Neural Gear (Mês do X68000)

mes_X68K

HG101_logo_SMALLER

Por 12 de

ng_

Neural Gear (ニューラル ギア) – X68000 (1990)

Desenvolvido pela Fill in Cafe e publicado pela Cross Media Soft, Neural Gear é um rail shooter que lembra muito o Space Harrier, sendo lançado exclusivamente para o computador Sharp X68000. Você joga como Emi T. Fonon, uma guerreira futurista de anos após a Quarta Guerra Mundial, que veste um super traje que por voar de volta no tempo e destruir robôs viajantes no tempo. Cada fase te leva para uma data  mais antiga e inimigos mais numerosos e poderosos.

neuralgear-1.png

O jogo conta com um sistema de energia bastante original: há um timer no topo da tela, que conta velozmente em contagem regressiva. Cada vez que você é acertada, você tem pontos deduzidos do seu timer, que também funciona como sua barra de energia. Isso adiciona uma enorme sensação de urgência até nas fases mais fáceis. Felizmente, existe uma maneira de recarregar o seu timer. Os inimigos atacam em grupos grandes, às vezes em formações, e acertar vinte inimigos recarrega o seu timer em 200 pontos. Há até um contador de hits bastante útil no rodapé da tela para informá-lo de quantos inimigos já foram destruídos. Ao se chegar ao fim da fase um pouco de tempo é adicionado ao seu timer, com o máximo sendo 999. Isso adiciona algo a mais ao desafio-  se você for bem numa fase, a próxima será mais fácil, mas se você for mal, a próxima será mais difícil.

neuralgear-2.png

Neural Gear geralmente é muito bom de se jogar. O framerate é bom, sem slowdown ou lag. Está certo que este jogo não usa tantas sprintes quanto os jogos arcade “Super Scaler” da SEGA, então não impressiona tanto quanto por exemplo, After Burner ou Galaxy Force, mas ainda sim é bonito. Entretanto, os enormes marcadores numéricos não apenas distraem, mas também atuam como bordas do campo de jogo, tornando o alcance vertical de Emi bastante limitado. Ela é totalmente controlada pelo mouse, tornando o seu controle mais natural que da maioria dos rail shooters. O botão esquerdo dispara a arma principal, pequenas bolas amarelas de energia que são surpreendentemente fortes e capazes de destruir a maioria dos inimigos com único tiro. Você pode segurar o botão esquerdo para disparar continuamente. O botão direito dispara a arma secundária, que você pode escolher no começo de cada fase. O menu para escolha destas armas é em japonês, e Neural Gear nunca foi traduzido, mas não é difícil de entender qual é qual.

neuralgear-3

Opção 1: Sem arma secundária.

Arma 1: SPC. o SPC é a única arma de tiro rápido. Ela dispara poderosas bolas azuis de energia. Apesar dela não disparar tão rápido quanto a sua arma principal, ambas podem ser disparadas ao mesmo tempo, logo é uma boa idéia segurar os dois botões do mouse ao mesmo tempo quando usar esta arma.

Arma 2: Foguetes. Dispara foguetes rápidos e poderosos. Os foguetes causam mais danos que os tiros normais, mas só são realmente úteis ao enfrentar chefes. Eles também levam algum tempo para recarregar, logo você não pode dispará-los continuamente.

Arma 3: Mísseis Teleguiados. Mísseis teleguiados são lentos, recarregam devagar, e fazem pouco dano. A única vantagem deles é que eles sempre acertam.

Arma 4: ???. A última opção de arma se chama simplesmente “???” e é na verdade uma bomba. A bomba é facilmente a arma mais poderosa do jogo. Ela mata instantaneamente todos os inimigos na tela, incluindo chefes Apesar dela parece overpowered, ela também gasta cerca de 500-600 de sua vida, logo pode te matar também se você não tiver cuidade.

neuralgear-4

Apesar de Neural Gear ser bem divertido, ele tende à se arrastar um pouco. São dez fases, e a maioria delas é um tanto longa. Além disso, se você morrer depois da sexta fase, você é mandado de volta para este fase. As lutas contra os chefes pode ser intensas mas perto do fim do jogo eles começam a atirar projéteis que acertam até cinco vezes, mesmo se apenas um te acertar. Isso é bem injusto e frustrante, mas não é o suficiente para estragar o jogo.

neuralgear-5

No lado positivo, o jogo conta com algumas coisas legais. Além das dificuldades padrão easy/medium/hard, há também uma especial chamada “Panic”. Ele também conta com duas trilhas sonoras uma utilizando o sintetizador FM e a outra em MIDI. as músicas em FM são mais altas e caóticas, perfeitas para o tipo de ação frenética do jogo. As músicas em  MIDI são mais baixas e tranquilas, mas passam uma sensação de urgência maior. Ambas trilhas sonoras são muito boas e foram compostas por Yonao Keishi, que também fez muitas das músicas de Mad Stalker e da série Asuka 120%, também desenvolvidos pela Fill In Cafe. Uma trilha sonora original também foi lançada, mas apenas em 2008, 18(!) anos depois que o jogo foi lançado.

neuralgear-6

Agradecimentos especiais à Ryusui por ajudar na tradução dos menus e geishaboy por traduzir o final do jogo.

neuralgear-7

Fotos

Vídeos

Download

Clique AQUI para baixar este jogo (2 disquetes)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s