Especial TwinBee, Parte 9: TwinBee RPG

HG101_logo_SMALLER

Por em 25 de 

twrpg

TwinBee RPG (ツインビーRPG) – PlayStation (1998)

Considerando que TwinBee tem uma grande variedade de personagens que não pôde realmente brilhar em outros gêneros, quase que faz sentido trazer tudo isso para um RPG. Com isso, em 1998 a Konami lançou TwinBee RPG para o PlayStation.

twinbeerpg-1

O personagem principal em TwinBee RPG é um garoto adolescente no mundo real – você pode escolher o seu nome e tomar algumas decisões nos diálogos, mas fora isso, ele é um protagonista silencioso. O jogo começa com você assistindo um episódio do anime do  TwinBee na TV, até que alguma coisa dá errado e você é lançado dentro do desenho pela Princesa Melody. Ao encontrar Twinbee (sem seu piloto, Light) ao lado de uma estrada, cabe à você juntar o resto da turma do TwinBee, descobrir o que aconteceu com Light e salvar Donburi Island tanto do Warumon quanto de um mal ainda maior. TwinBee RPG é baseado em TwinBee Paradise, logo conta com os mesmos dubladores, assim como vários outros personagens que até então só haviam sido vistos/ouvidos no anime e nos rádio-dramas. Entre eles estão Seeds e Salyut, dois andróides criados por Warumon para pilotar os malvados EvilBees negros. Há também dois novos personagens, Molte e Vielen, que possuem misteriosos poderes psiônicos.

Os visuais são totalmente em 3D, mas eles sofrem com alguns problemas técnicos. Todos os modelos dos personagens são em “SD” (super deformer) e são aceitáveis, mas as texturas dos terrenos são em baixíssima resolução. Por padrão, a câmera está sempre muito perto, e é preciso mexer muito para se conseguir um ângulo de visão aceitável. Os cenários abertos tem um limite de visão muito curto, enquanto os ambiente fechados parecem quebrados, devido à forma que a câmera corta as paredes e outros obstáculos. Apesar destas deficiências, o jogo consegue ainda manter o estilo colorido e alegre da série.

twinbeerpg-7

Em suas mecânicas, TwinBee RPG é quase idêntico ao Chrono Trigger. Você pode ver os inimigos no campo antes de enfrentá-los, mas em alguns pontos predeterminados eles podem pular em você e te pegar de surpresa. As batalhas se passam diretamente no campo, sem tela separada ou telas de loading. O sistema de combate “active-time” funciona de forma idêntica, com barras de ação carregando e indicando quando um personagem está pronto para atacar. Existem até habilidades combinadas. Os combates te dão dinheiro, mas também te dão frutas, que podem simplesmente serem vendidas por mais dinheiro, ou usadas num liquidificador para fazer itens de cura. Sinos podem ser plantados no solo fora do laboratório do doutor, onde eventualmente crescem e se tornam árvores e outros extras. Tudo é bastante simples, já que não há muita coisa em termos de equipamento além de se obter acessórios para um eventual upgrade. Fica bem claro que TwinBee RPG é voltado para uma audiência mais jovem, mas esta simplicidade torna fácil para quem não fala japonês conseguir jogar e curtir o jogo.

Através das opções de diálogo você também pode escolher a garota com quem você quer passar algum tempo. Para o seu público-alvo de garotos adolescentes, pode parecer fofinho  poder flertar com qualquer uma delas, mas para qualquer pessoa fora desta faixa etária, isso é um pouco bizarro.

twinbeerpg-5

Há também dois minigames, um jogo a la Galaga de tiro chamado TwinBee Pierrot, assim como um jogo de pescaria. Entre as coisas que você pode pescar estão pinguins Pentarou [NT: quem é fã de MSX sabe que. é) e gatos-navios de guerra, ambos referências á série Parodius.

A música é legalzinha, mas meio sem graça. Existem duas canções com vocais, uma usada na abertura (a alegre “Kitto, Zutto”) e no encerramento (“Aikotoba Be!!”), ambas interpretadas por Mariko Kouda, que é a dubladora da Madoka, e a habitual cantora das músicas da série TwinBee Paradise.

Apesar de não ser um grande título, TwinBee RPG ainda sim é um um jogo bacana e divertido para os fãs da franquia, e uma mudança bem-vinda em comparação com os jogos melodramáticos de RPG da época. O tom bem-humorado tem muito em comum com a série Mega Man Legends, logo os fãs desta outra franquia também devem acabar gostando deste jogo.

TwinBee RPG had a rough development cycle. At first, Konami announced an RPG called TwinBee Miracle: Fushigi na Bell no Tairiku (“Continent of Mysterious Bells”). It was canceled, and the released TwinBee RPG is a completely different game from what was initially revealed. It was mostly 2D and had a traditional turn based battle system.

twinbee-miracle

Mais Fotos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vídeos

“Kitto, Zutto” (canção de abertura)

FIM DO ESPECIAL TWINBEE!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s