4

Master System

Aleste foi primeiramente lançado para o Mark III/Master System da SEGA no começo de 1988, seguido por um lançamento para o MSX2 mais tarde naquele ano. A versão para Master System foi lançada fora do Japão com o título de Power Strike. A versão americana só foi vendida por compra via correio diretamente com a SEGA, e tem uma capa diferente, monocromática. As outras versões para outras regiões usam a mesma arte da versão japonesa, mas fora isso são idênticas.

alestemsx-3

MSX2

Fundamentalmente, o jogo é extremamente similar ao Zanac. A principal diferença é que o trio de caixas de powerup se foram, e no lugar deles pequenas naves deixam itens “P” quando são destruídas. Se você coletar o suficiente destes, seu tiro principal fica mais forte. Os prédios que deixavam bombas que limpam a tela também foram removidos. As armas secundárias foram renumeradas de 1-8 (ao invés de  0-7), a a arma principal, um tiro em todas as direções, ainda é o mesmo. Entretanto, muitas das armas secundárias são completamente novas, incluindo um tiro carregado, que cria uma pequena bola de energia à frente de sua nave, que age como um escudo, até você dispará-la; uma bola que gira ao redor de sua nave e te protege de disparos; um tiro em onda que você pode mirar. Muitas destas armas se tornaram algo padrão nos shooters seguintes da Compile. O jogo também conta com a sistema de IA para geração de inimigos.

alestesms-5

Master System

Em ambas as versões os gráficos são bem melhores em comparação ao Zanac, com cores mais vibrantes e uso mais consistente. A versão para SMS tem suporte tanto para PSG quanto para FM, enquanto a versão para MSX2 só tem suporte para FM, através do formato MSX-MUSIC.

aleste-1

MSX2

A história desta vez conta que criaturas vegetais malignas, lideradas pelo computador “Dia 51”, assumiram o controle do planeta, logo você enfrenta cipós monstruosos e outros tipos de vegetação. na versão para Master System, isso só aparece no manual, mas a versão para MSX2 tem cutscenes de abertura e encerramento que detalham a invasão. Elas também dão um nome ao piloto – Ray Wizn, que tem um motivo pessoal para participar da luta, depois que sua namorada Yuri foi ferida no ataque. Ao planeta sob ataque se chama Rimaru, mas o manual para Master System diz que o jogo se passa na Terra.

ales-int

MSX2

A versão para Master System só tem seis fases (mais uma secreta, a “Area 0”), enquanto a versão para MSX2 tem oito, incluindo uma primeira fases completamente nova que se passa sobre uma cidade em ruínas. O tamanho da ROM da versão para MSX2 tem o dobro de tamanho (2 Mb ao invés 1 Mb), que que explica a diferença. A versão para MSX2 também foi lançada em disquete.

alestemsx-5

MSX2

Apesar de parecer que a versão para MSX2 seria a definitiva, ela sofre de muito flickering e slowdown. Isso também acontece na versão para Master System, mas é ainda pior no MSX2, onde a ação fica em uma velocidade rastejante facilmente, dependendo da arma que você estiver usando.

aleste8

MSX2

Existe também uma versão bônus de Aleste no Disk Station volume 1 para MSX. Ela inclui uma fase nova, em um nível de dificuldade bem alto. Versões em inglês do Aleste do MSX2 costumavam estar disponíveis para Windows e iOS, distribuídas pela Woomb. However, mas este não é mais o caso.

Comparativo de Fotos

Mais Fotos

MSX2:

Master System:

Vídeos

Em breve: Aleste Gaiden!

 

3 comentários sobre “Especial Aleste – Parte 1: Aleste

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s