O SEGA Saturn foi o melhor console de todos os tempos para…

 

SEGA OBSCURA é uma série de artigos publicados no fórum ResetEra, e traduzidos aqui com autorização de Mama Robotnik, sua autora.

Por Mama Robotnik em 7 de Novembro de 2018

iWSair7

Mas que amável, desengonçado e brilhante é esta catástrofe de console, devastadoramente mal-gerenciado pelo seu criador. À ele faltava o preço baixo do Master System, a ousadia do Game Gear, a popularidade do Mega Drive, e o foco do Dreamcast. Seu design era ruim e caro, desenvolver para ele era um pesadelo e seu lançamento foi uma luta morro acima.

Seu jogo mais vendido foi umas poucas unidades do Madden NFL, e se manteve no topo só até o Sony PlayStation e o Nintendo 64 darem o ar da graça no mercado do Saturn da mesma forma que o M Bison dá o ar da sua graça nos vilarejos às terças feiras.

Apesar de todas estas limitações, o SEGA Saturn foi o MELHOR CONSOLE DE TODOS OS TEMPOS em certos aspectos. Nós vamos celebrar estas pequenas, seletivas e arbitrárias vitórias de uma forma que a SEGA nunca fez.

O SEGA Saturn foi O MELHOR CONSOLE DE TODOS OS TEMPOS para… multiplayer com multitap

Se você tivesse os controles e os multitaps o SEGA Saturn poderia te oferecer algo que é inédito até hoje:

DEZ jogadores simultâneos num mesmo console, na mesma sala, na mesma TV.

gmWK1S1.gif

Saturn Bomberman é o melhor jogo da franquia. Ele tem uma enorme gama de modos, personagens e arenas (o modo story para single player, conduzido por cenas de anime absurdas, também é algo fantástico), como diversão explosiva para 10 jogadores conectados à moda antiga, com controles com fio.

NKB04sY

Guardian Heroes oferece a opção de SEIS jogadores se enfrentarem  em batalhas 2D, com uma variedade ENORME de combatentes. Ao ativar o modo debug, você habilita todos os 50 e poucos NPCs como personagens selecionáveis, indo desde camponeses à deuses. Como o modo single player conta com vários caminhos e diferentes chefes finais, o modo multiplayer permite que seis dos chefes finais se enfrente em uma batalha caótica cheia de explosões e raios de magia.

S9jaaU3

Death Tank Zwei é um jogo com um visual que engana. Sob seus gráficos simples e funcionais, está um dos melhores party games de todos os tempos. É um Worms em tempo real, com gerenciamento de finanças, múltiplas opções de movimento e mudanças surpresa no modo de jogo (Blitz Mode!). Os rounds podem durar segundos e as partidas são jogadas em vários rounds em sequência. Sete jogadores, uma tela, explosões e jump-jets, bombas atômicas, escudos e mísseis teleguiados – o jogo é frenético, mas os jogadores contam com uma enorme variedade de táticas.

Para multiplayer local em console acima de quatro jogadores, estes três jogos são uma tríade incontestável, e só podem ser encontrados em um único lugar.

O SEGA Saturn foi O MELHOR CONSOLE DE TODOS OS TEMPOS para… discos de demo

O Saturn não teve muitos discos de demo. Mas alguns deles foram extraordinariamente notáveis.

E4em9T9

Este foi o melhor disco de demo de todos os tempos – o primeiro disco completo do Panzer Dragoon Saga. Eu tive vinte horas de jogabilidade fantástica com este disco. Ele tinha muito mais conteúdo do que a maioria dos jogadores poderia ter antecipado.

r5TyyRC

Christmas NiGHTS. Uma edição especial do maravilhoso NiGHTS into Dreams do Sonic Team, contendo um ambiente enorme, que se transformava de acordo com o calendário interno do SEGA Saturn. Carregue o jogo no Natal, Inverno, Ano Novo, Primeiro de Abril e outras épocas para ter uma experiência diferente, onde a tela de abertura, música, modelos dos personagens, gráficos e clima, todos variam.

Ele ainda contava com um conteúdo especial à ser destravado ao se terminar o jogo, o que incluia Sonic into Dreams:

jYcqKaH

O jogo 3D de graça do Sonic, rodando na engine do NiGHTS, com o Doctor Robotnik na forma de um chefe exclusivo (e ainda por cima com um remix da maravilhosa Final Fever, do Sonic CD).

O SEGA Saturn foi O MELHOR CONSOLE DE TODOS OS TEMPOS para… comerciais violentos e gritados

No ocidente, os comerciais do SEGA Saturn não foram memoráveis. Mas no Japão, algo incrível aconteceu:

3yi6yeO

Segata Sanshiro, artista marcial sobre-humano, foi o garoto-propaganda do Saturn. Ele arremessava seus inimigos com tanta força que eles explodiam e ele gritava com as crianças, ordenando que elas jogassem SEGA Saturn. Violência, gritos e mais violência, com apenas algumas ocasionais imagens dos jogos.

Segata não poderia existir fora do ciclo de vida do SEGA Saturn. Pouco antes do lançamento do Dreamcast, um comercial foi lançado que seria o fim da lenda de Sanshiro. Com um maligno competidor da lançando um míssil em direção ao QG da SEGA, Segata Sanshiro se joga em seu caminho, e leva o míssil para o espaço. À uma distância segura da terra, o míssil explode, matando o herói do Saturn e permitindo que o seu sucessor sobreviva. Todas nossas maravilhosas experiências com Dreamcast foram pagas com o o sangue de Sanshiro.

O SEGA Saturn foi O MELHOR CONSOLE DE TODOS OS TEMPOS para… se jogar Quake e Duke Nukem 3D em 32-bit (mas o DOOM foi uma pena)

Ninguém portou Quake para o PlayStation. Este foi um “killer app” que notadamente faltou no console líder de mercado.

Lobotomy Software, os deuses do desenvolvimento de FPS para o Saturn, foram capazes de fazer o jogo rodar incrivelmente bem em um hardware com 3D inferior, até adicionando extras que faltaram na versão para PC, como luz em tempo real. Algumas das fases exclusivas do Saturn também impressionam, incluindo um ambicioso modo arena, onde o carinha do Quake podia invocar inimigos para se enfrentarem um lutas melhores de três.

Duke Nukem 3D foi uma obra prima no Saturn, não sendo só melhor que a versão para PlayStation em estabilidade – mas também vencendo os esforços do poderoso Nintendo 64. Seu lançamento foi completamente sem censura, e graças às habilidades da Lobotomy Software sobre o hardware, ela também contava com o update de luz em tempo real.

DOOM infelizmente foi um desastre, portado pela equipe errada, que foi proibida de usar a a arquitetura do Saturn de forma apropriada pela iD – uma decisão da qual agora eles se arrependem.

O SEGA Saturn foi O MELHOR CONSOLE DE TODOS OS TEMPOS para… jogos isométricos e de Quinta Geração em 2D

Quando a quinta geração chegou, o mundo ficou louco pelo 3D. 2D não eral mais legal, e não vendia. Enquanto o PlayStation e o Nintendo 64 foram feitos para o mundo 3D, o SEGA Saturn não foi – e apesar de alguns desenvolvedores conseguirem fazer milagres em 3D com arquitetura limitada do Saturn, era no 2D que a magia realmente acontecia. Os gêneros e estilos do Mega Drive continuaram à evoluir no Saturn, onde eles eram geralmente bizarros e maravilhosos:

O Saturn eram um monstro em jogos 2D e isométricos, numa era que os desprezava: jogos de luta, plataforma, estratégia, RPG, ação-aventura, puzzles, esportes, point-and-click e mais. Uma biblioteca extraordinária.

O SEGA Saturn foi O MELHOR CONSOLE DE TODOS OS TEMPOS para… a melhor revista oficial

A revista oficial do SEGA Saturn foi a melhor revista de vídeogame de todos os tempos.

ssm

Isso por alguns motivos. Era realmente muito bem escrita. Era geralmente muito engraçada. Contava com artigos exclusivos (“Street Fighter vs. X-Men, o que REALMENTE aconteceria” – “Zangief está só mijando contra o vento [enfrentando o Juggernaut]”).

Mas o que era realmente bacana eram as subversões que você esperaria de um produto oficial. Eles constantemente falavam de jogos importados, como modificar o o Saturn para rodar 60hz [N.T.: o autor se refere à revista européia], e fazia muitas referências à jogos que nunca foram lançados no ocidente. À medida que a situação foi ficando cada vez menos promissora para os usuários do Saturn, a SEGA Saturn Magazine fez tudo que pôde para manter os ânimos pra cima, dando aos seus leitores tudo que eles sabiam sobre o futuro Dreamcast, e como foi mencionado antes, os dois melhores discos de demo do mundo. Parecia que, apesar da SEGA não estar do nosso lado, a SEGA Saturn Magazine estava. Nunca uma revista oficial teve que fazer tanto pelos seus fãs, com tão pouco.

O SEGA Saturn foi O MELHOR CONSOLE DE TODOS OS TEMPOS para… fases especiais do Sonic

Sonic 3D Blast. Um spin-off amado por uns e odiado por outros. Sua versão para 16-bit contou com alguns truques isométricos interessantes no Mega Drive, mas não foi particularmente notável.

A SEGA estava desesperada por um jogo do Sonic no Saturn. Eles contrataram a Traveller’s Tales para portar o Sonic 3D para o console, com melhorias em seus visuais e músicas. Mas então a SEGA teve uma idéia.

As fases especiais. Em 16-bit, estas fases especiais era um simples minigame de corrida. Para os 32-bit, a SEGA encarregou o Sonic Team de fazer uma fase especial que levasse o Saturn ao limite.

kinPUJA

E o que recebemos foi espetacular. É um remake do approach do Sonic 2, mas expandido de uma forma bastante ambiciosa. Existem túneis que correm por dentro de prédios, rotas secundárias pelo céu, subidas e descidas, asteróides e nuvens, um visual sensacional, e contava com a melhor música de fase bônus quq já existiu. Era inacreditavelmente divertido de se jogar.

O futuro relançamento do Sonic 3D continha estas maravilhosas fases especiais – numa versão revertida para modelo de ponte dos 16-bit, ou num estranho híbrido da versão para PC. Todas as fases especiais de Sonic de antes e depois empalidecem em comparação com as versões exclusivas disponíveis no SEGA Saturn.

O SEGA Saturn foi O MELHOR CONSOLE DE TODOS OS TEMPOS para… ser impossível de crackear

O SEGA Saturn demorou VINTE anos para ser crackeado. Para um console, isto é incrível.

O SEGA Saturn foi O MELHOR CONSOLE DE TODOS OS TEMPOS para… jogos exclusivos que nunca foram relançados

zkDwqJ3

Panzer Dragoon Saga – Shining the Holy Ark – Shining Wisdom – Shining Force III – The Legend of Thor/Oasis – Fighters Megamix – Sonic into Dreams – Sonic Jam – Dark Savior – Keio Flying Squadron II – Saturn Bomberman – Panzer Dragoon Zwei – Albert Odyssey: Legend of Eldean – Astal – Magic Knight Rayearth – Deep Fear – Shinobi X/Legions – Burning Rangers – Grandia: Digital Museum – Lunacy/Torico – Iron Storm – Clockwork Knight 1/2 – Last Gladiators Pinball – Nanatsu Kaze no Shima Monogatari – Mystaria

Eles variam entre clássicos de seus gêneros à curiosidades únicas. NENHUM deles jamais foi relançado em algum formato mais moderno, ou foi disponibilizado em serviços de “console virtual”. Eles estão presos no passado, um destino totalmente inadequado para uma biblioteca de jogos tão única e impressionante. O que nos leva à…

O SEGA Saturn foi O MELHOR CONSOLE DE TODOS OS TEMPOS para… ser completamente mal-gerenciado.

O pobre SEGA Saturn. Ele nunca conquistaria o mundo, com ambos PlayStation e Nintendo 64 trazendo novas e impressionantes experiências. Mas ele tinha seus pontos fortes, sendo um monstro no 2D e uma máquina 3D cheia de surpresas. Contava com uma grande coleção de jogos exclusivos. Tinha memória interna para savegames, um slot de cartucho para expansão de 4MB, opção para multiplayer local para dez jogadores, e controles absolutamente fantásticos.

Em cada decisão que a SEGA poderia tomar, ela tomou a errada. Nenhum outro console foi tão catastroficamente mal-gerenciado quanto o pobre, porém maravilhoso SEGA Saturn.

Créditos: imagens de Death Tank Zwei retiradas deste canal do YouTube.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s