Knightmare: Majou Densetsu (Konami, 1986)

HG101_logo_SMALLER

Por 

_kmare
Knightmare: Majou Densetsu (魔城伝説) – MSX, DOS, PlayStation, Saturn, Celulares, Wii Virtual Console, Wii U Virtual Console (1986)

knightmare (1)

Capa

Majou Densetsu (literalmente: “Lenda do Castelo Demoníaco”, não tem relação com Akumajou Dracula ou Dracula Densetsu, que são jogos da série Castlevania) é um shooter de scroll vertical que se desvia das normas do gênero. Ao invés de pilotar uma nave pelo espaço, você controla um pequeno cavaleiro chamado Popolon, enfrentando várias criaturas em um mundo inspirado pela mitologia grega.

No começo, Popolon está armado de arco e flecha. Entretanto, esferas flutuantes lhe dão armas adicionais, como bumerangues, tiros triplos e espadas de arremesso. Muitos blocos com pontos de interrogação estão espalhados pelas fases, deixando peças de xadrez e outros powerups. Já outras esferas podem aumentar a sua velocidade, parar o tempo, te deixar invencível temporariamente ou te dar um escudo que te protege de ataques frontais.

É um jogo divertido, mas é atrapalhado por algumas questões técnicas. Como todos os shooters para MSX, o scroll da tela é quadro a quadro e lento. O que significa que para se percorrer uma tela inteira leva algo em torno de 30 segundos. Os checkpoints são distribuídos de forma generosa, mas recuperar o terreno perdido depois de morrer parece levar uma eternidade. Ainda sim, é um grande jogo, com músicas muito boas e ótimas lutas contra chefes de fase. A versão incluída no Konami Game Collection 1 tem suporte para o cartucho de áudio SCC, para uma trilha sonora mais aprimorada.

Um grupo chamado Friends criou um clone de Knightmare para PC. Apesar do scrolling ser mais suave, o jogo ainda é lento e os gráficos EGA são piores, além de não contar com música durante as fases.

kmare

Os brasileiros da Amusement Factory criaram um hack da ROM, chamado Knightmare Gold. Esta versão tem suporte para o hardware mais avançado do MSX2, o que torna o scroll melhor, adiciona a opção de áudio em SCC, melhora a paleta de cores e traz uma série de outras correções. A versão em CD inclui uma trilha sonora remixada, com músicas de vários outros jogos da Konami.

kmare

Knightmare Gold

Existe também uma versão fan-made feita em 2012 para o ZX Spectrum, que você pode conferir aqui. Em 2015 o site Demon Videogames lançou um remake para PC, com gráficos totalmente novos – infelizmente o link para download não funciona mais, mas ele pode ainda ser encontrado com um pouco paciência, vasculhando a internet. Confira no fim deste artigo os vídeos de todas estas versões!

Existem outros dois jogos na série Majou Densetsu, que são de gêneros totalmente diferentes. O segundo, Maze of Galious, é um jogo de ação/aventura em side-scrolling para o Famicom e MSX, e o terceiro, Shalom, é um RPG lançado exclusivamente para o MSX.

Vídeos

MSX:

Versão com áudio SCC:

Knightmare (PC, EGA):

Knightmare Gold:

Versão para ZX Spectrum:

Remake para PC:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s