Especial Rune Master, Parte 2: Rune Master II

HG101_logo_SMALLER

Por em 4 de 

rm2

Rune Master II (ルーンマスターII) – MSX2 (1990)

rune2-cover

Capa

Um ano depois do lançamento do Rune Master, a Compile voltou com uma continuação. Lançado como um jogo standalone na linha Disc Station, ele foi o primeiro à receber o rótulo Disc Station Deluxe (apesar dele também conter um demo de Rune Worth, outro RPG bastante famoso). Este jogo é melhor que o original em todos os aspectos, e a Compile garantiu que este jogo continuasse equilibrado, desafiador e divertido.

runemaster2-notice-1

Desta vez o manual detalha a história e apresenta os personagens, apesar do jogo ter contado com um demo animado na Disc Station 12. Tanto o manual quanto a introdução contam a mesma história:

O pequeno reino se chama Fleart.
Esta localizado no mar do sul e é cercado pelo litoral de Lias.
Por causa do formato do litoral, o reino nunca foi invadido e sempre foi um reino belo e pacífico.
O seu povo admirava o generoso rei Lire, e os 8 cavaleiros do castelo que mantinham a paz.
Entretanto a paz foi quebrada por um exército de monstros, liderado pelo cavaleiro mascarado Azasort, que veio do norte distante.
Os 8 cavaleiros do castelo lutaram contra eles em todos os lugares para impedir a invasão.
Mas um dos ministros os traiu e Azasort invadiu o castelo.
Para salvar o rei, os cavaleiros tentaram fugir do castelo,
Mas a traição afetou a confiança que o povo tinha nos cavaleiros.
Sem o apoio da população, eles agora foram forçados à lutarem sozinhos.

Personagens

rune2-vrook

Cain Vloak

Ele cresceu em uma família de cavaleiros, logo sua ambição é bem maior que a dos demais cavaleiros.

rune2-makori

Joannka McCory

Ela só tem 17 anos de idade, e ainda assim se tornou um dos cavaleiros do castelo devido à suas realizações.

rune2-goro

Kuma Goro

Ele tem um restaurante de ramen que ele herdou de seu pai, mas ele ainda cumpre seus deveres como cavaleiro.

rune2-renoso

Lenon Gray

Sua habilidade com as mãos conseguiu a atenção do rei. Ele é um engenheiro.

rune2-kojiro

Kojiro

Ele é um órfão que o rei adotou e criou como um cavaleiro do castelo. Sua lealdade ao rei é enorme.

rune2-zatsu

Zap

Este garoto foi criado fora da civilização por um velhote que odiava humanos. Ele segue mais os seus instintos quando age.

rune2-reuse

Liuz

Uma garota misteriosa que acredita-se ter vindo de outro reino. Há um rumor de que ela é uma princesa de outro reino.

rune2-matilda

Matilda Sky

Ela tem um mal temperamento e é briguenta, mas ela tem um forte senso de justiça. Ela é muito forte.

rune2-7

Como no primeiro jogo, você pode escolher entre jogar sozinho contra três rivais controlados pelo computador ou convidar três de seus amigos para jogar uns dados virtuais. O computador ainda faz escolhas ridículas e gasta uma quantidade absurda de tempo, logo sua melhor opção é controlar todos os quatro personagens você mesmo, ou chamar os amigos pra jogar. Apesar do elenco ter aumentado para oito personagens, suas habilidades individuais foram removidas, logo a única diferença está nos visuais. As cores são muito mais vibrantes neste jogo, e a arte teve uma grande melhora, com ilustrações mais profissionais tanto dos personagens quanto dos eventos. O tabuleiro agora tem o dobro do tamanho, com vários caminhos à se escolher, apesar de todos levarem ao castelo de Azasort de um jeito ou de outro. As cidades agora são muito mais importantes no jogo e servem à mais propósitos do que apenas comprar armas ou armadura.

Quase todas as cidades tem anciões, que te dão missões secundárias. Apesar disso já existir desde o primeiro jogo, elas eram muito menos frequentes do que agora, e todas a missões dão uma boa grana, o que permite se equipar mais rápido, já que os chefes ficam mais difíceis rapidamente. Assim  que um dos cavaleiros termina a missão dada à eles pelo ancião, a opção de aceitar a missão desaparece para impedir que alguém morra só para repetir a missão para ganhar um dinheiro fácil. O tamanho extra do mapa e a quantidade de caminhos para se escolher realmente ajuda à estender bastante o jogo. As cidades também funcionam como checkpoints, onde você renasce depois de morrer, logo não deixe de visitá-las.

rune2-gamble

 

Outra novidade no jogo são as apostas. Agora você pode ir à uma cidade e apostar em corrida de tartarugas. Sim, aqui se aposta em uma corrida com os animais mais lentos do planeta. Você pode apostar de 100 à 500 peças de ouro, e você coloca toda a sua grana num único número e espera alegremente pelo resultado. É bem divertido ver seus amigos se contorcendo quando as tartarugas passam a linha de chegada.

rune2-11

O inimigo principal do jogo, Azasort, é muito mais legal que o sapo rosa bizarro do primeiro jogo. Ele é uma mistura entre Guyver, Mazinger-Z e Optimus Prime, e ele é difícil pacas. Quando chegar até ele da primeira vez, muito provavelmente você não vai estar ainda forte o suficiente para derrotá-lo e precisará voltar para a cidade para fazer um upgrade no seu equipamento.

rune2-boss

Azasort, assim como todos os cavaleiros que você pode escolher, tem linhas de diálogo falado, o que é algo impressionante para um jogo de MSX2 game. Apesar de tudo que eles dizem seja apenas “Yatta” ou “Shi-ne”, isso dá muito mais atmosfera ao jogo, especialmente na última batalha. A música também é excelente, desde o heróico tema principal do jogo até o desesperado tema de combate, é a magia do MSX do começo ao fim.

rune2-15

A intensa batalha finalmente termina e o rei ressurge para coroar o novo Cavaleiro das Runas (Rune Knight), e assim acaba a história de Rune Master II. O jogo é melhor em todos os detalhes e é uma experiência realmente divertida, se você nunca jogou algo deste estilo antes. Os caminhos diferentes fazem com que você queira jogar de novo para explorar todo o mapa e ver os outros eventos escondidos.

rune2-13

A tradução da OASIS é um pouco melhor neste jogo, e em sua maior parte pode ser compreendida facilmente. Mas ainda existem alguns bugs, e um deles é bastante ruim. Após se derrotar Azasort, a janela de diálogo mostra um monte de texto sem sentido. O texto original seria que os monstros partiram de Fleart e que o rei retornou. O bug mais crítico é na tela de seleção de personagem. Por causa de algum erro de código na parte de escolha do novo, o jogo trava se você escolher uma certa seleção de caracteres. Isso significa que o jogo reseta frequentemente depois que você escolhe a sua equipe. Apesar dos personagens não terem habilidades especiais, é bem chato ter que ficar mudando o nome do seu personagem várias vezes até encontrar uma combinação que funcione. [N.T.: existe uma versão corrigida do patch de tradução, que arruma pelo menos alguns destes bugs. Ela pode ser encontrada aqui.]

rune2-10

Existe outra maneira de se explorar o mundo de Fleart: a Compile é primeiramente famosa pelos seus shooters, logo eles não conseguiram deixar de incluir um shooter escondido neste jogo. Se você digitar “omake” na tela de título, a tela jmuda e você controla uma nave espacial voando sobre Fleart, atirando contra o rosto do Moo Niitanii e outros inimigos.

Mais Fotos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Vídeos

Longplay (1 de 2):

Longplay (2 de 2):

Jogo Secreto:

À seguir: Rune Master III!

Um comentário sobre “Especial Rune Master, Parte 2: Rune Master II

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s