Snatcher – Parte 2 de 2: Consoles

HG101_logo_SMALLER

Por 

snat

Snatcher (Consoles): PC Engine Super CD, Sega CD, PlayStation, Saturn

 

Em 1992, Snatcher foi lançados para consoles pela primeira vez, para o PC Engine Super CD. Todos os gráficos foram aprimorados para tirar proveito da paleta de cores maior, mas o estilo de quase todas as salas permaneceu praticamente o mesmo. A interface é inteiramente controlada por menus e foi bastante condensada, e o script foi muito expandido. Todas as cenas importantes são dubladas, e muitas das músicas são em áudio de CD, que foram trazidas do álbum de faixas arranjadas Snatcher Zoom Tracks, que havia sido lançado anteriormente. Mas a maior mudança é que agora a história tem um fim. As versões para MSX2 e PC-88 terminam no Ato 2, em um cliffhanger sofrido. A versão para PC Engine adiciona o Ato 3, onde Gillian e Jamie descobrem a verdade sobre seus passados, assim como a origem dos Snatchers. É em sua maior parte não-interativo, com poucas sequências de investigação e uma cena de tiro, uma primeira amostra da paixão de Kojima por cenas cinematográficas extremamente longas. Ainda assim, é um final espetacular, que até deixa espaço para uma continuação, que há ainda de ser lançada.

SNATPCE-9

PC Engine

Há também o Snatcher Pilot Disc para o PC Engine, lançado antes do jogo em si. Ele tem todo o tipo de informação sobre o universo do jogo – a maior parte dela encontrada no banco de dados do computador Gaudi, assim como alguma arte do jogo, algumas músicas, uma entrevista com uma das dubladoras e um demo jogável.

149953-Snatcher_-_Pilot_Disk_(NTSC-J)-1459647179

Pilot Disk (PC Engine)

A versão para SEGA CD foi a única lançada em inglês, e só foi lançada nos Estados Unidos e na Europa, não tendo sido lançada no Japão. É baseada na versão para PC Engine CD, com umas poucas cenas extras. Os visuais são praticamente idênticos, já que os gráficos redesenhados da versão para PC Engine não utilizavam muitas cores para começo de conversa, logo eles puderam facilmente serem passados para a paleta de cores limitada do SEGA CD. Há uma introdução estendida com imagens alternativas da cidade de Neo Kobe City e uma cena curta com Gillian contando à sua esposa que ele irá se tornar um JUNKER. Da mesma forma, o ato final da versão para SEGA CD foi estendido com um pouco de exploração e mais umas cenas de ação, dando à ele um pouco mais de interação. E originalmente, JUNKER significava Judgement Uninfected Naked Kind & Execute Ranger na versão japonesa, mas isso foi alterado para Japanese Undercover Neuro Kinetic Elimination Ranger, pois afinal, o signifcado anterior era bem idiota.

snatchersegacd-4

SEGA CD

Apesar da comoção na época sobre a violência nos vídeogames, muito pouco da violência foi censurada. A única parte removida foram as entranhas se mexendo quando você encontra um cachorro morto. Várias revistas publicaram um código que supostamente removeria a censura do jogo (digitar “KONAMI” no computador Jordan) mas no fim das contas ele não fazia nada. Alguns nomes foram alterados – o computador Gaudi agora se chama JORDAN, o Tricycle agora se chama Turbocycle, Alta Mira agora é Alton Plaza, e a loja no mercado negro Joy Division agora se chama Plato’s Cavern. |Alguns detgalhes menores foram alterados por questões culturais – na versão japonesa, a comida encontrada no estômago de Gibson é carne de baleia, mas se tornou carne de búfalo em inglês. Em Alton Plaza, há uma placa que diz “GREAT MEALS”, mas as luzes de neon estão mais fracas em algumas letra, logo se lê “EAT ME”. Na versão japonesa, há uma placa de diz “PACHINKO”, mas apenas as letras “CHINKO” estão acesas (“chinko” é uma gíria para pênis). E uma mudança mais estranha é que Harry tem uma foto da Marilyn Monroe em todas as versões exceto no SEGA CD, onde ele tem um retrato da Madonna.

SNATPCE-7

PC Engine

A idade de Katrina foi alterada de 14 para 18, e a sua pergunta (antes dela abrir deixar você entrar) antes era sobre suas três medidas, e foi alterada sobre a marca de nascença em sua coxa. Há também um pouco de nudez na versão para PC Engine – quando você mata Lisa, seus seios saem do vestido, e você vê Katrina no chuveiro. Você também pode roubar sua calcinha na versão para PC Engine. Gillian também dá uma de tarado para cima de Katrina (e outras mulheres), algo que também mudou. Apesar de Gillian ainda flertar com todas as mulheres do jogo, alguns aspectos mais controversos foram diminuídos (originalmente, quando Katrina pede para ver sua identificação, uma de suas opções é “prova de masculinidade”). Há também um filme pornô que você encontra em Plato’s Cavern, que você pode assistir – o vídeo não aparece, mas há vários efeitos sonoros. Gillian fica babando e Metal Gear fica puto. Além disso, muita coisa foi adicionada, como biografias, piadas e uma conversa hilária com uma operadora de telesexo, exclusiva desta versão. A maioria pode ser acessa ao consultar o JORDAN ou discando vários números diferente no vídeofone do Metal Gear.

Operadora: Hi. I’m Christy. What’s your name, honey?
Gillian: Er… Um… John.
Operadora: John what?
Gillian: Ummm…John Do..Do..Doberman.
Operadora: That’s an interesting name. What is it?
Gillian: (mumbles)… fictional…
Operadora: What did you say?
Gillian: I, I, I said its… Phoenician.
Operadora: Oh come on. What’s your real name?
Gillian: It’s Gillian.
Operadora: Oh Yeah?!? How did ya finally get off that island?
Gillian: No, I said Gillian!
Operadora: I’m just teasing ya honey. So what did ya call for? So, you’re interested in “Love”, huh?
Gillian: Yeah, that’s right. Very interested, if you know what I mean.
Operadora: Oh yeah. I know what you mean. You want “LOVE”, don’t you?
Gillian: YEAH, YEAH. LOVE, LOVE. Do you know where I can get some?
Operadora: Sure, baby, I know where you can get some. The question is how bad do you want it?
Gillian: I want it real bad.
Operadora: How bad is bad?
Gillian: Let me put it this way. If I was a cat, I’d be cleaning myself.
Operadora: O.K., I get it. Anyway, if you want the real thing, I’ll give you another number to call, o.k.?
Gillian: Yeah, O.k. And I can get the kind of Love I’m looking for there?
Operadora: Oh yes. You’ll never feel so loved. The number is 39-6004. Oh come on little buddy, you know you didn’t call for a conversation. You should at least be honest with yourself.
Gillian: Well…I suppose you’re right about that.
Operadora: Sure I am. If you aren’t honest with yourself, you’ll lose touch with reality.
Gillian: Wow. That’s truly profound. By the way, what do you look like? What are you wearing?
Operadora: What would you say if I told you I was 5’10” with long straight blonde hair, and my measurements were 38-24-36.
Gillian: I’d probably say something like “shwinggg!”
Operadora: And what if I told you I was wearing a black leather teddy and thigh-high boots?
Gillian: If that were the case, I’d probably say “gulp” or something similar.
Operadora: And if you said that, I’d probably counter with “Oooh, I wish you were here with me now. I’m sooo lonely!” or some derivation thereof.
Gillian: Is that right?
Operadora: But, that wouldn’t be very honest.
Gillian: What do you mean? You’re not a beautiful sexy blonde?
Operadora: Oh sure I am. I’m more beautiful and sexier than you can imagine!
Gillian: Then what do you mean about not being honest?
Operadora: I mean that I would rather perform toenail surgery on myself than be alone with you.
Gillian: Oh…
Operadora: I’m so glad we had this conversation. It sounded like you needed to take a reality check. Bye now, and better luck with Mary Ann. (Hangs Up)
Gillian: Toenail surgery?!? Damn! …I’ve been had!
Metal Gear: You were deceived? Women will do that if you give them the chance.

SNATPSX2

PlayStation

Poucos anos depois, Snatcher também foi lançado para PlayStation e Saturn, mas estes só foram lançados no Japão. Os visuais também foram “melhorados” para se adicionar mais cores e detalhes, e alguns foram redesenhados em alguns pontos, mas esteticamente ambos parecem um pouco piores que as versões em CD anteriores. Ambas versões também foram um pouco censuradas – toda a nudez foi removida, você não consegue mais ver as entranhas do cachorro, e a cabeça de Gibson agora está um pouco afastada do seu corpo, logo você só a vê por uma fração de segundo antes da cena rolar para cima. A versão para PlayStation até muda a tela para preto e branco para obscurecer a violência da cena. Ela também coloca um moisaico sobre um corpo coberto de vermes mais para frente no jogo. Estes detalhes de censura não estão na versão para Saturn, mas fora isso elas são essencialmente idênticas. Ambas contam com dois vídeos em CG que tocam na tela de título – um de Gillian perseguindo um Snatcher, e outro de Gillian encontrando sua esposa e decolando num hovercar, mas ela não conta com o diálogo da versão para SEGA CD. Ambos são no CG típico do começo dos anos 90 e são horríveis. Há também uma nova sequência de labirinto quando você foge do Queen Laboratory, mas não é nada que valha à pena.

SNATPSX3

PlayStation

Algumas das referência mais óbvias à cultura americana foram removidas das versões mais recentes. Nas versões para computador, uma das máscaras que você pode comprar na Joy Division era uma máscara de Predador, que foi trocada por uma múmia nas versões seguintes. Cada versão tem fantasias diferentes em Outer Heaven. As versões para computador e PC Engine tem vários personagem de mangá e ficção científica, como o alien do filme Aliens. A versão do SEGA CD tem vários personagens da Konami, como Simon e Drácula do Castlevania, Bill Rizer do Contra e Sparkster do Rocket Knight Adventures. As versões para Saturn e PlayStation também seguem o tema de personagens da Konami, mas troca alguns deles, adicionando o jogador mascote Jikkyou Power Pro Baseball, por exemplo.

SNATPSX7

PlayStation

Há também uma grande variação na trilha sonora entre as versões. Apesar das ocasionais músicas em áudio redbook, a tilha da versão para PC Engine é similar à das versões para PC-88 e MSX2, apesar do sintetizador ser um pouco diferente. Entretanto, há uma música nova – as versões para computador usam um tema mais sombrio chamado “Twilight in Neo Kobe City”, enquanto a versão para console usa um tema mais ao estilo de jazz chamado “One Night in Neo Kobe City”.

snatchersegacd-9

SEGA CD

A versão para SEGA CD utiliza a mesma música rearranjada, mas o áudio em chip soa diferente (e um pouco melhor) que das outras versões. Entretanto, vários temas são completamente diferentes, incluindo a música do apartamento de Gillian e os temas de Isabella e Jamie. As versões para PlayStation e Saturn também usam da mesma música rearranjada durante as cutscenes, mas a música do jogo é completamente diferente. Alguns temas são familiares, mas todo o resto é novo, e sua maioria é fraca em comparação com as músicas originais. Ainda são bem atmosféricas, mas não tem a mesma personalidade das músicas originais. É muito eletrônica, e em alguns momentos, meio estranha demais, especialmente a o tema da exposição, que se utiliza de gaitas de fole.

snatcher-psx4

PlayStation

Mesmo com o Ato 3 dando um fechamento definitivo à saga Snatcher – mais que as versões para computador, pelo menos – há ainda bastante espaço para uma continuação, que infelizmente nunca aconteceu, já que Kojima partiu para outros projetos. Ele seguiu com Policenauts, outr adverture gráfico no mesmo estilo, mas desta vez influenciada pelos dramas policiais ao invés dos temas de terror e sci-fi.É um ótimo jogo em si, mas não é tão marcante e imersivo quanto Snatcher. E, é claro, Kojima ficou preso na série Metal Gear Solid. O mais perto de uma continuação foi um rádio-drama produzido por Goichi Suda (of Grasshopper Manufacture, o homem por trás dos jogos Killer7 e No More Heroes), chamado Project S (Sdatcher).

Links

Junker HQ – o site definitivo sobre Snatcher (e Kojima).
Let’s Play – Snatcher – um walkthrough completo do Snatcher para SEGA CD.

Mais Fotos

Introdução – PlayStation

 

Comparativo – Introdução

 

Comparativo – QG da Junker

 

Comparativo – Morte de Jean Jack Gibson

 

Comparativo – Katrina

 

Comparativo – Alta Mira / Alton Plaza

 

Comparativo – Outer Heaven

 

Quadrinhos

 

Vídeos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s