Por Audun Sorlie em 4 de
Rune Master II (ルーンマスターII) – MSX2 (1990)

Capa
Um ano depois do lançamento do Rune Master, a Compile voltou com uma continuação. Lançado como um jogo standalone na linha Disc Station, ele foi o primeiro à receber o rótulo Disc Station Deluxe (apesar dele também conter um demo de Rune Worth, outro RPG bastante famoso). Este jogo é melhor que o original em todos os aspectos, e a Compile garantiu que este jogo continuasse equilibrado, desafiador e divertido.
Desta vez o manual detalha a história e apresenta os personagens, apesar do jogo ter contado com um demo animado na Disc Station 12. Tanto o manual quanto a introdução contam a mesma história:
O pequeno reino se chama Fleart.
Esta localizado no mar do sul e é cercado pelo litoral de Lias.
Por causa do formato do litoral, o reino nunca foi invadido e sempre foi um reino belo e pacífico.
O seu povo admirava o generoso rei Lire, e os 8 cavaleiros do castelo que mantinham a paz.
Entretanto a paz foi quebrada por um exército de monstros, liderado pelo cavaleiro mascarado Azasort, que veio do norte distante.
Os 8 cavaleiros do castelo lutaram contra eles em todos os lugares para impedir a invasão.
Mas um dos ministros os traiu e Azasort invadiu o castelo.
Para salvar o rei, os cavaleiros tentaram fugir do castelo,
Mas a traição afetou a confiança que o povo tinha nos cavaleiros.
Sem o apoio da população, eles agora foram forçados à lutarem sozinhos.
Personagens
Cain Vloak
Ele cresceu em uma família de cavaleiros, logo sua ambição é bem maior que a dos demais cavaleiros.
Joannka McCory
Ela só tem 17 anos de idade, e ainda assim se tornou um dos cavaleiros do castelo devido à suas realizações.
Kuma Goro
Ele tem um restaurante de ramen que ele herdou de seu pai, mas ele ainda cumpre seus deveres como cavaleiro.
Lenon Gray
Sua habilidade com as mãos conseguiu a atenção do rei. Ele é um engenheiro.
Kojiro
Ele é um órfão que o rei adotou e criou como um cavaleiro do castelo. Sua lealdade ao rei é enorme.
Zap
Este garoto foi criado fora da civilização por um velhote que odiava humanos. Ele segue mais os seus instintos quando age.
Liuz
Uma garota misteriosa que acredita-se ter vindo de outro reino. Há um rumor de que ela é uma princesa de outro reino.
Matilda Sky
Ela tem um mal temperamento e é briguenta, mas ela tem um forte senso de justiça. Ela é muito forte.
Como no primeiro jogo, você pode escolher entre jogar sozinho contra três rivais controlados pelo computador ou convidar três de seus amigos para jogar uns dados virtuais. O computador ainda faz escolhas ridículas e gasta uma quantidade absurda de tempo, logo sua melhor opção é controlar todos os quatro personagens você mesmo, ou chamar os amigos pra jogar. Apesar do elenco ter aumentado para oito personagens, suas habilidades individuais foram removidas, logo a única diferença está nos visuais. As cores são muito mais vibrantes neste jogo, e a arte teve uma grande melhora, com ilustrações mais profissionais tanto dos personagens quanto dos eventos. O tabuleiro agora tem o dobro do tamanho, com vários caminhos à se escolher, apesar de todos levarem ao castelo de Azasort de um jeito ou de outro. As cidades agora são muito mais importantes no jogo e servem à mais propósitos do que apenas comprar armas ou armadura.
Quase todas as cidades tem anciões, que te dão missões secundárias. Apesar disso já existir desde o primeiro jogo, elas eram muito menos frequentes do que agora, e todas a missões dão uma boa grana, o que permite se equipar mais rápido, já que os chefes ficam mais difíceis rapidamente. Assim que um dos cavaleiros termina a missão dada à eles pelo ancião, a opção de aceitar a missão desaparece para impedir que alguém morra só para repetir a missão para ganhar um dinheiro fácil. O tamanho extra do mapa e a quantidade de caminhos para se escolher realmente ajuda à estender bastante o jogo. As cidades também funcionam como checkpoints, onde você renasce depois de morrer, logo não deixe de visitá-las.
Outra novidade no jogo são as apostas. Agora você pode ir à uma cidade e apostar em corrida de tartarugas. Sim, aqui se aposta em uma corrida com os animais mais lentos do planeta. Você pode apostar de 100 à 500 peças de ouro, e você coloca toda a sua grana num único número e espera alegremente pelo resultado. É bem divertido ver seus amigos se contorcendo quando as tartarugas passam a linha de chegada.
O inimigo principal do jogo, Azasort, é muito mais legal que o sapo rosa bizarro do primeiro jogo. Ele é uma mistura entre Guyver, Mazinger-Z e Optimus Prime, e ele é difícil pacas. Quando chegar até ele da primeira vez, muito provavelmente você não vai estar ainda forte o suficiente para derrotá-lo e precisará voltar para a cidade para fazer um upgrade no seu equipamento.
Azasort, assim como todos os cavaleiros que você pode escolher, tem linhas de diálogo falado, o que é algo impressionante para um jogo de MSX2 game. Apesar de tudo que eles dizem seja apenas “Yatta” ou “Shi-ne”, isso dá muito mais atmosfera ao jogo, especialmente na última batalha. A música também é excelente, desde o heróico tema principal do jogo até o desesperado tema de combate, é a magia do MSX do começo ao fim.
A intensa batalha finalmente termina e o rei ressurge para coroar o novo Cavaleiro das Runas (Rune Knight), e assim acaba a história de Rune Master II. O jogo é melhor em todos os detalhes e é uma experiência realmente divertida, se você nunca jogou algo deste estilo antes. Os caminhos diferentes fazem com que você queira jogar de novo para explorar todo o mapa e ver os outros eventos escondidos.
A tradução da OASIS é um pouco melhor neste jogo, e em sua maior parte pode ser compreendida facilmente. Mas ainda existem alguns bugs, e um deles é bastante ruim. Após se derrotar Azasort, a janela de diálogo mostra um monte de texto sem sentido. O texto original seria que os monstros partiram de Fleart e que o rei retornou. O bug mais crítico é na tela de seleção de personagem. Por causa de algum erro de código na parte de escolha do novo, o jogo trava se você escolher uma certa seleção de caracteres. Isso significa que o jogo reseta frequentemente depois que você escolhe a sua equipe. Apesar dos personagens não terem habilidades especiais, é bem chato ter que ficar mudando o nome do seu personagem várias vezes até encontrar uma combinação que funcione. [N.T.: existe uma versão corrigida do patch de tradução, que arruma pelo menos alguns destes bugs. Ela pode ser encontrada aqui.]
Existe outra maneira de se explorar o mundo de Fleart: a Compile é primeiramente famosa pelos seus shooters, logo eles não conseguiram deixar de incluir um shooter escondido neste jogo. Se você digitar “omake” na tela de título, a tela jmuda e você controla uma nave espacial voando sobre Fleart, atirando contra o rosto do Moo Niitanii e outros inimigos.
Mais Fotos
Vídeos
Longplay (1 de 2):
Longplay (2 de 2):
Jogo Secreto:
Um comentário sobre “Especial Rune Master, Parte 2: Rune Master II”