Alantia (Mês do PC-98)

mes_PC98

HG101_logo_SMALLER

Por  8 de janeiro de

alantia__

Alantia: Legend of Blue Star (アランティア) – PC-88VA, PC-9801 (1988)

Cover

Alantia, desenvolvido pela Cross Media Soft e publicado pela Victor Musical Industries, é um rail shooter para os computadores PC-88VA e PC-98 bem parecido com Space Harrier, mas com algumas diferenças. A mais significativa é que ao invés de se controlar um homem voador, você controla uma garota que corre e solta projéteis mágicos de seu cajado. Apesar de ter um design visual impressionante e algumas músicas excelentes, ele é estragado por algumas falhas bastantes significativas.

alantia01

A história é sobre a Princesa Erina, que teve sua família assassinada e seu seu reino destruído pelo Dark Lord Ezikiel. Uma vez que Ezikiel tomou o reino e soltou hordas de demônios pela terra, dominando o mundo como um tirano. Anos depois, a Princesa Erina está crescida e é uma feiticeira poderosa. Agora ela se sente forte o suficiente para enfrentar o Dark Lord Ezikiel e sua horda demônios sozinha, retomar sua terra e vingar a morte de seus pais.

alantia09

Antes de cada fase, você precisa escolher que arma levar. O escudo azul é um gerador de campo de força. Ele te protege de alguns disparos e acaba servindo como sua barra de energia. Isso é muito útil se você não quiser ficar matando inimigos e só quer sobreviver até o fim da fase. O cajado rosa é um um lança-raios que permite que você atire em  Rapid Fire. Isso é bem mais útil do que parece, pois quaisquer inimigos que não sejam os mais simples são uma esponja de disparos. Você pode escolher entre novos itens cada vez que você passa de fase. Além do cajado rosa e do escudo azul, você pode escolher um cristal verde, que é um meio-termo. Ele te dá uma barra de energia menor igual ao se escolher o cajado e tiros mais lentos e fracos como ao se escolher o escudo, mas sem vantagens adicionais. Mas talvez seja melhor não escolher o cristal verde à menos que você seja masoquista. Há também um item bônus que você ganha ao vencer a fase bônus que te permite ficar invencível por uma fase, praticamente permitindo que você pule de fase. A fase bônus aparece duas vezes, uma vez após a segunda fase, e novamente depois da quarta fase. Mas você não recebe o item bônus se você já completou  fase uma vez, logo isso só pode ser usado uma vez.

alantia15

As fases em si tem visuais bem bacanas, com pisos com textura, sprites grandes, muitos inimigos na tela, e bem pouco slowdown. A ação rápida, a música intensa e os efeitos sonoros barulhentos trazem um clima arcade para Alantia que não acontece com frequência no PC-98, algo impressionante para 1988.

alantia11

O principal problema com Atlantia é que apesar de parecer incrível nas fotos, e uma bagunça de animações cortadas e é também incrivelmente difícil de se controlar. A primeira coisa que você vai pensar é: “Por que não consigo acertar estes caras?” – por alguma razão você só pode atirar enquanto estiver se movendo ou se abaixando. E você sequer atira em linha reta enquanto se move, também. Você vai estar atirando muito para a esquerda ou muito para a direita toda hora. É possível atirar em linha reta enquanto você se abaixa, mas a animação para se abaixar e levantar é muito lenta e os inimigos atacam com velocidade, tornando esta tática inviável. Você também pode atirar em linha reta ao ficar encostado na parede, mas isso não só te deixa encurralado, mas torna mais difícil de sair da parede. Você também pode atirar diretamente para baixo de você enquanto pula, mas isso não é lá muito útil.

alantia22

Alantia é absurdamente difícil. Ele premia a memorização sobre a habilidade, ao ponto que sua habilidade é totalmente desnecessária, já que você não pode nem sequer mirar. As fases também são bem longas e contam com muitos inimigos inundando a tela e enormes subchefes indestrutíveis podem te causar muito problema. E o pior é que o seu hitbox é enorme, somando-se o fato que o movimento é lento, o que pode levar à situações bem injustas. A melhor dica é ir devagar. Se você correr loucamente pelas fases tentando acertar tudo em seu caminho, você vai morrer. Se você enfrentar as ondas de inimigos uma de cada vez e tiver cuidado para não ter duas ondas na tela ao mesmo tempo, então as coisas ficam mais fáceis. Claro que ter muita paciência também ajuda.

alantia34

Às vezes a dificuldade sai de controle. Perto do fim do jogo, você é atacado por inimigos que atacam em padrões de movimento e dois gênios invulneráveis que fazem disparos bem rápidos e mirados. Às vezes o fogo inimigo preenche tanto a tela que fica impossível se esquivar de tudo. Basicamente, se você não guardou o gerador de escudo ou o item de invencibilidade para esta fase, você está ferrado. Um bom exemplo do quão sem noção é a curva de dificuldade do jogo, a fase logo após esta é a mais fácil do jogo.

alantia37

Apesar de Alantia ter o terrível defeito de não permitir que você atire corretamente e tem um grande problema de dificuldade, o design das fases e dos inimigos é muito bom, especialmente se considerarmos as limitações técnicas da época. A primeira fase tem olhos enormes que te importunam por toda a fase e não podem ser destruídos. Na segunda fase um fantasma que só pode ser morto ao atirar em seu núcleo, que só aparece próximo do fim da fase. A fase bônus consiste inteiramente em correr em direção à um demônio-palhaço de três cabeças, que só pode ser derrotado ao se chegar no fim da fase. As fases mais à frente tendem à ter chefes monstruosos que demoram para morrer e são algumas das partes mais difíceis do jogo.

alantia43

Nos extras, há um modo de sound test onde você pode ouvir a música do jogo e ver as suas artes conceituais. Este é um bônus bem legal e conta com designs de alguns inimigos que não entraram no jogo. Alantia lembra muito alguns outros jogos, mas ele tem seu próprio estilo que o torna bem diferente. Space Harrier é uma comparação óbvia, já que ambos contam com gráficos similares e scaling. Jinmu Denshou, um jogo obscuro para PC Engine, onde você controla um samurai que dá golpes de espada ao invés de tiro no estilo rail shooter, é também uma das melhores comparações. Mas nenhum destes dois jogos tem o mesmo lance de memorização de fases e dificuldade de se atirar em linha reta com Alantia tem.

alantia51

Apesar de Alantia não ser exatamente o melhor trabalho da Cross Media Soft, eles parecem ter aprendido com seus erros e seguiram em frente, fazendo o Neural Gear. Próximo do final, Alantia tem um segmento bem do tipo Space Harrier que tem uma jogabilidade bem similar à do Neural Gear e com isso pode ser visto como o seu antecessor espiritual. Mas os controles são bem piores, e você tem a habilidade inútil de mudar de altura usando as teclas Z e X, enquanto em Neural Gear você simplesmente utiliza o mouse. Existem outras poucas semelhanças entre Alantia e Neural Gear, como poder escolher sua arma antes de cada fase, mas fora isso os jogos são bem diferentes entre si.

alantia44

Agradecimentos especiais aos membros do forum da HG101 Joseph Joestar e Geishaboy pela ajuda na tradução da história e de algumas das instruções do jogo. Agradeço também ao Trickless pela ajuda com informações sobre o título.

Mais Fotos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vídeo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s