Especial Fantasy Zone, Parte 3: Fantasy Zone II DX

HG101_logo_SMALLER

Por  

fz2dx

Fantasy Zone II DX: The Tears of Opa-Opa – Arcade, PlayStation 2, 3DS (2008)

O fato de que a SEGA fez o Fantasy Zone II para o Master System ao invés da placa System 16 foi uma grande decepção. Então em 2008, com o lançamento do Fantasy Zone Complete Collection, a SEGA e a M2 foram mais longe para desfazer este erro, criando o Fantasy Zone II DX.

fz2dx-1

Ele é na verdade um remake, mas não qualquer remake – similar ao Game Center CX / Retro Game Challenge Mega Man 9, este é um jogo completamente novo criado usando gráficos no estilo retrô. Ao invés de simplesmente imitar gráficos pixelados de baixa resolução, os desenvolvedores realmente programaram o jogo para ser compatível com a o hardware da System 16. Eles criaram uma nova revisão da placa, chamada System 16C, que tem mais RAM que as revisões originais A e B, mas fora isso é ela funcionalmente idêntica. Eles até gravaram ROMs para serem usadas em eventos promocionais no Japão, e o jogo pode ser emulado usando o MAME. Como resultado, ele tem um estilo estético exatamente igual ao do original, mas sendo ainda mais colorido e surreal.

fz2dx-2

A M2 fez mais que simplesmente fazer um upgrade nos gráficos, e consertou alguns outros problemas. No Fantasy Zone II original, cada fase tinha várias seções, cada uma com um gráfico de fundo exclusivo, para onde você podia ir usando portais. Isso foi mudado para que cada fase tenha agora uma versão “clara” e “escura” – a fase clara é a versão normal, mas seu equivalente escuro tem gráficos e padrões de inimigos diferentes, e chefes ainda mais difíceis. As fases escuras são tão assustadoras que você não achará as lojas-balão nelas e precisa procurar por lojas escondidas para comprar coisas. Nas fases claras, a s lojas aparece no começo de fase/vida com nos outros jogos, logo você não precisa mais procurar por elas.

fz2dx-4

Tecnicamente você nunca precisa entrar nas fases escuras, mas lá os inimigos dão mais dinheiro, e completar estas fases é a única forma se se conseguir o melhor final. Existem três finais ao todo – o final ruim, onde Opa-Opa se torna maligno, faz até referência ao Harrier e Uriah do Space Harrier que estariam à caminho para destruí-lo, amarrando ainda mais as duas séries. E é claro, ao se diminuir as fases, muitos dos cenários malucos do Fantasy Zone II original infelizmente foram retirados, mas os desenvolvedores pegaram os melhores e os usaram como base.

fz2dx-9

Alguns ajustes foram feitos em outras áreas. O controle do Opa-Opa é um pouquinho diferente, já que agora à uma breve animação dele se virando quando você muda de direção. O Power Meter se foi, mas se você leva um tiro quando está usando uma arma especial, você perde a arma mas ainda sobrevive, o que torna as coisas um pouquinho mais fáceis. O uso de super bombas como os pesos de 16 toneladas agora é ilimitado, mas elas precisam ser carregadas por cerca de um segundo antes de serem lançadas. Todos os chefes vieram do Fantasy Zone II original – eles não são exatamente novos, mas seus ataques mudaram logo eles agora parecem como os irmãos mais velhos dos chefes do primeiro Fantasy Zone. Cada fase começa com um texto em engrish, similar ao mostrado na primeira fase do primeiro jogo.

fz2dx-12

A trilha sonora consiste em versões novas das músicas do Fantasy Zone II, mas  tudo foi tão fortemente re-arranjado que quase não se percebe. Ela usa o mesmo sintetizador FM do primeiro jogo, e foi composta pelo compositor veterano em trilhas sonoras de shooters Manabu Namiki. Existem também mais armas, incluindo as “Drop Tears“ em referência o subtítulo, que são necessárias para se conseguir o melhor final. Você até tem a opção de comprar speed ups depois de ser morto por um chefe, o que conserta um dos maiores problemas da série. Este pode de fato ser o melhor Fantasy Zone já feito.

fz2dx-10

A versão para 3DS, lançada em 2014 sob o nome Fantasy Zone II DX Double, inclui os mesmos efeitos 3D e opções do primeiro jogo, além de visão widescreen real. Ela também inclui um novo modo de new score attack chamado Link Loop Land, onde você controla Upa-Upa e enfrenta um número infinito de inimigos.

00909

3DS

À medida que você os mata, você acumula dinheiro e aumenta o multiplicador de combo. Sua arma padrão é o multi-shot, que você perde se levar um tiro. Armas substitutas aparecem rapidamente, mas se você for acertado novamente, é game over. É muito divertido, ainda mais que os geradores destruídos explodem, levando o que estiver perto com eles, o que é essencial, considerando como a tela fica inundada depois de alguns minutos de jogo.

Comparativo de Fotos

Vídeos

À SEGUIR: FANTASY ZONE: THE MAZE!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s