Fight! Digan no Maseki (Artec, 1988)

HG101_logo_SMALLER

diga___.png

Digan no Maseki (ディガンの魔石) – PC-88, PC-98, MSX2

Digan-no-Maseki-Art-Resized

Digan no Maseki (“A Pedra Mágica de Digan”) é um RPG tão diferente lançado apenas Japão, para computadores. Ele começa com um jovem casal, Dino e Abiria, se casando, Em sua viagem de lua de mel, eles recebem uma terrível previsão de seu futuro. Quando eles retornam, a jovem noiva é acometida por uma doença misteriosa que a desfigura, então cabe à Dino partir numa aventura para encontrar uma cura.

diganmsx3

MSX2

Desenvolvido pela Artec, este título se destaca por dois motivos principais: primeiramente, já que Dino é só um cara normal em uma longa jornada, ele é muito mais realista que os outros RPGs. O jogo funciona num ciclo de dia e noite, e você não precisa só se alimentar, mas também descansar. Ferimentos e doenças são comuns – você pode pegar um resfriado de um NPC doente, ou uma DST por visitar a zona da luz vermelha – e você deve se curar se não quiser que o seu desempenho caia. Matar monstros não dá muito dinheiro, então você deve ganhar dinheiro como faria na vida real: arranjando um trabalho e ganhando pagamentos. Apesar de várias outras pessoas se juntarem à você em sua aventura, eles agem por conta própria, tanto dentro quanto fora dos combates. Seu relacionamento com eles importa, e sua lealdade depende de como você interage com eles.

diganmsx6

MSX2

Além disso, a arte foi feita pelo ilustrador Naoyuki Kato, que também fez a arte das versões japonesas de The Guardian Legend (Guardic Gaiden) e Space Megaforce (Super Aleste). Ao invés de usar personagens coloridos ao estilo mangá, como nos demais RPGs de computador, a arte foi digitalizada de suas ilustrações e adaptada usando técnicas de pontilhamento devido à limitação de cores dos hardwares da época. E também o mundo é ao mesmo tempo distinto e expansivo, com várias raças diferentes. Soando tudo isso, esta é uma mistura única de design oriental e ocidental que torna o jogo extremamente original, especialmente para a época. A versão para PC-88 usa o driver de sintetizador FM escrito por Hitoshi Sakimoto, o que lhe dá uma rica textura similar à outros títulos em que ele trabalhou, como Gauntlet IV para o Mega Drive e Shippu Mahou Daisakusen para os fliperamas e Saturn (apesar de naprática ele não ter composto as músicas de Digan no Maseki).

Mais Fotos

MSX2:

PC-98:

Vídeos

Abertura no MSX2:

Trilha sonora no PC-88:

Abertura no PC-88:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s