Especial Aleste – Parte 3: Aleste 2

HG101_logo_SMALLER

Por 

header_aleste2

Aleste 2 (アレスタ2) – MSX2 (1989)

78812_front

Capa do MSX2

Aleste 2 se passa vinte anos depois da destruição do Dia 51. O Emperor Gaizel, de Vagant (AKA Bargund) chegou até a Terra, e quer transformar o planeta em seu jardim de prazeres particular. Durante o ataque inicial dos Vagants, Ray Wizn é morto, deixando sua filha Ellinor no cockpit do piloto, não só para salvar a Terra, mas também para vingá-lo.

aleste2msx-3

Fundamentalmente nada mudou em comparação com o original. Os gráficos melhoraram e há algumas vozes digitalizadas que são tocadas quando você começa sua missão. Há ainda algum flicker e slowdown, mas não no mesmo nível do jogo original do MSX2. No começo do jogo você pode escolher sua arma principal, mas ela recomeça do nível mais baixo quando você morre. As armas em si também são novas, mas os ícones caem em direção ao rodapé da tela, ao invés de flutuarem em direção ao topo. Existem também esferas vermelhas, que giram ao redor de sua nave e absorvem fogo inimigo. Você também pode mudar a velocidade de sua nave usando a tecla “Stop”.

aleste2-2

Zanac Aleste são ambos bem difíceis, mas Aleste 2 leva isso à níveis insanos. O nível de dificuldade é determinado pelo disco com que você inicia o jogo, mas ao segurar o botão “Select” no teclado antes da tela de equipamento, você abre uma tela para mudá-la. No nível mais fácil, “Human”, dá pra se chegar até a metade do jogo. Nos modos “God” e “Oni”, até mesmo a primeira fase é praticamente impossível.

aleste2-4

A história do jogo tem uma ênfase maior, que fica aparente no design do fundo das fases. Enquanto Zanac e Aleste se passam no espaço e sobre terrenos e bases genéricas, as primeiras fases de Aleste 2 se passam sobre a Terra, o que lhe dá um visual mais familiar. Um dos chefes é até um avião comum que foi infestado por plantas. Na quarta fase, você é teleportado para uma dimensão alternativa, para enfrentar o inimigo final. Mas obviamente este não é o fim do jogo, e depois de se derrotar o chefe, há uma cutscene onde Ellinor fala com o maligno Oficial Brafwell, que revela que ela caiu em uma armadilha – devido à dilatação de tempo nas dimensões alternativas, três meses se passaram na Terra, permitindo que ela fosse completamente dominada. Após encher o seu corpo de balas, ela volta para lutar na paisagem infestada, com quatro outras fases até que a nave-mãe Vagant seja derrotada de uma vez por todas.

aleste2-3

Estranhamente, o fim do jog mostra Rosa, um dos oficiais de Bargund, aparentemente assinando a paz com Ellinor. Isso deixa no ar possíveis continuações, mas esta história em particular nunca foi finalizada. Houveram vários jogos da série Aleste depois deste, mas nenhum deles se passa nesta mesma timeline.

aleste2msx-2

Os volumes 8 e 9 da Disc Station da Compile incluem arranjos das fases 4 e 7, respectivamente. A Compile havia inicialmente planejado em portar este jogo para o Mega Drive, mas o projeto acabou sendo alterado para o que acabou se tornando o Musha Aleste.

Mais Fotos

 

Vídeos

À seguir: Musha Aleste!

Um comentário sobre “Especial Aleste – Parte 3: Aleste 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s