Elemental Master (Shooters no Mega Drive)

 

em__

HG101_logo_SMALLER

Por em 25 de setembro de 2014

em

 

Elemental Master (エレメンタルマスター) – Mega Drive (1990)

Os jogos da série Thunder Force da Technosoft estão entre os shooters mais aclamados no Mega Drive. Entretanto, aninhando entre o lançamento do terceiro e quarto capítulos está o Elemental Master, um shooter com tema de fantasia, visão aérea e um mago humano como personagem.

Elemental Master o coloca no comando de um mago chamado Laden, que deve fortalecer a sua magia antes de enfrentar as forças demoníacas do maligno Gyra. Diferente de Mercs ou qualquer outro jogo “run-and-gun”, a tela avança para cima automaticamente. Os botões A e B são usados para se atirar para frente e para trás, enquanto o botão C é usado para se escolher os poderes mágicos. No começo você só tem um ataque de raios para a frente. Apesar de tecnicamente o jogo não ter rapid fire, cada apertar do botão lança uma série de tiros, logo você não precisa ficar metralhando os botões para atirar continuamente.

elementalmaster-1

Você pode escolher entre quatro fases para jogar e ao completar cada uma você libera um novo tipo de magia, sendo que cada uma corresponde mais ou menos à um dos quatro elementos. Armas adicionais incluem um tipo em três direções, um tiro em onda, um poderoso ataque laser, e um tiro multi-direcional. Ao se manter o botão apertado, você lança um ataque poderoso, com  a contrapartida de ficar indefeso por alguns segundos, enquanto o tiro carrega. Ao se completar a quinta fase, você libera a capacidade de carregar o tiro duplo padrão, que é um laser poderosíssimo e a arma mais forte do jogo. Existem sete fases ao todo, e apesar da última fases ser simplesmente um boss rush, o laser carregado é suficiente para finalizar seus inimigos rapidamente.

elementalmaster-2

Você pode levar quatro tiros antes de morrer, mas você tem apenas uma vida. Coletar cálices expande sua barra de vida em uma unidade, para um total de até oito. Combinados com os item de regeneração abundantes, pode parecer que seu mago é extremamente poderoso, mas é fácil se descuidar e perder toda a sua energia bem rápido. Isso se dá em parte ao tempo de invulnerabilidade extremamente curto, mas também é culpa do terreno que é bem apertado. Um quarto da tela é dedicado à sua barra de status, e muitas das fases tem terrenos intransponíveis, como montanhas, árvores e outros obstáculos. É bem fácil de ficar preso e ser massacrado, já que os inimigos atacam de todas as direções. Você também precisa lidar com coisas do cenário, como labaredas saídas das rachaduras na fase do vulcão, e outras coisas. Você também precisa ter cuidado, já que seu mago se movimenta com dificuldade através da água.

elementalmaster-5

Ainda sim, o jogo nunca é difícil demais, pelo menos no nível Normal. A dificuldade nível “Practice” permite que você jogue uma única fase com o arsenal completo, antes de você enfrentá-la com seu poder normal, enquanto os níveis mais altos de dificuldade são de ótimo desafio para experts no gênero. Estes níveis exigem que você priorize os ataques carregados para poder lidar com a grande densidade de inimigos. O menu de opções é escondido e pode ser acessado ao se segurar o botão A e apertar start na tela de título.

elementalmaster-14

Elemental Master não é apenas uma simples versão vista de cima de Thunder Force, com o tema de fantasia, mas existem pontos em comum suficientes para mostrar que foram desenvolvidos pelo menos em parte pelo mesmo pessoal. os inimigos atacam de todas as direções, logo você precisa ficar trocando sempre entre os cinco tipos de magia para lidar com eles. A fato de você nunca perder nenhuma das armas obtidas foi uma ótima decisão de design, mesmo tornando algumas das primeiras fases um pouco mais difíceis. O ritmo rápido também é parecido, e a maioria dos inimigos precisa de alguns tiros para ser morto.

elementalmaster-3

As similaridades mais evidentes estão no design sonoro, especialmente pelo fato deles reutilizarem alguns dos mesmos efeitos sonoros. Mas isso fica bastante perceptível na música. A trilha sonora foi composta por Toshiharu Yamanishi, que trabalhou em Thunder Force III e IV, e utiliza o mesmo sound driver, com seu som bastante distinto. Cada chefe tem sua própria música-tema, mas as faixas que mais se destacam são os temas das fases, com alguns dos melhores rocks já feitos para o sintetizador FM do Mega Drive, o acompanhamento perfeito para um jogo de fantasia medieval heavy metal. Ele facilmente se compara ao Musha Aleste como uma das melhores já feitas para uma plataforma 16-bit.

elementalmaster-8

Os gráficos em compensação não são tão especiais. Eles são muito escuros e indistintos, e fora os fantásticos designs dos chefes, as sprites são um tanto sem graça. A animação de corrida do Laden cicla rápido demais, fazendo seu andar parecer engraçado, especialmente quando a tela para de rolar e ele parece marchar no mesmo lugar.

elementalmaster-13

Mesmo não tendo alcançado a mesma popularidade dos seus “irmãos” mais tradicionais, Elemental Master não deixa de ser um dos pontos altos na coleção de shooters do Mega Drive, mesmo que seja por ser um exemplo fantástico do que o chip de som do console pode fazer na mãos corretas.

Vídeos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s