Dinosaur (Mês do PC-98)

mes_PC98

HG101_logo_SMALLER

Por 

dino_

Dinosaur (ダイナソア) – PC-88, PC-98, FM Towns (1989)

Não existem dinossauros em Dinosaur, um RPG dungeon crawler lançado pela Falcom no fim dos anos 80. O chefe final é quem se chama Dinosaur – mas o motivo não é realmente claro. O título soa bobo para os nativos de língua inglesa, mas o que o tornou famoso entre os os jogadores japoneses é o fato que este é um jogo sombrio e sério, em contraste com os jogos mais leve em estilo anime que tornaram a Falcom conhecida. O jogo foi dirigido por Kazunari Tomi, que criou os dois primeiros jogo da série Mugen no Shinzou para a Xtalsoft vários anos antes, e também trabalhou em Sorcerian e Star Trader para a Falcom. Depois que Dinosaur foi lançado, ele fundou o Studio Alex e trabalhou com a Game Arts em dois jogos da série Lunar para o SEGA CD.

dinosaur-1

PC-98

Um nome mais apropriado (mesmo que sem graça) para este jogo seria “Wizardry da Falcom”. Na era dos primeiros jogos para computador, o Japão tinha uma grande atração pelos RPGs em primeira pessoa ao estilo ocidental, como Might & Magic e Dungeon MasterWizardry foi um dos mais populares, ao ponto de ter recebido várias versões para console (que nunca foram lançados no seu país natal, os Estados Unidos) e chegou até a ter o seu próprio anime. Além destes, há também a série Megami Tensei da Namco/Atlus. Jogos deste tipo são relativamente raros vindo de desenvolvedore japoneses, que geralmente preferem clones de Dragon Quest. Logo este é um jogo em que a Falcom tenta criar algo único, em mais de uma forma.

intro1

PC-98

De acordo com a página da Falcom, esta é a história de Ash, o herói:

Ash é um mercenário lendário que é conhecido por sair de qualquer batalha vivo, mesmo com todos os seus aliados tendo sido derrotados. Mas nesta era de paz, não há um campo de batalha para ele. Em busca de conflito, ele acaba por ser guiado por uma borboleta branca até Zamhan… um mundo decadente, onde a tragédia dá luz à loucura e a desordem, no espaço entre a vida e a morte, onde um ressentimento sem fim se torna palavras irrelevantes de uma era distante. Tudo que ele pode oferecer é caos e destruição.

dinosaur-2

PC-98

Ash, ao que parece, é constantemente assombrado tanto pelos fantasmas de seus amigos quanto pelo de seus inimigos, incluindo um espírito feminino. Em seus sonhos, eles se reúnem ao redor dele e o chama de “Ash, o Ceifador”. Uma vez que você chega à Zamhan, começa uma aventura típica – fale com o o prefeito e realize algumas quests, sega mais borboletas  e descubra o motivo pelo qual você foi chamado à essa terra. Cada um dos personagens principais também seus seus próprios motivos para terem sido chamados para eles mundo sombrio também.

dinosaur-4

PC-98

Você chega à primeira cidade já bem equipado (algo raro nos jogos da Falcom) e pronto para a aventura. à pouca coisa fora do padrão típico de exploração em primeira pessoa – todo o movimento é feito em telas estáticas, como um efeito sonoro de embaralhamento. O estranho é que o alcance de visão é limitado na cidade, mas isso não é um problema quando você começa à explorar montanhas, florestas, castelos, templos e todo o tipo dos lugares comuns em mundos de fantasia. Não existe uma função de automap, apenas, uma magia consumível que te mostra uma visão dos seus arredores. Se você quiser o mapa completo, você vai precisar fazer o seu próprio (ou procurar por eles online). Diferente de RPGs mais antigos, como Wizardry, não existe criação de personagem, e os outros aventureiros se juntam à você quando você os encontra.

Felizmente, outras partes do jogo são bem mais amigáveis. Como no jogo Brandish, também da Falcom, quando você está andando, você pode apertar o botão de ação para descansar, o que restaura um pouco de vida e pontos de habilidade. Isso praticamente elimina a necessidade de voltar à cidade para descansar, e permite que você guarde seus itens de cura para o calor da batalha. Entretanto, ainda há a chance de você ser surpreendido por inimigos enquanto descansa, mas esta chance é menor se você estiver cercado por paredes.

dinosaur-9

PC-98

Falando em batalhas, o sistema de combate também é extraordinariamente veloz. Quando você está caminhando, você será alertado por uma mensagem bem-educada que diz “COMBATE”, e então é levado para uma tela completamente diferente. Todos os inimigos são representados por cartas no lado direito da tela. Daqui, você pode dar suar ordens, como em qualquer outro RPG. Você também pode posicionar seus personagens nas linhas frente, meio e trás para mudar suas características de ataque e defesa, e há jóia colorida que indica a afinidade de cada um.

dinosaur-3

PC-98

Cada um dos seus personagens tem uma classe definida, e seus ataques especiais são determinados pela arma com que eles estejam equipados. Quando você os manda atacar, não há uma animação, só um pequeno efeito sonoro. A janela de status te mostra quanto dano você causou e/ou recebeu, e se você aumentar a a velocidade de texto, isso aparece instantaneamente. Isso significa que as batalhas podem acabar em segundos. Isso é algo muito bem-vindo, já que a frequência de encontros aleatórios é bastante alta. O lado negativo é que você raramente precisa fazer algum esforço durante o combate. Até muitos dos confrontos contra chefes pode ser vencidos em menos de cinco segundos, só escolhendo “Lutar” sem parar, presumindo que você esteja num nível adequado.

dinosaur-6

PC-98

Há ainda os níveis de habilidade, que são características separadas do nível de experiência do seu personagem. Eles aumentam ao se realizar ações específicas várias vezes – por exemplo, usar uma espada aumenta a sua habilidade com espada, usar magia aumenta sua habilidade de magia, e assim por diante. Além disso, uma vez que certos personagens atingem stats altos o suficiente, eles se tornam aprendizes e aprendem habilidades dos personagens mais fortes. Por exemplo, uma vez que ele aumente esta habilidade o suficiente, Ash pode ensinar a habilidade com espada para um personagem como Heath, se o seu valor de STR tiver chegado em 20. Isso é uma forma de multi-classe, mesmo considerando que a habilidades que cada personagem pode aprender já são pré-definidas, e nem todas as habilidades pode ser transferidas para todos – e mesmo assim elas geralmente não serão tão fortes quando utilizadas pelos aprendizes.

dinosaur-7

PC-98

Apesar de serem intrusivas, as batalhas são bem menos tediosas do que as dos outros RPGs da época, o que faz com que o jogo seja extremamente jogável até hoje. Há muita coisa para se ver e fazer, especialmente pelo fato duas aventuras completas (cenários), como enredos, diálogos e personagens diferentes (ou os apresentando em uma ordem diferente). Mas como na maioria dos jogos da Falcom, o grande atrativo de Dinosaur está em sua trilha sonora. Apesar de certamente não ser a melhor já feita por eles – ela ainda perde para Ys e Legend of Xanadu – muitas músicas são memoráveis e algumas conseguem ser impressionantes, com uso pesado de guitarras distorcidas. Em compensação, muitas das músicas de exploração é bem simplória e desinteressante, mas o jogo conta com algumas jóias, especialmente o tema de abertura.

Dinosaur Resurrection (ダイナソア リザレクション) – Windows (2002)

Como a maioria dos jogos da Falcom, Dinosaur recebeu um remake para Windows, que foi lançado em 2002. Dinosaur Resurrection é mais ou menos o mesmo jogo, mas com gráficos drasticamente melhorados, interface aprimorada, além de outras novidades. Todo o jogo é agora em 3D, com scrolling suave, apesar de todo o movimento ainda ser baseado em grid. As texturas repetitivas realizam um bom trabalho em imitar o visual do jogo antigo, sem deixar de parecer moderna, mesmo apesar de ficarem bem para trás do que vemos nos jogos de FPS atuais. Um mini-mapa no canto da tela mostra os arredores da sua posição, e a magia de Busca abre um automap bem maior, que fica na tela até você ser atacado.

dinosaurres-1

Windows

Toda a trilha sonora foi remixada, e com isso algumas músicas ficaram melhores do que outras – os temas de combate são acompanhados de uma guitarra distorcida, enquanto os temas de exploração ganharam instrumentos extras – mas algumas das composições mais lentas e sombrias eram melhores em sua versão FM no jogo original. Há agora também uma nova abertura pré-renderizada que, apesar de não ser ‘tão’ interessante, mas que acabou ficando bem legal, combinada com a música.

dinosaurres-2

Windows

Você pode se mover usando tanto o teclado quanto o mouse. O combate funciona da mesma forma que no original, exceto que todo o controle agora é feito com o mouse. Basta clicar num inimigo e você lutará com ele – apesar de terem adicionado algumas animações, o combate ainda é absurdamente veloz, e jogo ainda mira automaticamente no próximo inimigo, logo as batalhas podem ser vencidas clicando-se repetidamente. Usar itens, executar ataques especiais, equipar armas e comprar itens também ficou bem mais fácil devido à interface melhorada.

dinosaurres-4

Windows

Houve também um re-balanceamento, com os personagens subindo de nível de forma um pouco mais lenta, e com os confrontos contra os chefes sendo um pouco mais difíceis. Alguns novos tipos de habilidades foram adicionadas – o original tinha Espada, Magia, Magia Clerical, Canção, e Luta, e o remake trás ainda as habilidades de Arco e Armadilha. A frequência de encontros aleatórios diminuiu, apesar deles ainda acontecerem bastante. Apesar de alguns preferirem a estética retrô do original (especialmente a música), Dinosaur Resurrection foi tão bem-sucedido em atualizar a fórmula que ele praticamente torna o jogo original obsoleto.

dinosaurres-6

Windows

Apesar de Dinosaur ainda parecer antigo para quem não está acostumado com este tipo de jogo, é definitivamente uma das melhores opções para os fãs do gênero, especialmente pelo fato de não se fazer mais jogos assim hoje em dia. O sucessor mais próximo seria o Arcana, um jogo similar que foi lançado para o SNES.

 

dinosaurres-3

Windows

Agradecimentos à Kyouki pela tradução da página do site da Falcom.

Comparativo de Fotos

Vídeos

Gameplay do jogo original:

Abertura do jogo original:

Gameplay do Dinosaur Resurrection:

Abertura do Dinosaur Resurrection:

Playlist com a OST da versão original do jogo:

Playlist com a OST da versão para FM Towns:

Playlist com a OST do remake para Windows:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s