Especial TwinBee, Parte 7: TwinBee Yahho!

HG101_logo_SMALLER

Por  

yahho_

TwinBee Yahho! (ツインビー ヤッホ!) – Arcade, PlayStation, Saturn, PSP (1995)

flyer-twinbeeyahho

Arcade

TwinBee Yahho! foi lançado em 1995 nos fliperamas para celebrar o décimo aniversário da série, e no mesmo ano ganhou versões para o PlayStation e Saturn numa versão de luxo (Deluxe Pack) que inclui Detana!! TwinBee. Ela foi desenvolvida pela equipe do Parodius depois do seu trabalho no Gokujou Parodius.

0019-1

A história se passa na Terra das Maravilhas. Sua governante, a Princesa Melody, foi raptada pelo Arquiduque Nonsense, que também roubou a sua Harpa da Felicidade. Flute, a fadinha amiga da princesa consegue fugir, e conta para galera do TwinBee sobre o que aconteceu, eles partem ao resgate. Uma bela animação de abertura mostra a Princesa Melody encarcerada, enquanto seu leal guerreiro Ace lamenta.

A jogabilidade é mais próxima do Detana que do Pop’n TwinBee, com a volta dos ataques carregados. Entretanto, TwinBee Yahho! permite que você escolha entre quatro tipos de disparo carregado: há a conhecida bola de fogo do Detana!! TwinBee (que é a mais eficaz), uma sucessão de socos (com as luvas de boxes que os heróis usam nos jogos da série Parodius), um gerador de Options ilimitado, que permite que você os arremesse nos inimigos (você nunca vai precisar de um sino verde, mas um disparo especial faz falta), e finalmente uma boma ar-solo teleguiada (útil quando seus braços estão quebrados). Apesar desta variedade, a natureza arcade do Yahho! o torna um jogo menos equilibrado que o Pop’n TwinBee. A barra de energia e o melhor controle sobre seus Options do jogo anterior deixaram saudades.

0118

Existem também novas armas secundárias, que são encontradas ao se destruir alvos no solo. Entre eles estão uma bomba spread, um lança-chamas, um tiro de 4 direções, uma bazuca e uma metralhadora Vulcan. Você pode equipar duas delas simultaneamente, uma em cada mão. GwinBee também reaparece como um ajudante temporário, e Michael, o porco com asas de anjo do Parodius faz uma aparição também. Estas armas secundárias acabam se tornando sua principal fonte de poder de fogo – com certeza é melhor pegar um lança-chamas do que esperar quatro ou cinco sinos para melhorar o seu tiro normal, entretanto, já que as naves seguram estas armas com as mãos, qualquer contato com o inimigo as remove. Há também o problema que ao ter uma arma secundária em cada mão é perigoso, já que isso te deixa sem uma mão livre para destruir os inimigos no chão.

Existem três modos de jogo: O modo Practice é para iniciantes e nele é mais fácil se obter powerups, mas o jogo só vai até a terceira fase (à menos que você cumpra certas condições). O modo Normal permite que você jogue o jogo inteiro e o modo Special é equivalente ao segundo loop, com dificuldade maior, e uma paleta de cor diferente nas fases.

0059

A abertura conta com um música com vocais e legendas ao estilo karaokê. O look do jogo como um todo para ter vindo de um anime dos anos 80. Além das cutscenes de abertura e encerramento, os pilotos e personagens aparecem e conversam durante o jogo, narrando a ação e trocando farpas com os chefes de fase. Os dubladores são os mesmos da série de áudio drama TwinBee Paradise. As músicas novamente são excepcionais, uma verdadeira obra de arte, e complementam a ação perfeitamente.

As seis fases são brilhantes e coloridas como sempre, e mais detalhadas do que nunca. Existem alguns efeitos pseudo-3D muito legais, como quando você enfrenta Ace na primeira fase. Depois de levar algum dano, ele tenta fugir, então sua nave faz vários loopings automaticamente, fazendo com que o mundo todo fique de cabeça para baixo durante a perseguição. Em outra fase mais para frente, numa luta contra navio de guerra do Dr. Warumon, sua nave automaticamente vira de lado para evitar colidir com ela, o que é um pouco desorientador num primeiro momento, mas o visual é muito legal. A série sempre deveu muito de seu nonsense à obra prima de Lewis Carroll, Alice no País da Maravilhas, então Yahho! leva isso ao máximo, com uma fase repleta de gatos listrados e uma luta contra a dupla Tweedle Dum e Tweedle Dee como chefes de fase.  Perto do fim do jogo, você enfrenta uma réplica de Alice como um robô gigante, pilotado pelo Arquiduque Nonsense em pessoa.

0199

TwinBee Yahho! tem um ritmo muito mais rápido se comparado aos jogos anteriores, o que é ao mesmo tempo sua maior força e sua maior fraqueza. De um lado, é um jogo com muito mais energia, especialmente se comparado ao ritmo relaxado do Pop’n TwinBee. Mas do outro lado, é um jogo muito curto, e você passa por todas as seis fases sem perceber. Por causa disso, como o Salamander 2TwinBee Yahho! pode ser considerado um caso de “forma sobre conteúdo” – à ele claramente falta a duração e variedade dos jogos da série Parodius – mas ainda sim conseguiu alcançar perfeitamente o objetivo do seu criador, de fazer o shooter estilo anime perfeito.

Yahho! parece um um adeus melancólico, um adeus final da série. Este é também o último jogo da série TwinBee propriamente dito, contando com a sua equipe principal, incluindo Shuzilow.HA, então de certa forma, marca o fim de uma era.

0078

Todas as três conversões – PlayStation, Saturn e PSP – são versões perfeitas do jogo dos arcades, com algumas vozes dubladas adicionais. A versão PSP perdeu o suporte para dois jogadores. Apesar de ser um jogo de tiro vertical, ele foi desenhado para monitores horizontais, logo não há modo “tate”, tampouco como remover as barras laterais, que são usadas para mostrar quantos sinos você coletou.

Mais Fotos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vídeos

À SEGUIR: TWINBEE RAINBOW BELL ADVENTURE!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s