Especial TwinBee, Parte 4: TwinBee Da!!

HG101_logo_SMALLER

Por 

twd

TwinBee Da!! (ツインビーだ!!) / Pop’n Twinbee – Game Boy, PSP (1990)

 

TwinBee Da!! está na mesma situação que a maioria das versões portáteis dos jogos, não sendo exatamente uma conversão do jogo, mas também não sendo original o suficiente para ser considerada uma continuação. As mecânicas são as mesmas do jogo para os arcades, mas o design das fases é muito mais elaborado e conta com vários chefes exclusivos. O estilo dos gráficos, apesar de ser em preto e branco, é muito mais detalhado que o do jogo original. Existem ao todo seis fases, e há referências à outros shooters da Konami, como o chefe em forma de lula, que parece ter saído do Parodius, assim como as cabeças Moai que disparam anéis-laser do Gradius. Cada fase tem uma música-tema de powerup exclusiva, como em TwinBee 3, e uma das músicas é baseada na última faixa do Moero Twinbee.

TwinBee-da-Japan_24

Game Boy

Assim como em muitas conversões para Game Boy, as fases foram ajustadas para caber na tela menor do portátil, logo o jogo parece bem apertado. O scroll também é um tanto lento. Mas o maior problema é que TwinBee realmente definido pelos seus gráficos coloridos, logo este seria o último jogo que você gostaria de jogar em preto e branco. Além disso, distinguir os sinos é bem difícil. Os detalhes parecem bem bonitos nas fotos, mas fica tudo muito poluído na tela minúscula do Game Boy.

O inimigo desta vez é malvado Dr. Nikki. Pelo enredo do jogo, esta deveria ser uma continuação do TwinBee 3, mas isso depois foi corrigindo no manual do Detana Twinbee Yahho! Deluxe Pack, se passando na mesma época do primeiro jogo. Você nunca o vê no jogo, mas a fase final mostra uma mensagem do Dr. Nikki: “Bem vindo à minha ilha, mas… você não sairá com vida. Te desafio á derrotar o Cyber Poppo”, da qual depois você enfrenta o chefe final, um robô-pavão gigante.

twinbee-gb5

Game Boy Color

Existem cinco versões deste jogo: o lançamento japonês original (1990); a versão européia, renomeada para Pop’n Twinbee (1994); a versão melhorada para o Super Game Boy, que foi incluída na coleção japonesa Konami GB Collection Vol. 2 (1997); a versão para Game Boy Color, incluída na coleção européia Konami GB Collection Vol. 3 (2000); e um remake para o PSP, lançado como parte da compilação TwinBee Portable (2007). A versão normal para Game Boy releases inclui um modo para dois jogadores que usa o cabo-link do Game Boy, mas ambas “GB Collections” removeram esta opção. A versão européia foi renomeada para capitalizar na popularidade do Pop’n TwinBee do Super Nintendo, apesar dos dois jogos não serem nada parecidos. A colorização da versão para Game Boy Color torna o jogo um pouco mais atraente, mas como muitos dos jogos para o sistema, a paleta cores é pobre e feia.

snap202

PSP

A versão para PSP foi desenvolvida pela M2, que converteu todos os shooters da Konami para as plataformas portáteis. Os gráficos foram totalmente redesenhados, 100% à cores. É um jogo muito bonito, e apesar de não ter o mesmo nível de detalhe que o  Yahho!, ou conter designs tão interessantes. O campo de jogo tem barras laterais para manter o aspecto 4:3. A música foi levemente rearranjada, com instrumentos que replicam o som de chiptune do Game Boy original, mais muito mais limpos.

snap206

PSP

Entretanto, algumas coisas foram cortadas. O modo para dois jogadores se foi, e agora só existem cinco fases ao todo. O chefe da quarta fase foi removido, juntamente com a maior parte da quinta fase, tendo algumas de suas partes (e chefes) movidas para a quarta fase. Também não é mais possível escolher as fases. Isso seria algo bem desapontador em um lançamento standalone, mas já que é apenas um bônus em uma coletânea, é algo suficientemente divertido.

Comparativo de Fotos

 

Vídeos

À SEGUIR: DETANA!! TWINBEE!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s