Especial TwinBee, Parte 5: Detana!! TwinBee

HG101_logo_SMALLER

Por 

detana_

Detana!! TwinBee (出たな!! ツインビー) / Bells & Whistles – Arcade, PC Engine, X68000, PlayStation, Saturn, PSP, Wii (1991)

Detana!! TwinBee é o jogo que definiu a série. A idéia por trás de TwinBee sempre foi ser uma shooter baseado anime. Em 1991, a Konami pode finalmente realizar esta aspiração de forma completa graças aos gráficos 16-bit. Para isso, a Konami contratou Shuzilow.HA, um artista muito talentoso que tem um currículo impressionante em animes. Ele é o criador dos heróis, os pilotos de TwinBee, e WinBee, assim como outros personagens inesquecíveis deste universo.

detana2

Arcade

Acima de tudo, foi o trabalho de altíssima qualidade de Shuzilow nos personagens que moldou o futuro da série: de certa forma, Pastel, Light e cia acabaram se tornando mais populares que o jogo que eles estrelam. Os heróis são os protagonistas em uma vasta gama de produtos, desde radio drama à uma série OVA, com até a dubladora da Pastel tendo uma carreira de “idol”, lançando vários CDs de áudio.

CUT2

Mas desenhar um grupo bom de personagens não é o suficiente, é claro. O universo do jogo se alimenta muito pela cultura de anime do século 20. A inspiração mais óbvia é a obra prima de Hayao Miyazaki, Laputa Castle in the Sky. Quem quer que tenha assistido reconhecerá imediatamente a sua influência em vários dos screenshots.

Enquanto o mundo de Miyazaki influenciou o cenário, os personagens em si vivem em um mundo ao estilo do Akira Toriyama. O tema “crianças com um tio cientista e robôs mascotes” lembra muito o Dr. Slump de Toriyama, um dos mangás de maior sucesso nos anos 80. Ainda assim, TwinBee não foi á única série de jogos à usar destes elementos: Dr. Cinnamon é uma cópia quase idêntica do famoso Dr. Light da série Mega Man, e os edifícios em que os cientistas vivem parecem casas da “Capsule Corp.”, uma outra invenção do Toriyama, que faz parte da série Dragonball. Cara fase termina com uma imagem bonita, com vários dos personagens aprontando alguma coisa.

CUT1

O jogo em si é um shooter vertical um tanto tradicional, com sete das fases mais fofas já vistas. Além de belos vilarejos e castelos voadores (a música tema se chama “Sky Fortress Laputa”, é claro), você voa através de cavernas com cachoeiras flutuantes, numa paisagem aquática, mas no céu, e uma série de ruínas no deserto. Um scrolling em planos múltiplos é usando para criar um fantástico efeito de profundidade.

Os TwinBees agora contam com um tiro especial carregável, mas fora isso as mecânicas são as mesmas do TwinBee original. O hardware mais poderoso permitiu chefes de fases maiores e mais impressionantes, e seu design é mais consistente do que o amontoado de bizarrices do TwinBee 3.

Com tanto esforço gasto em gráficos conceituais e de design como um todo, seria uma vergonha se o departamento de som não estivesse à altura. O trio de compositores inclui Hidenori Maezawa, Masae Nakashima e Michiru Yamane (um dos compositores principais da série Castlevania). A música se destaca bastante, com melodias inspiradoras e majestosas. As vozes digitalizadas dos “Bees” são fofinhas, mas praticamente indecifráveis.

detana-11

Arcade

Detana!! TwinBee foi lançado originalmente nos arcades, e contou com também com uma versão obscura em inglês chamada Bells & Whistles. Ela conta com textos traduzidos na abertura e encerramento do jogo, mas teve todos os samples de voz removidos.

 O jogo foi inicialmente portado para o PC Engine. Isto mudou o layout da tela para o 4:3 padrão, além de adicionar uma barra preta sólida de status no rodapé da tela. Os gráficos pioraram um pouco, perdendo a maioria dos efeitos de scrolling. A música e os efeitos sonoros também não ficaram bons. Além disso, perdeu-se a sexta fase, das ruínas no deserto. A versão para PC Engine também foi lançada no Virtual Console do Wii e na PSN do PlayStation 3 e PSP .

A versão para o X68000 tem barras pretas verticais dos lados para dar uma proporção similar (mas não igual) à dos arcades, e tanto o visual quanto a jogabilidade são quase idênticas. Ela permite três tipos de instrumentação musical baseada no equipamento MIDI, que apesar de não serem tão boas quanto a do arcade, ainda sim são muito boas. Ela utiliza o tema clássico do Gradius “Morning Music” como música de fundo durante o loading do disquete.

Tanto o PlayStation quanto o Saturn receberam versões quase idênticas à dos arcades, na coletânea TwinBee Yahho! Deluxe Pack. Infelizmente, nenhuma delas possui um modo ‘tate’, logo o mais perto que você consegue chegar é um modo de tela esticado que deixa os gráficos pixelados. O jogo também foi incluído na coleção TwinBee Portable para o PSP, que conta com um modo tate, onde você segura o portátil de lado.

Comparativo de Fotos

Mais Fotos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vídeos

À SEGUIR: POP’N TWINBEE!

 

Um comentário sobre “Especial TwinBee, Parte 5: Detana!! TwinBee

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s