Especial Fantasy Zone, Parte 2: Fantasy Zone II

HG101_logo_SMALLER

Por  

fz2__

Fantasy Zone II: The Tears of Opa-Opa / Fantasy Zone II: Opa-Opa no Namida (ファンタジーゾーンII オパオパの涙) – Master System, Arcade, MSX2, Famicom, PlayStation 2, Wii, 3DS (1987)

fz2-fc

Capa Famicom

Fantasy Zone II foi criado especificamente para o Master System, e muda a fórmula em algumas coisas (seu sub-título, The Tears of Opa-Opa, foi tirado da versão ocidental). E agora são oito fases: Pastaria, Sarcand, Hiyarika, Bow Bow, Chaprun, Fuwareak, Sbardian e Wolfin.

fz2-2

Master System

Cada fase é dividida em várias seções menores onde você transita usando portais. Uma vez que você destrói todos os geradores da fase, você precisa achar o portal vermelho para chegar até o chefe. Isso é extremamente incômodo, pois não existe radar, então você tende à ficar vagando até encontrar alguns geradores para destruir, e com sorte lembrar onde fica o portal vermelho para conseguir terminar a fase.

fz2-3

Master System

As lojas-balão também se foram, sendo substituídas por “lojas-nuvem” estáticas, localizadas em pontos específicos de cada fase. Cada uma da lojas contém itens diferentes, com alguns powerups exclusivos deste jogo, como o escudo. O ponto positivo é que você pode visitar as lojas quando quiser. Entretanto, quando você morre e ressuscita, você fica extremamente fraco até encontrá-las. Alguns powerups especiais também ficam escondidos pelo cenário. Há também um “Power Meter”, que permite que você leve mais de um tiro antes de morrer; colidir diretamente com inimigos ainda te mata instantaneamente, até você encontrar itens para isso.

fz2-4

Master System

Os cenários são ainda mais loucos do que antes, e estão entre os gráficos mais coloridos do Master System. Apesar dos gráficos serem ótimos para o sistema, ele é um downgrade enorme em comparação com a versão arcade do primeiro jogo. Além disso, a música é terrível, o que é ainda mais triste em comparação com os ótimas faixas do original. A trilha sonora em sintetizador FM da versão japonesa dói menos no ouvido, mas ainda assim não é muito boa.

fz2-5

Master System

Fantasy Zone II também foi lançado nos fliperamas usando a placa System E, e apesar de ser praticamente idêntica à versão do Master System, ela conta com algumas mudanças. O “Power Meter” foi trocado por um radar, que apesar de mostrar a localização dos geradores, não mostra onde você está. Cada fase ainda tem uma espécie de contador de tempo chamado “LIFE”, que lentamente conta regressivamente até zero. Você morre com um único tiro, mas quaisquer segundos restantes te dão dinheiro extra.

fz2-7

Master System

Fantasy Zone II também teve versões para o Famicom e para o MSX2. Ambas são bem inferiores à versão do Master System, com gráficos horríveis e música ainda pior, slowdown constante, e no caso do MSX2, o maldito scrolling quadro a quadro.

fz2-8

Master System

Uma versão do jogo do Master System (com efeitos 3D, radar, e números das áreas nos portais) foi incluída no SEGA 3D Classics Collection para o 3DS, junto com o seu remake, Fantasy Zone II DX.

Comparativo de Fotos

Vídeos

À SEGUIR: FANTASY ZONE II DX!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s