Especial Rune Master, Parte 1: Rune Master

HG101_logo_SMALLER

Por  

rm

Rune Master (ルーンマスター) – MSX2 (1989)

eaf587d7

Capa

Rune Master é uma série de jogos boardgame/RPG para o MSX2, desenvolvida pela Compile. A Compile já havia se estabelecido com a sucessão de shooters formidáveis para o MSX. Eles também ficaram famosos com o Puyo Puyo, o quebra-cabeça com gosminhas, criado pelo fundador da empresa Masamitsu “Moo” Niitani. Mas antes de Niitani trabalhar em Puyo Puyo, ele foi o produtor do Rune Master.

rune1-1

Quando a Compile fechou suas portas, suas propriedades intelectuais foram compradas por empresas em melhores condições financeiras. A SEGA adquiriu os direitos sobre Puyo Puyo e desenvolveu continuações para esta série, enquanto a maioria dos demais direitos foram para a D4 Enterprise. Em 2007, a D4 disponibilizou uma coleção com a série Rune Master para download, através de seu serviço online Project EGG. Os jogos estão todos em japonês e nenhuma outra mudança foi feita além das necessárias para que os jogos rodassem no Windows.

rune1-2

O primeiro jogo foi lançado originalmente em 1989, como parte do Disc Station Special Christmas Edition, da Compile. O projeto Disc Station era uma revista em disquete que a Compile publicava, que contava com trailers, demos, artwork de jogos, notas de desenvolvimento e até jogos. Estas revistas se tornaram bastante populares e acabaram recebendo várias edições especiais.

rune1-3

Rune Master introduz ao jogadores um estilo de jogo que não era muito comum nos RPGs de vídeogame. Ele é jogado em um tabuleiro, com dados que ditam quantas casas você pode se mover, dependendo do número que você rolar. O mapa é como um enorme mapa do mundo, com tesouros, monstros e outros eventos, que acontecem quando você cai em alguma casa em particular. A interface consiste em várias janelas pequenas; o lado esquerdo mostra o personagem, com seus stats e itens; o meio mostra o mapa do mundo e lado direito mostra ou os detalhes da história, ou os stats dos inimigos. Na parte de baixo você tem uma visão geral de todos os personagens e seu HP.

rune1-4

Para capturar a atenção dos jogadores e apresentar a história de modo adequado, a Compile apresentou o jogo em um demo na edição de número 7 da Disc Station. Quando você começa o jogo, você vai para uma tela para digitar seu nome e escolher 1 de 4 personagens com o qual deseja jogar.

Personagens

rune1-pine

Pine (Guerreiro)

O guerreiro médio dos mundos de fantasia. Pode usar sem dificuldade todos os itens do jogo.

rune1-apple

Apple (Feiticeira)

Uma feiticeira e a única personagem feminina selecionável do jogo. Ela ganha mais magias do que os demais personagens.

rune1-banana

Banana (Ladrão)

Sua porcentagem de fuga é um pouco maior que a dos demais personagens e ele tem o HP mais alto.

rune1-kiwi

Kiwi (Clérigo)

Recebe mais itens de cura que o outros personagens do jogo.

rune1-5

Os personagens restantes são controlados pelo computador, à menos que você escolha 4 jogadores, permitindo algo como uma experiência multiplayer primitiva. Infelizmente, o computador é demorado e a IA do jogo não é nada inteligente, e na maior parte do tempo você vai ficar enfurecido na frente do computador porque eles não param de morrer. Apesar dos combatentes nunca se enfrentarem diretamente, eles disputam entre si para ver quem chega antes na linha na chegada. O jogador que chegar antes ao fim do tabuleiro e derrotar o último chefe se torna o vencedor. Na sua vez, você tem a opção de rolar os dados para se mover ou utilizar um item para recuperar a sua energia. Dependendo da casa onde você cair, diferentes situações podem ocorrer. Você pode encontrar um inimigo randômico, um NPC que precisa de ajuda, ou cair numa armadilha. Ao longo do mapa, você também encontra igrejas e cidades em que você pode entrar. As igrejas aumentam sua sorte ao custo de 300 peças de ouro, enquanto nas cidades você pode se hospedar numa estalagem para recuperar todos os seus stats ou comprar armas, armaduras e itens. Quanto às armas e armaduras, você é obrigado á comprar a versão mais fraca antes de poder fazer o upgrade para a versão mais forte – logo, se você quer a Flame Sword, primeiro você precisa comprar ao menos a Short Sword antes.

rune1-6

Todos os eventos do jogo são mostrados através de uma imagem estática no lado direito da tela de jogo. Mesmo com a tamanho relativamente pequeno da imagem, a Compile conseguiu colocar muita personalidade nestas ilustrações e elas são muito boas para um jogo de 8 bits da época.

Os combates também são resolvidos com dados. Quando você começa o jogo, tudo que você tem é uma adaga, o que te dá um dado de combate. Ao entrar em combate você rola um número, e dependendo do nível da armadura do inimigo, você precisa rolar alto o suficiente para conseguir lhe causar algum dano. Vamos supor que você esteja enfrentando um slime, que tem uma armadura de valor 3, então você precisa rolar 4 para conseguir tirar 1 HP dele. À medida que você vai vencendo batalhas e ganha dinheiro, você pode ir para as cidade e comprar novas armas. Isso te dá mais dados e também pontos de bônus, que sempre são somados ao número que você rolar. Magias também pode ser usadas para adicionar mais um dado de pontos de bônus. O jogo fica um pouco desequilibrado rapidamente, já que você não precisa comprar coisas muito caras para se tornar virtualmente invencível. Assim que você consegue a arma e armadura que custam 500 peças de ouro cada, o que leva cerca de 3 a 4 combates para se acumular, você está praticamente feito até o fim do jogo.

rune1-7

A história em si não é muito detalhada ou bem contada. A premissa básica que é apresentada em partes aqui e ali durante o jogo contam a história que o Mestre das Runas (Rune Master) que vive na torre do castelo desapareceu, e com isso o reino está infestado de monstros. Quatro guerreiros devem alcançar o castelo e se livrar do mal de uma vez por todas. Ao longo do caminho você pode se desviar para fazer missões secundárias para conseguir uma grana extra, como salvar a filha do rei de um dragão. Depois de ter cruzado o reino e enfrentado vários chefes, você finalmente chega á torre do castelo e lutra contra demônio, um sapo rosa peidorrento, que usa uma coroa.

rune1-8

Após derrotar esta vil criatura dos confins do inferno, o velho Rune Master te dá os parabéns, dando ao seu personagem o Rune Ring e o coroando como o novo Rune Master, que deverá proteger o reino de agora em diante. Mas sabe qual é realmente o prêmio que você ganha por ter vencido o jogo?

rune1-dance

Esta dança. A animação muda de acordo com o personagem vencedor.

Este pode não ser um final muito bom, mas o jogo definitivamente tem um grande potencial. Os seus defeitos são facilmente ignorados, e o estilo original do gameplay nos deixa intrigados sobre o que poderia ser feito se mais esforço tivesse sido depositado neste produto.

rune1-9

O jogo, assim como suas continuações, nunca foi oficialmente lançado no ocidente. As versões em inglês surgiram graças à um grupo de tradução da Holanda chamado OASIS, que os traduziram. A tradução tem alguns probleminhas e parte dos textos teve que ser cortada devido à limitações de espaço, mas em sua maior parte são muito bem feitas. Você pode baixar versões revisadas destas traduções aqui.

Mais Fotos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vídeos

Longplay (1 de 2):

Longplay (2 de 2):

À seguir: Rune Master II!

3 comentários sobre “Especial Rune Master, Parte 1: Rune Master

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s