Aquales (Mês do X68000)

mes_X68K

HG101_logo_SMALLER

Por aquales1

Aquales (アクアレス) – X68000 (1991)

aquales-169x240

Capa

A maioria dos fãs de jogos retrô já ouviram falar do Assault Suits Valken para Super Nintendo, conhecido como Cybernator no ocidente. É um título de ação fantástico e aclamado, como toda a razão, onde você vaga por fases labirínticas destruindo outros robôs, com uma tremenda sensação de escala, muitas explosões e uma história decente. Ele na verdade foi precedido pelo menos conhecido Assault Suits Leynos (Target Earth no ocidente), e como era de se esperar, gerou várias continuações e imitações, como Metal Warriors e Front Mission: Gun Hazard.

Aqua06-242x240

Aquales poderia ser facilmente considerado mais um destes imitadores, se não fosse o fato de que ele foi lançado em 1991, depois de Leynos, mas antes de Valken. Juntamente com sua similaridade com os jogos da série “Assault Suits”, ele também tem semelhanças com outros jogos – por exemplo, certas armas parecem ter saído do Ranger X, e uma das músicas soa como se tivesse sido tirada do Ecco the Dolphin. É claro que Aquales é anterior à todos estes. O único jogo conhecido no ocidente de onde ele obviamente tirou inspiração é o Bionic Commando, já que Aquales conta com as mesmas mecânicas rígidas de braço biônico (se você esperava uma física realista de elasticidade como em Umihara Kawase, você deve procurar em outro lugar).

Aqua10-241x240

Aquales é um ancestral evolutivo esquecido. Provavelmente influenciado por jogos obscuros como o jogo de ação de robôs Genocide, lançado pela Zoom em 1989 – só que ao invés dos bípedes lentos do Genocide e seu combate insípido, os desenvolvedores da Exact melhoraram algumas coisas para criar algo especial – mesmo que só tenha sido lançá-lo no mundinho fechado dos computadores japoneses. Ele nunca conseguiu chegar aos consoles populares como o Genocide 2 conseguiu, e apesar de possivelmente ter influenciado futuros desenvolvedores japoneses, Aquales permaneceu desconhecido no ocidente.

Aqua08-242x240

Nada em Aquales parece novo ou inovador; apesar de só existir em versão para um computador japonês arcaico, ele contém elementos que são encontrados em dúzias de jogos mais comuns e mais tardios. O que o torna especial é a fanfarra com a qual ele executa tudo isso – tudo remete à aquele tipo de energia 16-bit que você espera de um jogo da Treasure para o Mega Drive. Ele pode não ser tão refinado quanto um jogo da Treasure, já que a IA dos inimigos é um pouco roteirizada demais e a ação nunca é tão espetacular como algo visto em Alien Soldier, mas Aquales se esforça bastante para fazer você gostar dele. Praticamente todo jogo feito em sprites simplesmente espelha sprites para a esquerda e para a direita, criando personagens que são sempre ambidestros. Não em Aquales, onde você sempre atira com o braço direito e se pendura com o esquerdo! Cutscenes coloridas em estilo anime explicam a história do jogo. Apesar de ser um jogo japonês, todo o texto da introdução está convenientemente em inglês.

Aqua09-241x240

A música durante o jogo é simplesmente incrível, com um uma mistura de heavy metal e hard rock, com solos de guitarra impressionantes, misturados com algumas faixas de música mais ambiente e climática, para as ruínas subaquáticas. A jogabilidade, apesa de não ser muito variada, é sólida e interessante. Existem 12 armas à serem encontradas ao longo de oito longas fases, cada uma  cheia de um scrolling em parallax detalhado (mais de 8 camadas), sprites enormes e efeitos especiais que não vimos desde Thunder Force IV. É difícil de se capturar seu esplendor nos screenshots – somente vendo o jogo em movimento para poder apreciá-lo.

Aqua04-242x240

Juntamente com as esperadas espadas, motosserras e foguetes, existem também projéteis que quicam, lâminas em correntes retráteis e, a mais legal de todas> lança-chamas gravitacionais, onde o fogo se prende ao solo e segue ao longo da superfície que encostar. Mas o item mais importante é o seu gancho para se pendurar, capaz de se prender em qualquer superfície e levar você à salvo de quaisquer obstáculos. Ele é necessário toda hora, assim como pular e atacar, o que mantém o ritmo do jogo interessante, Existem vários outros detalhezinhos também, como ganhar pontos de experiência ao se derrotar inimigos. Ao invés disso estender artificialmente o jogo, ele permite momentos semi-aleatórios de powerup. “Grinding” nunca é necessário, mas ele premia que joga de forma mais completa.

Aqua05-242x240

Seria fácil reclamar dos vários defeitos de Aquales, como a sua dificuldade, que flutua entre muito difícil e muito fácil, ou dos seus controles, algo endêmico nos jogos de computador, mas para um jogo lançado em 1991, com sua natureza ambiciosa – mesmo com falhas e tudo mais – é um jogo admirável. Ele é ao mesmo tempo bastante familiar e mesmo assim também é exótico e cativante, por estar em uma plataforma relativamente obscura.

Vídeos

Download

Clique AQUI para baixar este jogo (3 disquetes)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s