Flame Zapper Kotsujin (Mês do PC-98)

mes_PC98

HG101_logo_SMALLER

Por 

fzk

骨塵 Flame Zapper Kotsujin – PC-9801 (1996)

kotsugjin2

Geralmente, a plataforma NEC’s PC-9801 é mais conhecida pelos seus jogos de estratégia, RPGs e visual novels. Apesar de contar com vários shooters e jogos de ação, eles geralmente não são muito bons, já que os desenvolvedores preferiam o poder do Sharp X68000. Apesar da série Touhou da Shanghai Alice ter começado no PC-98, há outro jogo nesta plataforma que é capaz de enfrentar esta série de frente – Flame Zapper Kotsujin, um título “doujin” desenvolvido pela CO2 Pro, que consiste apenas de duas pessoas. Apesar dos esforços anteriores da CO2 Pro não serem bem fracos (incluindo o clone de Gradius “Garudius 95″), Flame Zapper Kotsujin facilmente ofusca a maioria dos outros títulos do PC-98, e está num nível igual ou maior que a maioria dos shooters de arcade de sua época.

flamez_3

Flame Zapper Kotsujin é um shooter vertical, que, de várias formas, lembra uma versão mais rápida do Raiden, apesar de se passar totalmente no espaço, ao invés de contar também com fases sobre o solo. Seu armamento consiste em powerups apresentados em três cores, que determinam sua arma principal, sua arma secundária, e sua bomba.

flamez_4

A arma vermelha é o spread shot e sua arma padrão. Ela faz pouco dano, mas cobre a maior parte da tela quando está em seu nível máximo. A arma secundária vermelha é bem mais interessante, lançando mísseis teleguiados, que travam em seus inimigos. Eles causam bastante dano e seu visual é bem bacana. Infelizmente, o segundo chefe (Apocalypse) usa exatamente o mesmo ataque, logo fica confuso saber qual ataque é de quem ao enfrentá-lo. A bomba vermelha chama várias naves em forma de caveira para bombardear o local, deixando causando várias explosões em formato de caveira, uma óbvia influência de Truxton.

flamezapper-1

A arma amarela é um ataque focado e muito poderoso, em foma de  onda. A amarela é a arma mais forte do jogo, causando mais dano de todas as armas principais. Ela mata os chefes rapidamente, mas infelizmente não cobre muito da tela. Entretanto, ela passa através de paredes e obstáculos indestrutíveis. A arma secundária amarela complementa brilhantemente a arma primária amarela. Ela consiste de múltiplos tentáculos amarelos que giram lentamente ao redor de sua nave e destroem tudo que chegar perto. Os inimigos geralmente tentam se chocar com você, e já que a arma amarela não vai conseguir acertar todos elas, a arma secundária amarela acertará os que restarem. A bomba amarela mostra uma mão enorme na tela, que dispara raios de sua palma. È bem bizarro e deslocado em relação ao resto do jogo, mas também é bem poderosa.

flamezapper-3

A arma roxa é um ataque de força média, que dispara vários lasers teleguiados. Os lasers seguem um inimigo e acertam tudo em seu caminho antes de atravessá-lo e deixar a tela. A arma roxa secundária dispara mísseis para frente, que causam um bom dano. Apesar das armas roxas primárias e secundárias parecerem um pouco decepcionantes, a boma roxa é fantástica, já que ela invoca uma esquadra de naves que cobrem a tela com lasers. Isso causa muito dano e dura um tempo surpreendente.

flamezapper-8

Mesmo com as limitações de hardware do PC-98, Flame Zapper Kotsujin tem um visual e áudio muito melhores do que você poderia esperar. Apesar do design gráfico não ser realmente inovador, as sprites são bem desenhadas – por exemplo, a sua nave tem um design vagamente parecido com o de uma caveira. A música também reflete isso, com uma ótima trilha sonora em FM. Apesar do jogo ser lindo em movimento, ele tem uma barra de status bem grande do lado da tela, para tentar replicar o formato vertical dos shooters dos arcades, fazendo com que a ação fique um pouco apertada.

flamezapper-7

As fases são relativamente longas, tem um scroll rápido e um estilo bem old-school. Às vezes coisas legais acontecem do nada, como na primeira fase. Lasers enormes são disparados perto do fim da fase. À medida que eles se aproximam, um efeito falso de rotação é usado para mostrar que sua nave está fazendo uma manobra evasiva. Em seguida, um mini-chefe é revelado como quem disparou os lasers. Todas as lutas contra os chefes começam com uma rápida introdução mostrando os sues nomes e a fase de quem são chefes. O jogo é totalmente em inglês, e apesar dos nomes dos chefes não serem necessários para se conseguir jogar o jogo, é bem bacana poder entender cada palavra da história, mesmo sendo uma história bem genérica.

flamezapper-6

O sistema de pontuação de Flame Zapper Kotsujin envolve emblemas deixados pelos inimigos quando são destruídos. Coletar emblemas faz com que os emblemas seguintes valham mais pontos. Se um emblema cai para fora da tela, seus valores em pontos voltam ao mínimo. Ele se parece muito com o sistema de pontuação do Battle Garegga e de outros jogos da Raizing, mas com alguns ajustes. De tempos em tempos, grandes emblemas com as letras CO2 aparecem. Coletar estes não só te dá mais pontos, mas também faz com que seus emblemas menores valham mais pontos (à menos que o combo seja quebrado). Além disso, se você não morrer até o fim da fase, todos os seus bônus são duplicados por dois, assim como não usar bombas também multiplica tudo por dois.

flamezapper-9

Ao se terminar as cinco fases de Flame Zapper Kotsujin e derrotas os seus chefes, você destrava uma nova dificuldade, Mania. Mania deixa a sua nave no nível máximo, mas também faz com que seus inimigos morram sempre em uma explosão de tiros. Além disso, você pode escolher por qual fase quer começar no menu de configuração. Esta é uma opção muito legal, que abre várias possibilidades. Mesmo com você podendo começar pela quinta fase e completar o o jogo dali, a CO2 Pro foi legal o bastante em permitir créditos suficientes, de forma que até um iniciante seja capaz de terminar o jogo no modo normal.

flamezapper-2

Flame Zapper Kotsujin é tudo que um bom shooter amador deve ser. Ele faz muito usando bem pouco, e entrega uma jogabilidade que deixa jogos de empresas no chinelo – e o mais importante de tudo, é muito divertido.

Vídeos

Longplay:

Playlist com a trilha sonora:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s