Por Kurt Kalata
Fantasy Zone / Fantasy Zone Gear: Opa-Opa Jr. No Bōken (ファンタジーゾーンギア オパオパJr.の冒険) – Game Gear, PlayStation 2 (1991)
Diferente da maioria das versões para Game Gear, Fantasy Zone Gear não é apenas uma versão miniaturizada do jogo para arcade/Master System. Ao invés disso, é um jogo completamente novo. Ele foi desenvolvido externamente pela Sanritsu, que colaborou com a SEGA em vários outros projetos na época.
Já que o jogo foi desenvolvido para a diminuta tela do Game Gear, Fantasy Zone Gear removeu a barra de status da tela, o que significa que não existe radar, ou mesmo qualquer indicador da munição da sua arma. Mesmo assim, o jogo parece bem apertado na tela. Do ponto de vista técnico, o jogo parece mal-programado, já que animação e o movimento é horrendamente entrecortado. Os controles também não são tão precisos como os dos outros jogos, logo fica fácil demais trombar com um inimigo por acidente.
Há um punhado de armas novas, como o tiro teleguiado, assim como uma opção de auto-fire. Você também pode pausar o jogo e escolher entre os seus powerups, o que é bastante útil. Existem sete fases ao todo, incluindo o tradicional “boss rush” no final, mas nenhuma delas tem nome.
Os visuais também são fantásticos. Apesar de não ser recheado de tons pastéis como seus predecessores, os gráficos de fundo são ainda mais detalhados que os dos jogos para o Master System. Além disso, a trilha sonora é relativamente bem feita.
Pelo que o jogo é – uma forma de jogar Fantasy Zone onde quiser – Fantasy Zone Gear é bastante decente, mas seus controles estranhos e a tela apertada acabam por torná-lo um dos piores jogos desta série da SEGA.
Mais Fotos
Vídeos
Playlist com a trilha sonora: