Especial Aleste – Parte 2: Aleste Gaiden

HG101_logo_SMALLER

Por 

h_alestegaiden

Aleste Gaiden (アレスタ外伝) – MSX2 (1989)

aleste-gaiden-front

Capa da Disc Station

Lançado dois meses antes do Aleste 2, Aleste Gaiden foi lançado como parte do pacote de especial de outono da Disc Station, que também inclui o estranho jogo de simulação Children Wars. Como diz o título, esta é uma “side-story” da saga Aleste, que se passa em uma dimensão alternativa. Ao invés de pilotar uma nave, você controla um soldado vestindo uma armadura ninja cibernética, codinome Aleste, através de uma paisagem apocalíptica (você sabe disso porque a primeira fase tem dúzias de cabeças da Estátua da Liberdade enterradas no chão).

alestegaiden-1

Comparado à outros shooters para o MSX, Aleste Gaiden está entre os mais simples. Existem apenas três tipos de powerups – shurikens amarelas, chamas vermelhas e lasers azuis – além de plus options que te seguem. Estes powerups vêm em cápsulas com o kanji de “chikara”, que significa “poder”. Você também pode pular, mas isso só é utilizado para se saltar sobre buracos e não pode ser usado para se esquivar de tiros. Você pode bater no cenário sem se ferir, à menos que você seja prensado na borda da tela. Este jogo não conta com os padrões de inimigos gerados por IA como nos outros jogos, e o posicionamento deles é um pouco esparso. Se você morrer você é mandado de volta para um checkpoint, à menos que esteja lutando contra um chefe.

alestegaiden-2

A sprite principal é simples e com pouco detalhe, mas os chefes são muito mais bacanas. Só existem cinco fases ao todo, incluindo algumas bases futurísticas e uma fase ao estilo japonês. A música é muito boa, e a música de uma das fases foi composta por Toshiaki Sakoda, que mais tarde faria a trilha sonora de Musha Aleste. A maioria das demais músicas vieram do Golvellius.

alestegaiden-5

Visualmente, fora o nome da armadura e do jungle de fim de fase, não parece haver muita relação com os demais jogos da série Aleste. Mas no fim do jogo é revelado que você está na verdade jogando com Ray Wizn, o herói do primeiro Aleste, e o inimigo que você está enfrentando é o maligno computador Dia 51, o inimigo em vários jogos da série.

aleste-gaiden-artwork

Considerando Aleste Gaiden não foi lançado como um jogo “completo”, não é lá muito justo julgá-lo pelos padrões dos outros jogos. Ele é um tanto curto e fácil, mas ainda sim contém dos os elementos principais de um ótimo shooter da Compile. Ele também é o começo de uma sub-série que continua nos vídeogames da SEGA, que inclui Musha Aleste e Robo Aleste.

Mais Fotos

 

Vídeos

À seguir: Aleste 2!

Um comentário sobre “Especial Aleste – Parte 2: Aleste Gaiden

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s