Especial Rune Master, Parte 3: Rune Master III

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Rune Master III: Sangoku Eiketsu Den (ルーンマスターIII: 三国英傑伝) – MSX2 (1991)

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Capa

A Compile ainda não estava pronta para parar com a série Rune Master, mas seu próximo jogo levaria a série em uma direção um pouco diferente. Rune Master III: War Among Three Kingdoms é em vários sentidos bem diferente do sistema apresentado no Rune Master II. Como o título sugere, a história agora se passa na China antiga, durante o período dos Três Reinos, que foi bastante popularizado nos vídeogames por jogos como Romance of the Three Kingdoms e Dynasty Warriors, ambos da Koei. Todos estes jogos foram baseados no romance histórico escrito por Luo Guanzhong.

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O jogo agora consiste de três disquetes, que são conectados por uma história contínua. Cada disquete representa um certo período da guerra, e os personagens disponíveis mudam dependendo do capítulo. Todos os personagens são baseados em figuras histórias reais desta saga.

Rebelião dos Turbantes Amarelos

A Rebelião dos Turbantes Amarelos foi uma rebelião de camponeses que aconteceu em 184 DC contra o Imperador Ling de Han. Seu nove vem da cor dos lenços que os rebeldes usavam amarrados em suas cabeças.

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Liu Bei

Bastante conhecido como o governante ideal, benevolente e humano, que se importava com seu povo e escolheu bons conselheiros para o seu governo.

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Cao Cao

Apesar de geralmente ser retratado como um tirano cruel e impiedoso, Cao também é tido como um governante brilhante e um gênio militar que tratava seus subordinados como se fossem membros de sua família.

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Sun Jian

Apesar dele não comandar muitas tropas e nem possuir muitas terras, a bravura e esperteza dede Sun Jian eram temidas por muitos.

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Yuan Shao

Um dos mais poderosos senhores da época, Yuan Shao comandou uma coalizão de de senhores contra o tirânico Dong Zhuo.

Ascensão do Reino de Shu

Um dos Três Reinos compete pelo controle da China, após a queda da Dinastia Han, tendo como base as áreas ao redor de Sichuan, que eram conhecidas como Shu.

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Liu Bei

Liu Bei retorna neste capítulo.

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Cao Cao

Cao Cao também veio do capítulo da Rebelião dos Turbantes Amarelos.

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Sun Quan

Devido à sua habilidade em recrutar homens honrados e importantes para a sua causa, Sun Quan foi capaz de delegar autoridade à pessoas bastante capazes. Esta sua habilidade lhe rendeu o apoio popular e o serviço de ótimo generais.

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Zhang Lu

O terceiro líder dos Mestres Celestiais, um grupo religioso.

O Confrontro Triplo dos Três Reinos

O confronto triplo ocorreu nos anos 20 do segundo século. In 220, o filho de Cao Cao, Cao Pi depôs o Imperador Xian e acabou com a Dinastia Han.

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Zhuge Liang

Ele é geralmente reconhecido como o maior estrategista da época.

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Sun Quan

Outro personagem vindo do capítulo anterior.

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Yong Kai

Um oficial do período dos Três Reinos que foi o prefeito de Jian Ning e mais tarde se juntou ao Rei de Nanman King, Meng Huo em revolta contra Shu.

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Meng Huo

Um aristocrata da região de Nanzhong, sul de Shu Han, durante o período dos Três Reinos da China.

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Neste jogo, a escolha do personagem faz bastante diferença na aventura. Agora existem vários stats, como sabedoria, sorte, reputação e poder. Reputação é especialmente importante. Ao longo do caminho, você encontra guerreiros, que você pode convidar à se juntar ao seu exército. Dependendo da sua reputação dos stats do guerreiro, ele pode aceitar ou recusar. É assim que você aumenta a sua força neste jogo. Apesar de ainda haverem cidades com lojas que vendem armas, elas apenas adicionam pontos de bônus, e dados extras são gerados de acordo com a quantidade de guerreiros que você comanda e o níveis individuais deles, assim como os stats de defesa deles. Isso adiciona um elemento de estratégia ao jogo que não existia nas versões anteriores.

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Enquanto os primeiros 2 jogos tinham uma IA horrível controlando os seus rivais, agora eles são o completo oposto. Desde o começo eles sabem exatamente o que fazer e muito provavelmente vão te deixar comendo poeira e você vai ficar assistindo eles matarem metade da China enquanto você fica preso enfrentando fungos mutantes. Chega ao ponto que a sua única opção é controlar todos os 4 personagens para conseguir aproveitar o jogo todo.

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As lojas do jogo foram simplificadas. Não existem mais anciões e as lojas são bastante limitadas. A estalagem ainda funciona como um lugar para recuperar energia, mas o HP não aumenta mais com compras. Como mencionado, mas armas não fazem tanta diferença nos seus stats, e as lojas de armadura foram completamente removidas porque desta vez seus stats são definidos pelos membros do seu exército, que podem ser recrutados pelo caminho através dos vários eventos que acontecem.

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Mas eles não removeram as apostas. Em Rune Master II nós podíamos apostar em tartarugas rastejando à 0.005 km/h e aguardar pacientemente para saber se ganharíamos alguma coisa ou não. Mas aqui é a China antiga e eles obviamente não querem ver corridas de tartaruga enquanto vestem suas roupas coloridas e chapéus com fita, logo eles assistem à macacos escalando árvores.

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Há uma rivalidade maior neste jogo em comparação com os anteriores, pois agora você pode atrapalhar os outros jogadores. Na loja você encontra itens como pergaminhos e livros, que mandam uma maldição aleatória para qualquer personagem que você quiser. Isso pode ser qualquer coisa desde morte instantânea até inimigos incrivelmente fortes. Mas devido à agressividade da IA, você provavelmente vai acabar recebendo algumas destas também.

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O jogo é repleto de eventos, tantos que parece que à cada casa alguma coisa vai acontecer. Eremitas mendigam por dinheiro, guerreiros se juntam ao seu exército, emboscadas diminuem o seu HP ou camponeses pedem ajuda para matar tigres selvagens. Isso torna cada partida tão demorada que cada disquete provavelmente leva uma hora ou mais para terminar. E também é cansativo ver os mesmos eventos se repetindo várias vezes.

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Graficamente e musicalmente o jogo bota os outros dois no chinelo. As cores são bem quentes e se encaixam bem nos cenários e personagens, enquanto a música cria uma grande atmosfera, como melodias com um toque chinês distinto.

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A tradução não está completa e o jogo em inglês tem vários bugs. Dá pra perceber logo de cara que muitos dos diálogos foram cortados, pois alguns dos eventos não fazem sentido algum e ainda há restos de kanji nos diálogos. No segundo disquete, o patch faz com que receba 9999 peças de ouro por inimigo derrotado, e todos eles são mortos com um único golpe, tornando este disquete o jogo mais fácil de todos os tempos. Entretanto, durante a última parte do disquete 2, o jogo trava em um chefe pois ao que parece alguns caracteres do seu nome quebram o jogo, tornando-o impossível de terminar. [N.T.: existe uma versão corrigida do patch de tradução, que arruma pelo menos alguns destes bugs. Ela pode ser encontrada aqui]. Existem no total 12 finais no jogo, que é uma conclusão para cada personagem em cada disquete. Os finais são mostrados na íntegra mesmo se o computador vencer o jogo.

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É um jogo grande, não dá pra negar. Mas como quando você joga uma partida de jogo de tabuleiro, é mais uma diversão de curta duração do que um compromisso de vários dias. O problema deste jogo é que a sua duração o torna tedioso. Você já viu tudo antes, e os combates são os mesmos e os cenários também parecem os mesmos. Os eventos aparecem com muita frequência, mas eles também não tem muita diferença. Enquanto Rune Master II era certamente mais longo que seu antecessor, o comprimento do jogo foi estendido na forma de rotas alternativas e missões secundárias que adicionavam replay value e profundidade ao jogo, enquanto aqui o jogo só se arrasta. Para os fãs do Romance of the Three Kingdoms, tenho certeza que este jogo oferece uma forma única de se experimentar a história através das diferentes épocas, mas para os fãs que jogaram os jogos Rune Master anteriores, não tenho tanta certeza de que eles aproveitarão tanto assim.

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Este foi o último board game/RPG feito pela Compile, já que seu foco mudou para o Puyo Puyo, depois do seu lançamento em 1991. Outras empresas acabaram se inspirando e criando seus próprios jogos neste estilo, mas este formato de tabuleiro durou pouco e não foi capaz de competir com a febre dos JRPGs que surgiu durante os anos 90.

Vídeos

Finais do Primeiro Capítulo:

Finais do Segundo Capítulo:

Finais do Terceiro Capítulo:

À seguir: Rune Master para Famicom e outros jogos similares!

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